A Fumsoft iniciou, em 2013, o processo de implantação da metodologia Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), um conjunto de boas práticas que irá aprimorar os processos de gestão e o apoio oferecido às startups instaladas na instituição. Sediada em Belo Horizonte (MG), a Fumsoft reúne dez microempresas de software, das quais nove são residentes e uma é não residente.
O Cerne é uma iniciativa da Anprotec, apoiada pelo Sebrae, e tem como objetivo promover maior profissionalização das incubadoras e aceleradoras brasileiras e, assim, garantir ainda mais eficiência nos serviços prestados às empresas incubadas.
“Com o Cerne, implantaremos soluções sistematizadas, visando ampliar a capacidade dos programas de novos negócios da Fumsoft de gerar empreendimentos inovadores e bem sucedidos”, ressalta a coordenadora do setor de empreendedorismo da instituição, Daisy Melo. A equipe de empreendedorismo se reuniu com representantes das startups no dia 20 de dezembro de 2012 para apresentar a eles as bases da nova metodologia.
O modelo Cerne é norteado por cinco eixos: perfil do empreendedor, produto, capital, mercado e gestão. Assim, a equipe da Fumsoft está, neste momento, desenvolvendo um planejamento para cada um dos eixos, que englobará consultorias, palestras e treinamentos. Também serão realizadas, ao longo do ano, reuniões trimestrais de monitoramento das startups residentes e não residente, que auxiliarão no acompanhamento de seu crescimento.
Com informações da Fumsoft