DEPOIMENTOS
201820172016
201820172016
Joga 01
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Inteligência de Dados aplicado ao Futebol
SOLUÇÃO: Somos uma empresa de inteligência de dados para futebol. Capturamos dados de sensores de celulares e smartwatches (IoT), processamos com algoritmos próprios (Data Science) para fornecer estatísticas e insights aos jogadores (distância, mapa de calor, etc.).
“O Programa Creative Startups teve um papel fundamental na elaboração do nosso produto. Durante a concepção do produto foi muito importante a estruturação do processo de desenvolvimento muito focado no usuário, na fase de validação tivemos apoio da área de tecnologia da Samsung, e, por fim, também foi enriquecedor a oportunidade de mentorias internacionais, como processo de capacitação.”
Robson Motta
CEO | Joga
NeuroUP 02
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Healthtech
SOLUÇÃO: A neuroUP é uma tecnologia portátil de Biofeedback que ensina a controlar tensão dos músculos , através de um dispositivo vestível sem fio e de um aplicativo para Smartphones e Tablets que transforma os sinais do corpo em jogos.
“O Creative Startups é um programa que vai muito além do aporte financeiro e é dedicado a formar empreendedores para resolverem problemas reais. Nós fomos acompanhados por uma rede de profissionais e aprendemos novas metodologias que continuam sendo valiosas para a empresa, mesmo após a participação. Portanto, o programa é uma grande oportunidade de aprendizado que eu recomendo a todos.”
Bira Maciel
Diretor Executivo | NeuroUP
Imersão Visual 03
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Indústria 4.0
SOLUÇÃO: A empresa desenvolve um sistema de comunicação imersivo para a indústria 4.0. Através de algoritmos que automatizam processos e ferramentas de automação de conteúdo.
“O programa Creative Startups impactou profundamente no futuro da empresa Imersão Visual – nos permitiu desenvolver uma solução escalável com potencial de mercado global. As mentorias do programa e o MVP desenvolvido com a Samsung possibilitaram que a Startup alavancasse R$1.550.000 em investimento pré-seed, parcerias e projetos piloto com empresas multinacionais e contrato no valor de $250 mil dólares.”
Carlos Eduardo Barbosa
Diretor | Imersão Visual
Flying Saci Game Studio 01
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Games Educacionais.
SOLUÇÃO: Matemagos é um game mobile para o ensino de matemática com recursos para Realidade Virtual e Aumentada.
“Através da iniciativa da Samsung e Anprotec, tivemos a chance de evoluir como empresa e como profissionais, através das mentorias, dos workshops, das atividades realizadas e, principalmente, pelo networking. Nossa mentalidade amadureceu significativamente, como também o nosso produto, que ganhou valor agregado pela tecnologia. Durante o programa, transformamos nosso game Matemagos desenvolvendo formas de interação inovadoras através da Realidade Aumentada e do Samsung GearVR, obtendo grande apoio por parte dos times de design e desenvolvimento da Samsung, bem como do SIDIA. Graças ao programa, entramos no mapa das Startups brasileiras e mundiais e passamos a fazer parte de um ecossistema empreendedor fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento inovador.”
Sylker Teles
CEO | Flying Saci Game Studio
Stratos360 02
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Tecnologia em 360° para o ramo imobiliário – Tours Virtuais Descomplicados.
SOLUÇÃO: A Banib Conecta é uma plataforma intuitiva onde a própria imobiliária realiza a conexão de imagens 360º gerando, em poucos minutos, um tour virtual.
“Através do Programa Economia Criativa da Samsung e Anprotec, foi possível ver claramente o desenvolvimento, ou melhor, o nascimento de um projeto que quando o programa começou ainda era embrionário. A ajuda do programa foi de extrema importância e nos fez crescer, de forma que nenhum outro programa faria. Nosso caminho foi mais leve e nosso projeto tomou a forma que esperávamos graças às mentorias, treinamentos online e palestras muito bem estruturadas e focadas no que o programa se propôs a fazer.
