Samsung apoia startups de saúde e bem estar por meio do Creative Startups

neuroUPEm parceria com a Anprotec, empresa aposta em neurotecnologia e aplicativo que permite acompanhar o desempenho físico durante partida de futebol.

O segmento de saúde e bem estar ganhou destaque nos últimos anos no Brasil, em decorrência do aumento da busca por hábitos mais saudáveis e melhor qualidade de vida. Neste contexto, começam a surgir no mercado empresas inovadoras que visam atender esta nova demanda da população. É o caso, por exemplo, das startups neuroUP e Joga+, ambas participantes do Creative Startups, iniciativa da Samsung e da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) para fomentar startups em diversas áreas, como realidade virtual, saúde digital, educação, bem-estar, wearables, convergência e Internet das Coisas.

A neuroUP é uma startup que utiliza a metodologia do biofeedback, capaz de captar as informações de atividade muscular, em um novo dispositivo acoplado em uma faixa para ser colocada na cabeça do paciente. A junção do método ao produto desenvolvido pela neuroUP ajuda a diagnosticar a origem de dores de cabeça, como bruxismo, e a indicar tratamentos adequados para cada caso.

“Acreditamos que o Creative Startups nos oferecerá a oportunidade de aprender a desenvolver o nosso produto e a cumprir a nossa meta, que é tornar a tecnologia inovadora da neuroUP mais acessível”, explica o co-fundador da neuroUP, Ubirakitan Maciel.

O Joga+ é um aplicativo de avaliação do desempenho de jogadores amadores em partida de futebol em diferentes terrenos, como campo, quadra ou society. O app é instalado no smartphone do usuário, que usará um colete para segurar o aparelho e coleta os dados dos movimentos corporais durante o jogo. Com isso, o dispositivo fará uma análise da performance do jogador e permitirá checar informações como o melhor posicionamento em campo, os movimentos ideais, energia gasta na movimentação, além de acompanhar a resistência e desgaste físico.

“A nossa participação no Programa será interessante para aproveitarmos o máximo do know how da Samsung no desenvolvimento de wearables e aperfeiçoar a nossa plataforma para ser um analista de desempenho completo dos jogadores em esportes coletivo, como futebol e vôlei”, ressalta Robson Motta, CEO do Joga+.

“O surgimento de novas startups que temos vivenciado nos últimos anos mostra o potencial tecnológico de nosso país Por isso, buscamos incentivar esses projetos inovadores e apresentar um novo conceito de produtos à sociedade”, afirma Paulo Quirino, coordenador nacional do programa Economia Criativa.

O Creative Startups é uma iniciativa da Samsung em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, a Anprotec. O programa já avaliou mais de 400 candidatos em áreas diversas, entre elas realidade virtual, saúde digital, educação digital, bem-estar, wearables, convergência e Internet das Coisas (IoT).  Mais de 20 startups já foram beneficiadas pela iniciativa com investimentos diretos, suporte, infraestrutura, incubação, aceleração, mentorias e acesso a tecnologia e investidores.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.