Creative Startups

Samsung acelera startup que estimula a fala das crianças com jogos interativos

O Samsung Creative Startup, programa de aceleração de soluções tecnológicas realizado em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI), selecionou a Fofuuu para participar da quarta rodada, o que inclui receber até R$ 200 mil livres de equity para o desenvolvimento de produtos e serviços.

A Fofuuu desenvolve jogos digitais interativos com uso de conceitos de fonoaudiologia e neurociência para estimular a fala de crianças com distúrbios de linguagem causados pelo autismo, síndrome de down, lábio leporino entre outras condições. “As crianças aprendem brincando e desenvolvem a fala graças a uma metodologia que segue o fluxo natural de aprendizagem, respeitando o ritmo e a individualidade de cada um”, explica Tricia Araújo, Diretora Criativa da Fofuuu.

Fonoaudiólogos, pais e mães costumam sempre destacar a importância do uso do aplicativo para o desenvolvimento da fala. “As crianças sentem-se motivadas a fazer os exercícios no aplicativo e demonstram uma evolução constante no aperfeiçoamento da linguagem. Muitos são os depoimentos a respeito do poder transformador da Fofuuu para a vida das pessoas”, conta Bruno Tachinardi, CEO da Fofuuu.

Doze startups foram selecionadas nesta quarta rodada do Samsung Creative Startups para receber, além do investimento, mentorias técnicas e de mercado, treinamentos e assessoria dos profissionais da multinacional. O programa já recebeu mais de mil inscrições desde a primeira edição em 2016 e acelerou até agora 33 startups. A proposta da iniciativa é  incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar e facilitar a vida das pessoas.

Para Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, a iniciativa tem o diferencial de oferecer mentoria e todo suporte necessário para aprimorar soluções tecnológicas de impacto, que promovam benefícios para a vida das pessoas. “As startups são acompanhadas de perto por uma rede de incubadoras parceiras, que promovem pelo menos quatro encontros presenciais durante o período de aceleração. Temos como premissa priorizar o desenvolvimento dos produtos e soluções das startups”, explica.

Ao final do Creative Startups, as empresas têm a chance de serem indicadas para um intercâmbio cruzado na Coreia do Sul, quando poderão apresentar as soluções desenvolvidas para investidores asiáticos. As startups também podem ser selecionadas para participar do Samsung Developers Conference, a conferência anual de desenvolvedores realizada pela empresa em São Francisco, na Califórnia.