O programa nos fez sentir fazer parte de uma grande comunidade de criadores de soluções que fazem a diferença. A partir de agora, temos muito potencial para crescer no mercado de uma forma estruturada e escalável.”
Renato Rodrigues de Oliveira
Founder CCO | Stratos360
MovSmart 03
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: MovSmart – Exercícios Inteligentes.
SOLUÇÃO: O MovSmart – Exercícios Inteligentes é uma solução tecnológica que revoluciona os treinos de musculação, com monitoramento automático de parâmetros dos exercícios.
“Nos primeiros meses do programa, pudemos definir e validar a solução que estávamos criando. Com o apoio e orientação do time da Samsung, entendemos o objetivo das técnicas e ferramentas de Design Thinking. A modelagem da Jornada do Usuário e do Service Blueprint ajudou muito na interação com os parceiros e para criarmos uma visão unificada. Além disso, conseguimos perceber pontos essenciais do nosso negócio, que fazem toda a diferença no posicionamento no mercado.
Tendo passado pelo primeiro desafio da construção de uma solução viável e que respondia ao problema identificado, passamos a atuar tanto no desenvolvimento da tecnologia quanto na construção e apresentação de um modelo de negócios escalável, de forma a oferecer um produto mais barato ao mercado.”
Eliane Borges Vaz
Diretora Executiva e Operacional | MovSmart
Meu Plano 04
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Big Data em Telecomunicações.
SOLUÇÃO: Plataforma de comparação de serviços de telecomunicações que auxilia pessoas a usarem os melhores serviços para o seu perfil e as empresas a oferecerem os melhores produtos e serviços para cada perfil de usuário.
“O programa foi um marco na trajetória da Meu Plano; nos ajudou a transformar um MPV em uma solução comercializável em 9 meses de intenso trabalho. Entramos no programa determinados a transformar uma ideia em negócio, a partir de um aplicativo que pretende resolver o maior problema de consumo no mercado brasileiro: a insatisfação com os serviços de telefonia móvel. Somos muito gratos ao time da Samsung, que dispôs seus melhores profissionais e recursos, e à Anprotec, que nos permitiu acessar uma vasta gama de informações, conteúdos e capacitações.”
Rudinei Carlos Gerhart
CEO & Co-founder | Meu Plano
Easyglic 05
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: HealthTech.
SOLUÇÃO: Monitor contínuo de hipoglicemia. Salvando vidas em três minutos!
“Destacamos a importância do programa como um todo, não só pelos recursos financeiros e econômicos disponibilizados, mas também pela metodologia de acompanhamento adotada, tanto no aspecto de execução física, quanto de execução financeira do projeto.”
Egmar Rocha
CEO | Easyglic
Flip 06
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Jogos e educação digital.
SOLUÇÃO: Jogo digital para Gear VR e mobile destinado à crianças que sofrem com DRC, no qual o desafio é cuidar de um toy que possui a mesma doença do jogador.
“Para definir a experiência da Flip no Programa de Economia Criativa da Samsung e Anprotec, a palavra exata encontrada foi “intensidade”. Foram 9 meses intensos de trabalho que trouxeram aperfeiçoamento ao time da Flip e um campo enorme de possibilidades para dar sequência ao nosso crescimento. As mentorias que tivemos com o time da Samsung nos levou a alcançar altos níveis de performance, a fim de atingir a melhor solução para a nossa ideia. Viajamos a fundo na jornada do usuário e trabalhamos comprometidos com o propósito de levar uma experiência transformadora aos jogadores de Nefron Toy App. Quando se trata de desenvolvimento de games, cria-se uma expectativa muito grande em todos os envolvidos para ver as primeiras interações funcionando. E nós, da Flip, superamos nossas expectativas. Conseguimos criar um universo de total imersão, repleto de interações que instigam o jogador a explorar os diversos ambientes do jogo, além de, obviamente, trazer um background cheio de conteúdo instrutivo e educacional que é de total interesse do nosso público. Está sendo emocionante ver as pessoas sensibilizadas com a causa e super empolgadas com a experiência do jogo. A Samsung nos permitiu, com ousadia, alçar voos altos, mas o que nos move é ver de perto a satisfação no rosto de cada jogador se divertindo com o nosso jogo e melhorando sua qualidade de vida.”
