Encerra no próximo dia 25 de novembro, o prazo para participar da pesquisa que está sendo realizada pela Anprotec, em parceria com o Sebrae, com o objetivo de traçar o perfil das empresas graduadas em incubadoras brasileiras. Para colaborar, os gestores desses empreendimentos precisam apenas responder ao questionário já enviado pelas incubadoras ou pelo Instituto Christiano Becker de Estudos sobre Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, coordenador da pesquisa. Os resultados coletados – que serão utilizados de forma geral, sem especificar os nomes e detalhes de cada empresa – servirão para orientar a Associação e o Sebrae na busca por políticas e programas adequados para empresas inovadoras e que contribuem para o desenvolvimento regional e nacional.
O questionário, disponível online somente para as empresas graduadas, contém cerca de 25 itens – a maioria de preenchimento simples e rápido – que abordam temas diversos, tais como a participação da empresa em outros negócios, o recebimento de investimentos de risco e de recursos de fomento, a utilização de créditos, o lançamento e desenvolvimento de produtos e serviços, inovação e obstáculos.
A Anprotec e o Sebrae estão empenhados em mapear a trajetória dos empreendimentos graduados a fim de identificar suas principais conquistas e desafios. No último dia 14 de outubro, em Recife (PE), as duas instituições reuniram um grupo representativo de empresas no I Fórum das Empresas Graduadas, que integrou a programação pré-evento do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Na ocasião, as discussões foram focadas, principalmente, em financiamento e internacionalização. Como resultado do Fórum, as empresas listaram uma série de ações indispensáveis para a geração de um ambiente mais favorável ao crescimento de pequenos empreendimentos.