Confira os vencedores de melhor artigo e relato de boas práticas da Conferência Anprotec 2021

INSCREVA-SE

Guila Calheiros

Especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia, com mais de 15 anos dedicados à gestão de projetos e captação de recursos. Atuou como Diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, período no qual o parque tecnológico foi reconhecido como principal ambiente de inovação do país por três vezes. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. É vice-presidente de ambientes de inovação do Fórum Inova Cidades, vinculado à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), e membro do Conselho de Administração do Porto Digital e do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)

Adirson Allen

Blockchain Technologist. Consultant na empresa A criação.com. CEO / Growth Hacker na empresa VoVs

Adriana Ferreira de Faria

Possui graduação em Engenharia Química (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2015/2016 realizou pós-doutorado na North Carolina State University (NC State), Raleigh (USA), na área de Gestão da Inovação. Desde 2007, é professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP), onde foi Chefe de Departamento. É coordenadora da Câmara de Assessoramento de Políticas Públicas da Fapemig. É docente do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (MPITIP) da UFMG e do Mestrado em Economia da UFV. É Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão da Produção e foi coordenadora do Engenharia de Segurança do Trabalho. É líder do grupo de pesquisa e extensão tecnológica Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG).

Nina Silva

Consultor de inovação com experiência na interseção de negócios, sustentabilidade e tecnologia. Possui experiência em metodologias de apoio ao empreendedorismo e inovação (inovação de modelos de negócios, inovação aberta, design thinking, aceleração de startups, empreendedorismo corporativo, estratégias de DPI), atualmente trabalha no departamento de Consultoria de Tecnologia da Eurecat, Centro Tecnológico da Catalunha (Espanha).


Jorge Audy

Ex-Presidente e Conselheiro da Anprotec (2016-2017) e da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) Latino América. Atualmente é superintendente de inovação e desenvolvimento da PUC-RS.


Luca Maini

Consultor de inovação com experiência na interseção de negócios, sustentabilidade e tecnologia. Possui experiência em metodologias de apoio ao empreendedorismo e inovação (inovação de modelos de negócios, inovação aberta, design thinking, aceleração de startups, empreendedorismo corporativo, estratégias de DPI), atualmente trabalha no departamento de Consultoria de Tecnologia da Eurecat, Centro Tecnológico da Catalunha (Espanha).


Rodrigo Mendes

Coordenador Executivo de Desenvolvimento de Negócios Internacionais do Parque Tecnológico São José dos Campos. Investidor-anjo, mentor e conselheiro de startups. Foi Diretor de Inovação e Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba – Inova Sorocaba, gestora do Parque Tecnológico de Sorocaba. Trabalhou como Assistente em Desenvolvimento e Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba. Cofundador da Associação Incubadora Tecnológica de Empresas de Sorocaba – INTES e ex-Diretor Executivo da Incubadora.

Vicente Ferreira

Executive Director at Parque Tecnológico da UFRJ. Doutor em Economia (IE/UFRJ), Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, Especialista em Administração pela UFRJ, Bacharel em Administração, Professor da área de Controle Gerencial e Finanças do COPPEAD, onde ministra disciplinas de Controle Gerencial (Contabilidade Financeira, Gerência Financeira, Finanças para o Varejo, Orçamento, Controladoria, Planejamento e Controle Gerencial e Finanças Comportamentais).

Paulo Renato Cabral

Graduado em Engenharia de Materiais e Metalurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua há 15 anos com os temas Inovação e Empreendedorismo. Os principais trabalhos são de consultoria em Inovação para Grandes Organizações, Universidades e Governos, Investimentos em Empresas de Tecnologia e Programas de Educação para geração de novos empreendedores e Startups.

Christimara Garcia

MIT Sloan Business School e Babson College. Participou em 2020 como voluntária no Instituto Clayton Christensen para Inovação Disruptiva, com orientação de Efosa Ojomo. Fundadora e líder da Catalyze Innovations Initiative para o Brasil e a América Latina. É hoje a grande disseminadora no mercado brasileiro das teorias de inovação do Prof. Ela também é colunista mensal do MIT Sloan Management Review Brasil e professora da Fundação Dom Cabral.


