Em parceria com o Sebrae, a Anprotec está realizando uma pesquisa para traçar o perfil das empresas graduadas por incubadoras brasileiras. Os resultados coletados – que serão utilizados de forma geral, sem especificar os nomes e detalhes de cada empresa – servirão para orientar a Associação e o Sebrae na busca por políticas e programas adequados para empresas inovadoras e que contribuem para o desenvolvimento regional e nacional. A pesquisa é coordenada pelo Instituto Christiano Becker de Estudos sobre Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação.
O questionário, disponível online para as empresas graduadas, contém cerca de 25 itens – a maioria de preenchimento simples e rápido – que abordam temas diversos, tais como a participação da empresa em outros negócios, o recebimento de investimentos de risco e de recursos de fomento, a utilização de créditos, o lançamento e desenvolvimento de produtos e serviços, inovação e obstáculos. As empresas responderão a pesquisa a partir de um link enviado por sua incubadora de origem ou pelo Instituto. O prazo para responder ao questionário encerra no próximo dia 25.
A Anprotec e o Sebrae estão empenhados em mapear a trajetória dos dos empreendimentos graduados a fim de identificar suas principais conquistas e desafios. No último dia 14 de outubro, em Recife (PE), as duas instituições reuniram um grupo representativo de empresas no I Fórum das Empresas Graduadas, que integrou a programação pré-evento do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Na ocasião, as discussões foram focadas, principalmente, em financiamento e internacionalização. Como resultado do Fórum, as empresas listaram uma série de ações indispensáveis para a geração de um ambiente mais favorável ao crescimento de pequenos empreendimentos.