O XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadora de Empresas será realizado entre os dias 14 e 17 de outubro deste ano em Recife (PE), em conjunto com a 30ª Conferência Mundial da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation). Com organização local do Porto Digital, será oferecida uma programação repleta de atividades, voltadas aos diferentes públicos que participam do evento.
No dia 14, antes da abertura oficial do Seminário, serão oferecidos workshops, fóruns e minicursos. Os inscritos no Seminário poderão participar gratuitamente dessas atividades. Para isso, bastará acessar o sistema de inscrição, que será liberado nos próximos dias, e confirmar a atividade escolhida.
Confira a programação preliminar das atividades pré-evento:
Workshop Anprotec
A 21ª edição do Workshop Anprotec trará para o debate temas relevantes sobre a atuação de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. O objetivo é discutir as políticas de apoio e fomento aos ambientes de inovação no Brasil: as conquistas recentes, os desafios e a avaliação de resultados dos últimos investimentos realizados.
Seed Forum Internacional
Empresas inovadoras (previamente selecionadas) terão a oportunidade de apresentar seus negócios para potenciais investidores, como fundos de investimentos, investidores corporativos e investidores anjos de diferentes países. O evento é organizado pela Finep, Anprotec, Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity (ABVCAP) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).
Forum: Internacionalização de Empresas Inovadoras
Durante o painel, Anprotec e Apex-Brasil apresentarão o projeto do Sistema de Apoio à Internacionalização de Empreendimentos Inovadores, chamado “land2land”. Além disso, serão apresentados casos de sucesso de internacionalização de empresas, protagonizados por ambientes de inovação do Brasil e do exterior.
Minicursos
Focados na capacitação de empreendedores e profissionais que atuam em parques tecnológicos e incubadoras de empresas, serão disponibilizados dois minicursos de 6 horas-aula cada um:
Como estruturar um fundo de investimento para empresas vinculadas aos ambientes de inovação (em parceria com ABVCAP e CVenture);
Como transformar seu parque em uma região inteligente;
Fórum Sebrae de Inovação
Voltado a profissionais do Sistema Sebrae e gestores de incubadoras de empresas, o Fórum apresentará um panorama de boas práticas desenvolvidas na Europa e no Brasil, como internacionalização de empresas, aceleração, open innovation e redes de anjos. Além disso, estimulará a troca de experiência entre gestores de incubadoras no Brasil e na Europa.