Igor Avelar
CEO e designer | Flip
Quanto Gastei 07
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Fintech.
SOLUÇÃO: Plataforma online para otimizar as finanças dos usuários, analisando automaticamente seus padrões de consumo e planos de compra.
“Através do programa, foi possível promover várias mudanças em nossa solução e incrementar o know-how de mercado técnico de toda a nossa equipe. Com a ajuda dos mentores do programa, conseguimos adequar o Quanto Gastei ao mercado, com foco em um equilíbrio entre o valor da proposta e o modelo de negócios. A análise do nosso modelo de negócios e a atualização de nosso canvas, realizada com o suporte da Samsung, foi, definitivamente, um excelente processo e trouxe resultados incríveis. Como consequência, estamos atraindo muitas atenções dos usuários, do mercado, da mídia e dos potenciais parceiros. ”
Leandro Melo de Sales
CEO | Quanto Gastei
Treevia 08
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Agritech.
SOLUÇÃO: Plataforma de monitoramento florestal integrada com sensores IoT. A solução consiste em interpretar a evolução das florestas, fornecendo informações precisas sobre a sua produtividade média, taxas de crescimento e sanidade, entre outras inúmeras informações.
“O programa foi um divisor de águas para Treevia. Pudemos evoluir muito no desenvolvimento e melhoria da nossa solução, obtendo resultados surpreendentes. Tivemos, também, mentorias muito ricas com toda equipe da Samsung, que nos auxiliou em todo esse processo. Como resultado, realizamos nossos primeiros testes pilotos, desenvolvemos nossa equipe, agregando nova visão estratégica, contribuindo para a geração de um produto comercial e scale-up da solução. Além disso, o programa oferece diversas atividades bastantes desafiadoras, muitos pontos relacionados ao desenvolvimento e melhoria em usabilidade do produto, estruturação de etapas relacionadas a questão logística da solução e validação de design, processos essenciais que evitarão surpresas, gastos inesperados e retrabalho em fases de confecção do produto comercial.”
Esthevan Gasparoto
CEO | Treevia
EvoBooks 09
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Educação.
SOLUÇÃO: Software educacional que traz conhecimento pedagógico de forma imersiva.
“A participação no programa de Economia Criativa foi primordial para o amadurecimento do Edmersiv. Aprendemos e evoluímos muito ao longo destes 9 meses de projeto. A participação em todos os encontros virtuais foi fundamental para o nosso desenvolvimento e crescimento do nosso produto.”
Felipe Rezende
CEO | EvoBooks
Pixcube 10
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: Convergência.
SOLUÇÃO: Que tal um anúncio personalizado dentro do seu negócio? Entretenha seus clientes, divulgue seus produtos e tenha uma renda extra com a Pixcube!
“O programa foi fundamental para a Pixcube. Com os recursos financeiros e as mentorias conseguimos fazer mudanças significativas em relação a primeira versão do sistema. Entre os principais resultados obtidos estão o aperfeiçoamento do algoritmo de troca de anúncios, a criação de um aplicativo para criação de anúncios único no mercado e a eliminação de fios ou aparelhos para a transmissão dos anúncios para as SmartTVs.”
Lucas Mantuan
CEO | Pixcube
Phelcom 11
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: IoT Healthcare.
SOLUÇÃO: Módulos tecnológicos que transformam equipamentos médicos em dispositivos portáteis e conectados.
