Na noite desta quinta-feira (11), a trilha Gestão do Capital Humano em um Mundo Sem Fronteiras, foi tema de discussão durante a 31ª Conferência da Anprotec. Os convidados foram John Rennie Short – Professor da Maryland University, Marcos Tonin – Executivo de RH e Coach C -Level na Apoema Inteligência em Pessoas, Andressa Chiara – Especialista em Estratégia de Negócios e Parcerias da Knowledge e Daniel Leipnitz – Vice-Presidente da Anprotec como mediador.
Dando início ao evento, Daniel Leipnitz fez uma breve apresentação de todos os painelistas, e discorreu sobre a pauta central. “Como lidar com a atração e retenção de talentos em um mundo sem fronteiras físicas? Essa é uma questão intrigante e sei que teremos muitos insights no debate de hoje”.
Em seguida, Andressa abordou sobre as mudanças drásticas no cenário empresarial, que foi transformado pela pandemia e alterou a forma com que as organizações administravam o capital humano, que agora possui um meio mais distribuído de trabalho. “O modelo de gestão que a gente conhece, é um modelo de gestão que emergiu na revolução industrial”, comenta Andressa. Ela também fala sobre como o nosso modelo de educação é responsável pela aplicação deste padrão de trabalho que surgiu no passado mas era utilizado até os dias atuais. “Se formos olhar a estrutura da educação hoje, vemos que ela surgiu de uma necessidade, que foi a necessidade de formar operários, trabalhadores”, afirma.
A maneira como os gestores aprendem a gerir uma equipe é algo a ser refletido na opinião de Andressa, que expõe pontos relevantes sobre o modelo de gestão que é ensinado aos profissionais da área. “Nosso modelo de gestão e tudo que aprendemos sobre gestão, tem a ver em como maximizar a escala e a produtividade neste modelo fabril. E, maximizar a produtividade neste modelo fabril, está diretamente ligado à minha habilidade de observar a operação e identificar os desvios”, complementa.
Após a fala de Andressa, o mediador Daniel passou a palavra para o professor John que comentou a respeito dos desafios que a pandemia trouxe. “As grandes rupturas causadas pela COVID, causaram muitas coisas. Primeiro reforçaram, pelo menos nos Estados Unidos e no Brasil, a divisão entre a economia, cultura e criatividade”. O professor também abordou aspectos que o contato presencial oferece às pessoas, gerando mais comunicação, confiança e um melhor entendimento sobre temas que pela internet podem ser compreendidos de forma equivocada. “As pessoas precisam estar cientes, que precisamos de outros sinais de comunicação além das vozes”.
Marcos Tonin foi o próximo painelista a tomar a palavra, começando sua apresentação falando dos novos modelos de carreiras e suas mudanças e como isso se materializa no ambiente corporativo hoje. “Essa nova revolução que se acelerou com o fator da pandemia, transformou a sociedade alterando profissões, saúde mental, cultura, família, relacionamentos e todos os ambientes”.
Com essa nova forma de enxergar e se relacionar com o trabalho, houve um impacto na gestão dos colaboradores. “Na década de 1960/1970 como eram os modelos carreiristas? Eu chegava em uma indústria como office boy ou assistente e terminava a minha carreira como presidente da empresa. Então não era esperado grandes movimentações. Mas por volta dos anos 1980 quando os baby boomers chegam no mercado de trabalho e começam a identificar outra coisa. Eles percebem que aqueles que chegam no topo mais rapidamente têm mais sucesso”, explicou Marcos.
Mas durante esse processo, muitos colaboradores foram desligados porque as pessoas começaram a ter mais acesso a universidade e também por conta da gestão, que era focada em resultados e não em pessoas. Isso também impactou os filhos destes profissionais que não tiveram um acompanhamento mais próximo da família em atividades escolares, gerando uma nova mudança no perfil do colaborador nas gerações de hoje, que desafia as empresas com uma percepção que é mais acelerada. “A carreira não é mais posse da empresa, como era no tempo dos meus avós e dos meus pais, nos anos 1960 e 1970 em que eles ditavam onde eu poderia chegar”, relatou Marcos.
Na sequência, Daniel trouxe pontos importantes sobre a questão do home office, comentado sobre como o modelo de trabalho mudou, e perguntou aos participantes se eles acreditam na volta do modelo presencial. Ambos os convidados entram em um consenso de que a tecnologia mudou a forma com que os trabalhos são feitos dentro de uma empresa, mas que ainda bate de frente com o certos costumes de determinados gestores e líderes relutantes a mudanças e que também existe a necessidade de um investimento na qualificação dos profissionais no mercado.
Especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia, com mais de 15 anos dedicados à gestão de projetos e captação de recursos. Atuou como Diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, período no qual o parque tecnológico foi reconhecido como principal ambiente de inovação do país por três vezes. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. É vice-presidente de ambientes de inovação do Fórum Inova Cidades, vinculado à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), e membro do Conselho de Administração do Porto Digital e do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)
Blockchain Technologist. Consultant na empresa A criação.com. CEO / Growth Hacker na empresa VoVs
Possui graduação em Engenharia Química (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2015/2016 realizou pós-doutorado na North Carolina State University (NC State), Raleigh (USA), na área de Gestão da Inovação. Desde 2007, é professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP), onde foi Chefe de Departamento. É coordenadora da Câmara de Assessoramento de Políticas Públicas da Fapemig. É docente do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (MPITIP) da UFMG e do Mestrado em Economia da UFV. É Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão da Produção e foi coordenadora do Engenharia de Segurança do Trabalho. É líder do grupo de pesquisa e extensão tecnológica Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG).
Consultor de inovação com experiência na interseção de negócios, sustentabilidade e tecnologia. Possui experiência em metodologias de apoio ao empreendedorismo e inovação (inovação de modelos de negócios, inovação aberta, design thinking, aceleração de startups, empreendedorismo corporativo, estratégias de DPI), atualmente trabalha no departamento de Consultoria de Tecnologia da Eurecat, Centro Tecnológico da Catalunha (Espanha).
Ex-Presidente e Conselheiro da Anprotec (2016-2017) e da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) Latino América. Atualmente é superintendente de inovação e desenvolvimento da PUC-RS.
Consultor de inovação com experiência na interseção de negócios, sustentabilidade e tecnologia. Possui experiência em metodologias de apoio ao empreendedorismo e inovação (inovação de modelos de negócios, inovação aberta, design thinking, aceleração de startups, empreendedorismo corporativo, estratégias de DPI), atualmente trabalha no departamento de Consultoria de Tecnologia da Eurecat, Centro Tecnológico da Catalunha (Espanha).
MIT Sloan Business School e Babson College. Participou em 2020 como voluntária no Instituto Clayton Christensen para Inovação Disruptiva, com orientação de Efosa Ojomo. Fundadora e líder da Catalyze Innovations Initiative para o Brasil e a América Latina. É hoje a grande disseminadora no mercado brasileiro das teorias de inovação do Prof. Ela também é colunista mensal do MIT Sloan Management Review Brasil e professora da Fundação Dom Cabral.
Mestra em Administração pela Universidade Federal de Goiás - linha de pesquisa Estratégia, Empreendedorismo e Inovação, com foco em Retenção do Conhecimento em Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica; Especialista em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Salgado de Oliveira. Gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da - CEI (2004-atual); Foi Diretora de Administração e Finanças da Anprotec (2018-2019); Diretora de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia (2013-2015); Presidente da Rede Goiana de Inovação ((2017- 2019); Membro do Conselho Curador da FUNTEC (2013 - 2016).
Coordenador de Empreendedorismo e Inovação do NEXUS - Hub de Inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos. Foi gestor da Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ. Ocupou a coordenação da ReInc - Rede de agentes promotores de empreendimentos inovadores do Rio de Janeiro. Experiência de mais de 15 anos na área acadêmica tendo atuado na Fundação Getúlio Vargas como coordenador interno. É pesquisador de desenvolvimento estratégico do Laboratório de Design de Tecnologias Assistivas da ESDI/UERJ e líder do Grupo de Pesquisas Lattes Núcleo de Estudos e Desenvolvimento Tecnológico em Design de Tecnologias Assistivas - UERJ.
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pela UnB, e especialista em Marketing pela FGV e em Finanças pelo IBMEC. Graduado em Publicidade pela UnB. Atualmente coordena projetos de ecossistemas de inovação e ambientes de inovação no Sebrae/NA. Já coordenou o programa de aceleração de startups InovAtiva Brasil e trabalhou com projetos de P&D, inovação aberta e impacto social pelo Sebrae.
Cofundadora Aor PET. Profissional contábil com oito anos de experiência, membro do Comitê de Estudos e Implementação do IRFS16/CPC06, Projeto de elaboração de KPIs da área contábil e participante ativo em projetos de melhoria e elaboração de estudos para subsidiar o coordenador e a gerência para tomada de decisão. Conhecimento em IFRS/CPC, normativas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), SAP e Mastersaf (ECD/ECF). DiplomaMaster of Business Administration - MBA.