Emília Rosângela Pires da Silva Franco

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Goiás - linha de pesquisa Estratégia, Empreendedorismo e Inovação, com foco em Retenção do Conhecimento em Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica; Especialista em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Salgado de Oliveira. Gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da - CEI (2004-atual); Foi Diretora de Administração e Finanças da Anprotec (2018-2019); Diretora de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia (2013-2015); Presidente da Rede Goiana de Inovação ((2017- 2019); Membro do Conselho Curador da FUNTEC (2013 - 2016).

Alessandro Valério

Coordenador de Empreendedorismo e Inovação do NEXUS - Hub de Inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos. Foi gestor da Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ. Ocupou a coordenação da ReInc - Rede de agentes promotores de empreendimentos inovadores do Rio de Janeiro. Experiência de mais de 15 anos na área acadêmica tendo atuado na Fundação Getúlio Vargas como coordenador interno. É pesquisador de desenvolvimento estratégico do Laboratório de Design de Tecnologias Assistivas da ESDI/UERJ e líder do Grupo de Pesquisas Lattes Núcleo de Estudos e Desenvolvimento Tecnológico em Design de Tecnologias Assistivas - UERJ.

Krishna Aum

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pela UnB, e especialista em Marketing pela FGV e em Finanças pelo IBMEC. Graduado em Publicidade pela UnB. Atualmente coordena projetos de ecossistemas de inovação e ambientes de inovação no Sebrae/NA. Já coordenou o programa de aceleração de startups InovAtiva Brasil e trabalhou com projetos de P&D, inovação aberta e impacto social pelo Sebrae.

Ana Sabino

Cofundadora Aor PET. Profissional contábil com oito anos de experiência, membro do Comitê de Estudos e Implementação do IRFS16/CPC06, Projeto de elaboração de KPIs da área contábil e participante ativo em projetos de melhoria e elaboração de estudos para subsidiar o coordenador e a gerência para tomada de decisão. Conhecimento em IFRS/CPC, normativas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), SAP e Mastersaf (ECD/ECF). DiplomaMaster of Business Administration - MBA.


Pericles Lima da Paixão Neto

Analista de Inovação Sr, Britânia Eletrodomésticos, Analista de Inovação ICTS Protiviti DiplomaMaster of Business Administration - MBA, FIAP, Business Innovation, Bacharelado em Engenharia pela UFBA - Universidade Federal da Bahia.

Polyana Targino

Mestre (MSc) em Management of Innovation pela Goldsmiths, University of London, Reino Unido (2015). Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2007) e em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2007) . Tem certificado PMP (Project Management Professional) do PMI (Project Management Institute) e ScrumMaster da Scrum Aliance. Atualmente, é Gerente de Projetos do Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), governança do Parque Tecnológico Porto Digital.

Francilene Garcia

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Foi pesquisadora visitante no período de 1996 a 1999 na Tsinghua University, Beijing, China. Atua como professora/pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande desde 1989, junto ao CEEI/DSC. Atuou como Secretária Executiva de CT&I junto ao Governo do Estado da Paraíba (2011-2018), cumpriu mandato como Presidente do CONSECTI (2015-2018) e Conselheira do CCT, da FINEP e do CGI.br (2015-2018).

Silvio Meira

Silvio Meira é professor extraordinário da CESAR.school, professor emérito do Centro de Informática da UFPE, e um dos fundadores da Digital Strategy Company e do Porto Digital, onde preside o conselho de administração. Professor titular aposentado do Centro de Informática da UFPE, fundou em 1996 e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife até 2014. Foi fellow e faculty associate do Berkman Center, Harvard University, de 2012 a 2015, e professor associado da Escola de Direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017. Silvio Meira é membro dos conselhos do CI&T, MAGALU, MRV, BBCE e CAPES.

Clóvis Maurer

Fundador e Membro do Conselho Deliberativo da ABVCAP. Egresso do Curso Técnico de Contabilidade do CFJL, é economista e administrador, com registro no Corecon-RS desde 1973. Possui especialização em Private Equity e Venture Capital, é sócio e fundador da CRP – Companhia de Participações, e tem sido lembrado pelo estímulo às profissões e ao voluntariado, exercendo cargos no Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul – CORECON e pelo voluntariado na instituição beneficente Pella Bethânia, que atende idosos e pessoas com deficiências.

