A Secretaria de Inovação (SI) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciou as 50 startups selecionadas para a segunda fase do Inovativa Brasil, programa que busca impulsar negócios com foco em inovação através da capacitação. A primeira etapa contou com mais de 1,4 mil inscrições, originadas das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. A iniciativa é uma parceria entre MDIC, Endeavor e McKinsey & Company.
Entre os escolhidos, estão projetos de áreas como telecomunicações, internet, eletrônicos, bens de consumo, varejo e serviços, biotecnologia, transporte e indústria de transformação. Os aprovados foram notificados por e-mail para uma nova atividade de capacitação, a ser realizada nesta quarta-feira às 19h.
Etapas
O foco da segunda fase do programa está no aprimoramento das propostas e na criação de modelos de negócios promissores. Para isso, os participantes terão acesso a sessões de coaching com especialistas e empreendedores experientes.
Ao término dessa fase, os 50 empreendedores irão produzir um vídeo breve para apresentar seu negócio e mostrar as principais características do modelo, tamanho do mercado e potencial de crescimento. Na sequência, os projetos serão avaliados por uma banca de especialistas, que selecionará os 20 negócios mais inovadores e promissores.
Os escolhidos para a terceira etapa serão capacitados sobre as diversas maneiras de obtenção de recursos para financiar suas empresas e terão os seus planos de negócio reformulados, a fim de torná-los atrativos para investimentos. Ao fim do programa, os finalistas serão convidados para se apresentar a potenciais investidores e especialistas, além de receber feedbacks sobre o potencial de seus negócios.
*Com informações do Assessoria de Comunicação Social do MDIC