Analista de Inovação Sr, Britânia Eletrodomésticos, Analista de Inovação ICTS Protiviti DiplomaMaster of Business Administration - MBA, FIAP, Business Innovation, Bacharelado em Engenharia pela UFBA - Universidade Federal da Bahia.
Gianna Sagazio é diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). É membro titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT); membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP); membro do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); membro do Comitê Gestor da Sala de Inovação, do Ministério da Economia (ME) e membro da Comissão Nacional de Coordenação do Projeto Diálogos pelo Brasil da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Gabriela Werner é sócia fundadora da Impact Hub Floripa, com mais de 15 anos de experiência em gestão, sustentabilidade e marketing em diversos segmentos, incluindo ONGs, consultoria, finanças e manufatura. Ela é apaixonada por empreendedorismo de impacto, igualdade de gênero e uma forma mais colaborativa de fazer negócios.
Gustavo Araujo é co-fundador e CEO do Distrito, maior ecossistema independente de startups do país. Antes do Distrito fundou a ALIFE, Venture Capital de alimentos e bebidas e fez carreira executiva em empresas como Microsoft, Sony e Whirlpool.
Gerente de Tecnologia e Inovação – SENAI CIMATEC. Mestre em Administração pela Universidade Salvador - UNIFACS (2005), pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing/ SP (2000) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador (1997). A trajetória profissional inclui experiências como executivo, consultor, professor e pesquisador acadêmico.
Diretora-Executiva de Inovação e Tecnologia no Embrapa. Possui Pós Doutorado em Inovação Tecnológica pela UFSCar, Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar, Doutorado Sandwich na Universidade de Wisconsin-Madison/USA com Bolsa Fulbright. Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar. Professora Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT - na UnB. Foi Diretora do Departamento de Apoio à Inovação, DEPAI, da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação - SEMPI/MCTIC. Foi Diretora do Departamento de Políticas de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Estruturantes - DETEC, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC/MCTIC.
Atualmente é gerente do Sebrae-MS e coordenadora do Living Lab. Foi Gerente do Sebrae Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Administração Comércio Exterior pela Universidade Católica Dom Bosco.
John Rennie Short se formou na Alloa Academy, na University of Aberdeen (MA) e na University of Bristol (PhD e pesquisa de pós-doutorado). Lecionou na University of Reading, Syracuse University e University of Maryland em Baltimore County (UMBC). Publicou em uma série de periódicos e é autor de 50 livros. Seus ensaios aparecem na Associated Press, Business Insider, City Metric, Conversation, La Repubblica, Market Watch, Newsweek, PBS Newshour, Quartz, Salon, Slate, Time, US News and World Report, Washington Post e World Economic Forum.
Diretor de Redes e Associados (Anprotec), Coordenador de empreendimentos e inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Direito na Universidade de São Paulo (USP). Advogado. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2016). Presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (Rede MS de Inovação) (2015/2019). Ex-Diretor da Anprotec (2016/2017). Ex-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) (2015/2018).
Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG). Possui MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas e Presidente eleito da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entidade catarinense com aproximadamente 1500 associados e Vice Presidente da Anprotec.
Agile Expert na Knowledge21, trabalha com produtos digitais há 10 anos, liderando produtos de TI para web e mobile. Autora da série de livros The Product Agile e de OKR e Business Strategy for Transformation. Certificada como CSP, PMP, CSM, PSMI, CSPO, Lean-Kanban, contribui com iniciativas de inclusão como Code Like A Girl. Formada em cinema, canta e desenha nas horas vagas e conta histórias como forma de contribuir para um mundo melhor.
Pós-doutorado em Inteligência Estratégica - Universidad de Deusto (2010) Espanha, doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação - Université de Poitiers (2002), França mestrado em Informação Estratégica e Crítica Vigília Tecnológi - Université D'aix Marseille (1994), França. Atualmente é membro da comunidade - Comunidad Iberoamericana de Sistemas de Conocimiento, membro do executive board - Annual Knowledge Cities World Summit, membro do international advisory board - World Capital Institute. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado da Universidade de Caxias do Sul.
Graduado em Ciências Econômicas (1982) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2006). É professor das disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco, FCAP-UPE. Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município do Cabo de Santo Agostinho (1998-1999) e Diretor Comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (1995-1996). Como consultor de empresas, atua nas áreas de planejamento estratégico, engenharia de processos, reestruturação organizacional, gestão da inovação e gestão do conhecimento nos mercados público e privado. Por onze anos, ocupou o cargo de Diretor-Presidente do Porto Digital. É conselheiro do CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e do Softex Recife.