Gianna Sagazio

Gianna Sagazio é diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). É membro titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT); membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP); membro do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); membro do Comitê Gestor da Sala de Inovação, do Ministério da Economia (ME) e membro da Comissão Nacional de Coordenação do Projeto Diálogos pelo Brasil da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Gabriela Werner

Gabriela Werner é sócia fundadora da Impact Hub Floripa, com mais de 15 anos de experiência em gestão, sustentabilidade e marketing em diversos segmentos, incluindo ONGs, consultoria, finanças e manufatura. Ela é apaixonada por empreendedorismo de impacto, igualdade de gênero e uma forma mais colaborativa de fazer negócios.

Gustavo Araujo

Gustavo Araujo é co-fundador e CEO do Distrito, maior ecossistema independente de startups do país. Antes do Distrito fundou a ALIFE, Venture Capital de alimentos e bebidas e fez carreira executiva em empresas como Microsoft, Sony e Whirlpool.


Carlos Eduardo Aranha

Atual Coordenador da I-Lab, incubadora tecnológica da ESPM e Assessor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre. Tem como missão fomentar e articular o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. Já foi responsável pela criação de vários programas de desenvolvimento de startups e relacionamento com grandes empresas. Atua também como Presidente do Conselho de Administração da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e integra os conselhos de inovação da Mediartech e do CITEC – Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS.

Cristiano Gonçalves Pereira

Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular do Câncer. Possui pós-doutorado em Gestão da inovação pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Foi visiting scholar na Universidade do Texas - MD Anderson Cancer Center (03/2013 a 08/2014) em Houston-TX, e também na Portland State University (Portland-OR/USA), no departamento de Engenharia e Gestão Tecnológica. Membro pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Inovação, Gestão Tecnológica e Competitividade - INGTEC; e pesquisador nível VII no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto.

Flávio de Souza Marinho

Gerente de Tecnologia e Inovação – SENAI CIMATEC. Mestre em Administração pela Universidade Salvador - UNIFACS (2005), pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing/ SP (2000) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador (1997). A trajetória profissional inclui experiências como executivo, consultor, professor e pesquisador acadêmico.

Adriana Martin

Diretora-Executiva de Inovação e Tecnologia no Embrapa. Possui Pós Doutorado em Inovação Tecnológica pela UFSCar, Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar, Doutorado Sandwich na Universidade de Wisconsin-Madison/USA com Bolsa Fulbright. Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar. Professora Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT - na UnB. Foi Diretora do Departamento de Apoio à Inovação, DEPAI, da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação - SEMPI/MCTIC. Foi Diretora do Departamento de Políticas de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Estruturantes - DETEC, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC/MCTIC.

Rosana Jamal

Sócia fundadora da Baita Aceleradora, onde atua, desde 2013, como Head de Marketing e Desenvolvimento de Parcerias para os programas com startups e corporativos. Atua como consultora e professora convidada da FGV na área de Inovação e Empreendedorismo. Foi Diretora Sênior de Desenvolvimento de Produtos da Motorola Mobility para o mercado regional e global. Foi membro do Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Eldorado e do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife), bem como da Agrosmart S/A. Formou-se em Ciências da Computação pela UNICAMP, possui MBA pela FIA/ USP e especialização em governança corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Leandra Costa

Atualmente é gerente do Sebrae-MS e coordenadora do Living Lab. Foi Gerente do Sebrae Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Administração Comércio Exterior pela Universidade Católica Dom Bosco.


Pierre Lucena

Presidente do Porto Digital e Professor da UFPE. Doutor em Administração/Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor do PROPAD/UFPE, sendo Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos (NEFI/UFPE), onde orientou alunos de Mestrado e Doutorado. Foi coordenador do curso de Administração, da mesma Universidade, entre os anos de 2008 e 2012. Foi Reitor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) e Diretor Acadêmico Regional da Rede Laureate, para o Estado de Pernambuco e Paraíba, sendo responsável pela UNIFG, FG Recife, FPB e Cedepe. Foi Vice-Presidente do Grupo Diario de Pernambuco / Clube. Foi comentarista econômico da CBN/Recife e foi também comentarista econômico da TV/Jornal/SBT como colaborador voluntário.

