Representantes de mais de 15 países compartilharam suas experiências em três sessões paralelas e quatro workshops na tarde de hoje (15/10), durante a Conferência Mundial da IASP e o Seminário Nacional da Anprotec. O foco das palestras foi a apresentação de artigos aprovados pela Chamada de Trabalhos da IASP. Ao final da apresentação dos autores, foram realizadas discussões entre os participantes sobre os temas expostos.
As sessões e workshops se concentraram em duas temáticas principais relacionadas a parques científicos e tecnológicos e a ambientes de inovação: estratégias de localização e as novas modelagens de espaço. Na primeira parte da tarde, Malcolm Parry, diretor administrativo do Surray Research Park, do Reino Unido, moderou a sessão “Sistemas Inteligentes e a Infraestrutura dos Ambientes de Inovação”, enquanto Herbert Chen, vice-presidente sênior do TusPark, da China, coordenou as apresentações de trabalhos sobre parques tecnológicos e sua relação com a localização das cidades.
Já na segunda parte da tarde, a sessão paralela “Construindo parques científicos e tecnológicos e ambientes de inovação mais habitáveis e amáveis”, abordou tópicos como arquitetura do conhecimento e união de trabalho e entretenimento, com a moderação de Mikael Johnsoson, candidato a PhD em Inovação no Munktell Science Park, da Suécia.
Workshops
Ao longo da tarde, dois workshops discutiram o que os ambientes representam para as cidades e vice-versa. Os brasileiros José Eduardo Fiates, conselheiro da Anprotec, e Guilherme Ary Plonski, coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP, foram os moderadores.
No workshop 3, a atuação dos parques foi relacionada ao conceito de sociedade móvel. Moderada por Valerie D’Costa, dos Estados Unidos, a atividade teve a participação de palestrantes do Brasil, da Arábia Saudita, do Reino Unido e da China. Já no workshop 4 foram relatadas experiências incomuns em arranjos científicos e iniciativas tecnológicas, com apresentações de Suécia, Espanha, Argentina e Brasil. O quarto workshop foi moderado por Carol Stewart, do Canadá.