A Kidopi, empresa de desenvolvimento de sistemas de gestão hospitalar, incubada pela Supera Incubadora, de Ribeirão Preto (SP), foi classificada para a maior competição de empreendedorismo do mundo: o Hult Prize 2014, promovido pela Hult International Business School em parceria com a Fundação Clinton, do ex-presidente norte-americano Bill Clinton. Em parceria com o Programa Vivenda, start-up de habitação que desenvolve soluções em reformas habitacionais, de São Paulo (SP), os sócios da empresa representam a Universidade de São Paulo (USP) e concorrem ao prêmio de U$ 1 milhão.
Os três pesquisadores da Kidopi – Hugo Pessotti, Juliana Polletini e Mário Adolfi – e o pesquisador do Programa Vivenda, Fernando Assad, competiram com 10 mil equipes de 350 universidades, oriundas de 150 países, e foram classificados entre as 30 universidades que participarão da etapa regional que acontece pela primeira vez no Brasil, nos dias 7 e 8 de março, em São Paulo. Além da capital paulista, outras etapas regionais serão realizadas em São Francisco (EUA), Boston (EUA), Londres (Inglaterra), Shangai (China) e Dubai (Emirados Árabes). As seis equipes finalistas participarão da grande final em Nova Iorque (EUA).
“Todos os anos, o Hult Prize desenvolve um tema específico com objetivo de ajudar a solucionar problemas sociais. Neste ano, o tema proposto está ligado à resolução de questões ligadas às doenças crônicas nas favelas urbanas”, explicou Mário Adolfi, diretor executivo da Kidopi.
Na avaliação de Saulo Rodrigues, gerente de Fomento e Negócios da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde) – instituição responsável pela gestão da incubadora, a participação da Kidopi no evento contribui para o fortalecimento e amadurecimento da empresa, já que os estudantes terão acesso a diferentes experiências e culturas, além de estarem próximos de mentores e investidores. “É importante também para Ribeirão Preto que tem, mais uma vez, suas empresas de base tecnológicas inseridas entre as principais empresas do mundo”, enfatizou.
Na etapa brasileira do Hult Prize, a equipe concorre com equipes de universidades internacionais como a American University do Cairo (Egito), Chinese University de Hong Kong (China) e Indian Institute of Technology (Índia), University of Wisconsin (EUA), e brasileiras como a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A equipe vencedora da última etapa receberá o prêmio de U$ 1 milhão para o desenvolvimento do projeto.
Sobre a Kidopi
Fundada em 2009, A Kidopi – Solução em Informática Médica fornece soluções inteligentes para a gestão de hospitais, clínicas e consultórios, regulação médica de urgência e emergência e suporte a pesquisas acadêmicas. Em 2013, foi eleita a 3ª melhor empresa incubada no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador promovido pela Anprotec.
* Com informações da Fipase