John Rennie Short

John Rennie Short se formou na Alloa Academy, na University of Aberdeen (MA) e na University of Bristol (PhD e pesquisa de pós-doutorado). Lecionou na University of Reading, Syracuse University e University of Maryland em Baltimore County (UMBC). Publicou em uma série de periódicos e é autor de 50 livros. Seus ensaios aparecem na Associated Press, Business Insider, City Metric, Conversation, La Repubblica, Market Watch, Newsweek, PBS Newshour, Quartz, Salon, Slate, Time, US News and World Report, Washington Post e World Economic Forum.

Marcos Tonin

Diretor de projetos especiais da Apoema Inteligência em Pessoas desde 2007. Em 2011 foi Consultor Pleno na divisão de Recursos Humanos da Michael Page International em todo o interior do Estado de São Paulo, Sul de Minas e Vale do Paraíba. Foi Consultor de Gente e Gestão e Coach Executivo da indústria têxtil ganhadora do Prêmio regional e estadual: SESI Qualidade no Trabalho 2007. Ganhador do prêmio Líder do Futuro, promovido pela Associação Brasileira de Treinamentos - ABTD, Crescimentum coaching for performance e PA performance Avançada em 2006.

Michael Orlando

Diretor-gerente da Economic One Research em Denver, Colorado e palestrante sobre finanças corporativas e riscos ESG na University of Colorado Denver Business School. Ele aconselha organizações que enfrentam riscos comerciais, financeiros e políticos complexos e aquelas que buscam análises e testemunhos especializados em ambientes judiciais e regulatórios. (Ph.D., A.M. Economics, Washington University em St. Louis; M.B.A. Tulane University; Bacharel em Engenharia de Petróleo e Gás Natural, The Pennsylvania State University..

Salim Ismail

Palestrante, autor premiado, estrategista e empreendedor do Silicon Valley, Salim Ismail é o diretor-executivo, fundador e embaixador mundial da Singularity University, localizada na NASA Ames e que vem desenvolvendo uma nova geração de líderes para administrar as crescentes tecnologias exponenciais. Ismail foi vice-presidente do Yahoo! e fundador da Angstro, vendida para o Google em 2010. Publicou o livro Organizações exponenciais, pela HSM Editora. Formou-se pela University of Waterloo, no Canadá.

Jardel Mattos

Diretor de Redes e Associados (Anprotec), Coordenador de empreendimentos e inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Direito na Universidade de São Paulo (USP). Advogado. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2016). Presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (Rede MS de Inovação) (2015/2019). Ex-Diretor da Anprotec (2016/2017). Ex-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) (2015/2018).

Daniel Leipnitz

Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG). Possui MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas e Presidente eleito da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entidade catarinense com aproximadamente 1500 associados e Vice Presidente da Anprotec.


Andressa Chiara

Agile Expert na Knowledge21, trabalha com produtos digitais há 10 anos, liderando produtos de TI para web e mobile. Autora da série de livros The Product Agile e de OKR e Business Strategy for Transformation. Certificada como CSP, PMP, CSM, PSMI, CSPO, Lean-Kanban, contribui com iniciativas de inclusão como Code Like A Girl. Formada em cinema, canta e desenha nas horas vagas e conta histórias como forma de contribuir para um mundo melhor.

Ana Cristina Facchineli

Pós-doutorado em Inteligência Estratégica - Universidad de Deusto (2010) Espanha, doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação - Université de Poitiers (2002), França mestrado em Informação Estratégica e Crítica Vigília Tecnológi - Université D'aix Marseille (1994), França. Atualmente é membro da comunidade - Comunidad Iberoamericana de Sistemas de Conocimiento, membro do executive board - Annual Knowledge Cities World Summit, membro do international advisory board - World Capital Institute. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado da Universidade de Caxias do Sul.

Francisco Saboya

Graduado em Ciências Econômicas (1982) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2006). É professor das disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco, FCAP-UPE. Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município do Cabo de Santo Agostinho (1998-1999) e Diretor Comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (1995-1996). Como consultor de empresas, atua nas áreas de planejamento estratégico, engenharia de processos, reestruturação organizacional, gestão da inovação e gestão do conhecimento nos mercados público e privado. Por onze anos, ocupou o cargo de Diretor-Presidente do Porto Digital. É conselheiro do CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e do Softex Recife.