“Participar deste programa foi de fundamental importância para o amadurecimento do plano de negócios da Phelcom. A implementação das técnicas de Costumer Development e Design Thinking, bem como os recursos financeiros do programa, nos permitiram uma melhor compreensão do nosso mercado e oportunidade de negócio. Transformamos nosso modelo de prova de conceito em um MVP que foi clinicamente testado e validado. Neste ano, a startup melhorou muito e seu primeiro planejamento estratégico foi definido e usado no valuation da empresa. ”
Flávio Pascoal Vieira
Sócio | Phelcom
DEV TECNOLOGIA 01
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: INTERNET DAS COISAS
SOLUÇÕES: TODAS FOCADAS EM IOT – DESDE O DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO CONECTADO ATÉ SOFTWARE DE APLICAÇÃO EM NUVEM
https://www.youtube.com/watch?v=SER3QaSZ3KU
“Nossa experiência com o Programa de Promoção da Economia Criativa foi excelente! Iniciamos o projeto com uma ideia de produto sem grandes diferenciais no mercado – e sem validação por meio de uma metodologia de design thinking. A partir das orientações e do investimento feito pelo Programa, foi possível criar do zero uma solução totalmente inovadora para o mercado de educação e B2C em geral, incluindo hardware, app, design, logo e, principalmente, validação de consumidores reais. Com certeza não chegaríamos a esses resultados sozinhos e recomendamos o Programa a outros empreendedores.”
Sílvia Takey
Diretora de Operações | DEV Tecnologia
DOUTOR RECOMENDA 02
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: SAÚDE DIGITAL
SOLUÇÃO: PLATAFORMA MULTICANAL QUE CONECTA MÉDICOS, PACIENTES E PLAYERS DA ÁREA DA SAÚDE COM A MISSÃO DE MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS.
https://www.youtube.com/watch?v=wJxGpnAL8NY
“O Programa de Promoção da Economia Criativa permitiu expandir nossos horizontes, utilizando ao máximo o potencial da Saúde Digital dentro deste novo cenário de economia colaborativa. Destacamos como pontos fortes do Programa: (1) imersão na jornada do usuário (paciente), com mentorias focadas em Design de Serviço e UX e (2) reestruturação do modelo de negócio, com foco em escabilidade, conexão com devices e sinergia com a Samsung, gerando valor através de análises preditivas em Saúde e Big Data.”
Luiza Granado
Diretora de Negócios | Doutor Recomenda
MIND THE GRAPH 03
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: EDUCAÇÃO DIGITAL
SOLUÇÃO: PLATAFORMA ONLINE PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS POR MEIO DE RESUMOS GRÁFICOS.
https://www.youtube.com/watch?v=Bu9z5Vv7Y8Y
“O Programa ainda é novo e tenho certeza que os organizadores se surpreenderam com a maturidade dos projetos e dos empreendedores. Vai haver melhorias para a próxima edição, não tenho dúvidas, mas desde já foi notório o impacto positivo que percebemos na nossa empresa e nas outras. A Mind the Graph tinha um protótipo já funcional, mas conseguimos ter a injeção de recursos e contratar a equipe certa para evoluirmos para um produto competitivo em nível internacional. A perspectiva é a melhor possível e recomendo a todos os empreendedores passarem por esse processo. Fizemos em poucos meses o que de outra maneira levaríamos mais de um ano para realizar.”
Fabricio Pamplona
Co-fundador | Mind the Graph
NOOV 04
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: PAGAMENTO MÓVEL
SOLUÇÃO: APLICATIVO QUE PERMITE AO USUÁRIO CONSOLIDAR E SALVAR SUAS NOTAS FISCAIS POR MEIO DA PLATAFORMA SAMSUNG PAY. PERMITE COMPARAR PREÇOS E PARTICIPAR DE PROMOÇÕES E DE DIVERSOS CLUBES DE VANTAGENS.
https://www.youtube.com/watch?v=lK4mwThRrQQ
“O Programa de Promoção da Economia Criativa foi fantástico. Aprender como uma grande e reconhecida indústria desenvolve produtos e novos negócios é um aprendizado sem igual para quem tem uma startup. Além disso, a Samsung disponibilizou um time de consultores com todas as expertises que nosso negócio precisava, houve muito aprendizado e muitas novas amizades. O melhor de tudo? Tivemos um crescimento de 64% de nossa base de dados (usuários) em apenas seis meses e muito mais está por vir. Obrigado Samsung.”
