A Anprotec prorrogou até esta quarta-feira, dia 27, o prazo para submissão de resumos dos trabalhos a serem apresentados no XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. A prorrogação se deu em função de um problema técnico no sistema de submissão, que ficou inoperante por 20 minutos no último dia 25 – data limite estabelecida pelo Regulamento para envio.
Assim, os autores terão até a meia noite do dia 27 para apresentar os resumos de trabalho – um texto de até 500 palavras redigido em inglês. O envio deve ser feito por meio do site do Seminário, de acordo com as orientações do Regulamento da Chamada de Trabalhos.
O evento será realizado no Porto Digital, em Recife (PE), entre os dias 14 e 17 de outubro deste ano, em conjunto com a 30a Conferência Mundial da IASP.
Inovações
Nesta edição, a Chamada de Trabalhos do Seminário Nacional traz algumas inovações. Entre elas, está a eliminação da exigência de enquadramento dos artigos em plataformas estratégicas – estabelecidas em chamadas anteriores. Agora, é possível inscrever trabalhos que relatem experiências mais abrangentes, desde que respeitado o tema principal do evento: habitats de inovação formatando novas cidades. “A participação de cada autor é fundamental para que se possa acrescentar conteúdos novos, rever conceitos já consolidados, abrir novas discussões, registrar experiências inovadoras, enfim, tecer uma rede de conhecimentos absolutamente imprescindível para o crescimento das entidades, parceiros, apoiadores e, o que é fundamental, dos associados da Anprotec”, afirma o presidente do Comitê Científico do Seminário, Paulo Tadeu Arantes.
Outra inovação da Chamada é a introdução de uma modalidade de apresentação de trabalhos voltada a pessoas que tenham história de vida marcante, com a realização de algo que possa ter impactado positivamente sua cidade. Esses trabalhos poderão ser apresentados na categoria pôster.
Submissão
O objetivo da Chamada é reunir relatos de iniciativas que mostrem como parques tecnológicos, incubadoras de empresas e empreendimentos inovadores contribuem para promover transformações nas cidades, tendo em vista os desafios e potencialidades para o desenvolvimento do planeta. Os proponentes podem abordar experiências de incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras de empresas ou mecanismos similares, bem como o papel da cultura empreendedora, a exposição de políticas públicas que se mostraram relevantes ou qualquer outro tema que esteja claramente alinhado às discussões promovidas pelo Seminário. Os trabalhos poderão ser apresentados em três categorias: Artigo Completo; Pôster e Boas Práticas de Empresas.
Na categoria Artigo são aceitos textos inéditos, em português, com resumos em inglês e tamanho entre 5 mil e 6,5 mil palavras. Os pôsteres são artigos curtos, com até 1,5 mil palavras, focados em retratar práticas e experiências inovadoras ou, ainda, apresentar histórias de vida. A apresentação deve ser feita em um pôster bilíngue, que será exposto no Fórum Interativo do evento. Já a categoria Boas Práticas de Empresas tem como objetivo identificar empreendimentos ligados ao movimento que apresentem bons resultados.
Etapas
A submissão dos trabalhos será realizada em três fases. Na primeira, que segue até 27 de março de 2013, devem ser enviados os resumos em inglês, com até 500 palavras. Os selecionados nesta fase devem enviar, até 10 de junho de 2013, o texto completo em português e o resumo em inglês. Para os proponentes que passarem nessa segunda etapa, o prazo para envio dos textos finais em português, acompanhados do resumo em inglês, encerra no dia 19 de agosto de 2013.
Serão selecionados até 30 artigos; 60 pôsteres e 20 boas práticas de empresas. O melhor artigo receberá crédito de R$ 2.000,00 em cursos e eventos promovidos pela Anprotec; o autor do pôster vencedor e a empresa que apresentar a melhor boa prática ganharão R$ 1.500,00 cada em crédito para participar de cursos e eventos promovidos pela Associação.