A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) lançou o Sistema Organizacional de Monitoramento e Avaliação (SOMA) nesta terça-feira (22/10), durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília (DF). A plataforma virtual reunirá informações de entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) e empresas para facilitar a criação de cooperações. Além disso, será possível contemplar uma rede de relacionamentos, que agrupará informações sobre os serviços e soluções tecnológicas das instituições.
De acordo com a presidente da ABIPTI, Isa Assef, o intuito do Soma é casar a demanda e a oferta para promover a inovação. “A tecnologia funcionará como catalisadora da cadeia produtiva brasileira por meio da celebração de parcerias”, afirma.
Além de interagir com a exposição de ofertas e das demandas, as empresas e EPDIs também se comunicarão por meio de chat privado e de um feed de notícias. Nesses ambientes, as instituições poderão apresentar algumas informações que não necessariamente sejam voltadas para seus produtos, mas também para atividades internas da instituição, como seminários e workshops.
A partir dos dados cadastrais também serão geradas informações que auxiliarão gestores na tomada de decisões em temáticas relacionadas à ciência e tecnologia. As informações ainda contribuirão no fornecimento de subsídios para a elaboração de políticas públicas. No período de lançamento, o Soma será disponibilizado gratuitamente para instituições associadas à ABIPTI e empresas.
*Com informações da Ascom da ABIPTI