Andre Ramos
Diretor de Novos Negócios | Noov
OPTIX IMAGENS MÉDICAS 05
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: SAÚDE DIGITAL
SOLUÇÃO: PLATAFORMA ONLINE QUE PERMITE O ARMAZENAMENTO, EXIBIÇÃO E TRANSMISSÃO DE IMAGENS MÉDICAS.
https://www.youtube.com/watch?v=bntVEJ_pQdg
“A experiência na primeira rodada do Programa de Promoção da Economia Criativa foi de extrema importância para nossa empresa. Além do investimento financeiro, que acelerou muito o desenvolvimento do produto, tivemos a experiência de trabalhar junto aos profissionais da Samsung, que nos ensinaram processos para aperfeiçoá-lo até chegarmos a um resultado que excedeu nossas expectativas. Também pudemos entrar em contato com grandes investidores, abrindo portas para oportunidades de negócio e possibilitando que o produto obtenha alcance mundial futuramente.”
Paulo Volkmann
CEO | Optix
REMINDS 06
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: CONVERGÊNCIA
SOLUÇÃO: APLICATIVO QUE PERMITE AOS USUÁRIOS CRIAREM AS TRILHAS SONORAS QUE FIZERAM PARTE DE SUAS VIDAS.
https://www.youtube.com/watch?v=hjcUQOBgknE
“Já no bootcamp conhecemos executivos da Samsung que deram dicas muito importantes para o nosso produto. Com essas dicas, traçamos metas para executar dentro dos seis meses de programa. A experiência foi de alto nível. Entender como a Samsung pode nos ajudar a ampliar a quantidade de usuários no Brasil e no mundo é um grande diferencial do Programa – sem ele demoraríamos muito mais.”
Ariel Alexandre
CEO e Co-fundador | Reminds
SINAPSE VIRTUAL 07
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: EDUCAÇÃO DIGITAL
SOLUÇÃO: PLATAFORMA ONLINE QUE AJUDA PROFESSORES A IDENTIFICAR E AVALIAR ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZADO.
https://www.youtube.com/watch?v=5f7_YbwONIY
“A participação no Programa de Promoção da Economia Criativa foi decisiva para a jornada de nossa startup. Durante esses seis meses, ampliamos o nosso portfólio de produtos e serviços, estendemos nossos horizontes comerciais e, principalmente, tivemos um amadurecimento intenso dos integrantes de nossa equipe a partir do trabalho em conjunto com os mentores e parceiros da Samsung – o que aprendemos durante o programa valeu pelo menos dois anos de aceleração. Recomendamos a todas as startups da economia criativa, independente do estágio de desenvolvimento e maturação, a participação nos próximos ciclos que virão. É uma experiência única.”
Glenny Gurgel
Sócio e Diretor Executivo | Sinapse Virtual
VR MONKEY 08
STARTUPS GRADUADAS
ÁREA: EDUCAÇÃO DIGITAL
SOLUÇÕES: PRODUTOS PERSONALIZADOS QUE UTILIZAM AS MAIS RECENTES TECNOLOGIAS DE REALIDADE VIRTUAL VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO.
https://www.youtube.com/watch?v=F9xlIP7c94I
“O Programa de Promoção da Economia Criativa foi sensacional para nós da VRmonkey! Fomos capazes de aprender muito sobre diversos temas e com o apoio do Programa desenvolvemos um jogo de Realidade Virtual até o seu MVP durante o processo!”
Pedro M. Kayatt
Co-fundador | VRMonkey