Os 12 vencedores do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foram anunciados nesta terça-feira (23), em cerimônia realizada em Brasília (DF). Os projetos campeões vieram de sete estados: Rio Grande do Sul (4), São Paulo (3), Santa Catarina (1), Ceará (1), Paraná (1), Pernambuco (1) e Piauí (1).
Representantes das empresas responsáveis pelas iniciativas escolhidas participarão de missão técnica internacional em país de referência em inovação e de cursos de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente. Além disso, os vendedores na categoria “Gestão da Inovação” terão, juntos, R$ 900 mil em crédito pré-aprovado no Edital de Inovação SESI/SENAI para o desenvolvimento de projetos inovadores.
O prêmio tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar as empresas a se tornarem mais inovadoras. O estímulo a iniciativas de redução de custos e aumento de produtividade tem resultados diretos na oferta de bens e serviços e na competitividade da economia nacional. “Temos consciência de que a ampliação da taxa de inovação pressupõe o aumento da participação do setor privado nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
Iniciativa da CNI, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, o Prêmio Nacional de Inovação homenageia as empresas que investem na inovação de produtos, processos e gestão. Na primeira edição, em 2011, houve 427 inscrições. Nesta segunda edição, a parceria com o Sebrae fez esse número mais que dobrar com a inclusão da categoria de Agente Local de Inovação. Foram 981 inscrições de projetos desenvolvidos, sendo 284 da Região Sul, 270 do Nordeste, 149 do Centro-Oeste, 145 do Norte e 133 do Sudeste.
Confira os vencedores:
Categoria: Gestão da Inovação
Grande empresa: 3M do Brasil Ltda. (SP)
Média empresa: UNUM (CE)
MPE: Infoway (PI)
Categoria: Modelo de Negócio
Grande empresa: Natura Cosméticos S/A (SP)
Média empresa: Higra Industrial Ltda. (CE)
MPE: Tecverde Engenharia Ltda. (PR)
Categoria: Projeto de Inovação Tecnológica
Grande empresa: Embraer S.A. (SP)
Média empresa: Maquetec do Brasil (RS)
MPE: Marina Borrachas Ltda. (RS)
Categoria: Serviços
Vencedora: TCA Informática Ltda. (RS)
Categoria: Comércio
Vencedora: PROTEC Comércio e Serviços Ltda. (RS)
Categoria: Indústria
Vencedora: Kranz Inovações Tecnológicas (SC)
* Com informações e imagem da CNI.