Anprotec e Samsung iniciam Programa para startups

samsung-1024x768A Samsung e a Anprotec iniciaram nesta quarta-feira (17) as atividades de capacitação e mentoria das oito primeiras startups selecionadas para participar do Programa de Promoção da Economia Criativa. O evento, realizado em São Paulo (SP), foi aberto pelo embaixador da Coreia do Sul, Jeong-gwan Lee, pelo presidente da Anprotec, Jorge Audy, e  pelo vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, Rahul Park. Participaram também o  gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Antonio Marcon, o secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Augusto Cardoso da Fonseca, e a ex-presidente da Associação e atual presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Franciele Garcia, além dos empreendedores e representantes das incubadoras participantes do Programa.

 

Na abertura do evento, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, Rahul Park, reforçou o comprometimento da empresa com a inovação, destacando que a Samsung investe fortemente em P&D e estabelece parcerias com universidades e centros de pesquisa. “Há cerca de um ano esse projeto estava longe de acontecer e começamos com a assinatura de um memorando de entendimento, com a participação dos ministérios de Ciência e Tecnologia do Brasil e da Coreia do Sul. Hoje, temos a chance de compartilharmos visões e sonhos”, afirmou.

 

Parceria pela inovação

Segundo Park, a parceria com a Anprotec constitui um fator fundamental para o sucesso da iniciativa, já que as incubadoras selecionadas oferecerão suporte aos empreendedores. “O programa é também um compromisso da Samsung em investir em P&D no Brasil, pois ao apoiar empreendedores estamos ajudando o ecossistema de inovação do país”, finalizou.

 

O presidente da Anprotec, Jorge Audy, destacou a importância da aproximação de grandes empresas com empreendimentos vinculados a parques tecnológicos e incubadoras. “Esse é o diferencial do Programa, que se desenvolve no contexto da Lei de Informática, um dos instrumentos mais importantes dos últimos 15 anos para alicerçar o ecossistema de inovação no país”, disse. Audy agradeceu a confiança da Samsung e do governo coreano no trabalho da Anprotec para a condução do programa no Brasil, e também incentivou os empreendedores e os gestores das incubadoras participantes a buscarem resultados expressivos.

 

O embaixador da Coreia do Sul, Jeong-gwan Lee, enfatizou o crescimento da Samsung na Coreia do Sul, sugerindo que sirva de exemplo para estimular o setor economia criativa no Brasil. “Vivemos em uma era na qual a ideia e a criatividade de uma pessoa podem mexer com o mundo inteiro. Tenho certeza de que os empresários e as suas startups do Brasil, hoje aqui representadas, serão os grandes protagonistas da concretização dessa economia criativa no país”, afirmou.

 

Cooperação bilateral

O secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Augusto Cardoso da Fonseca, destacou o interesse do governo coreano em estabelecer uma cooperação bilateral com o Brasil.  Segundo o secretário, o Programa pode servir de modelo para outros projetos de cooperação internacional. “Na sociedade de informação, é cada vez mais importante que estabeleçamos esse tipo de cooperação, principalmente pra aprender com as economias que estão mais evoluídas em determinados aspectos, como nesse caso. Dessa forma, as startups brasileiras estão nascendo com uma mentalidade global, explorando outros mercados”, disse.

 

A ex-presidente da Anprotec, Francilene Garcia, foi homenageada durante o evento por ter contribuído para a formalização do Programa durante sua gestão, encerrada em dezembro de 2015. “A Samsung foi ousada e oportuna em apostar em mentes criativas do nosso país, sobretudo em um momento de crise econômica. Com o Programa, teremos a oportunidade de aprender com uma cultura tão longínqua e de grande sucesso na área de economia criativa”,  afirmou Francilene.

 

samsubg-2Atividades programadas

Após a abertura foram realizadas as apresentações das startups selecionadas e também das incubadoras participantes. As atividades que marcam o início do Programa se estendem até esta sexta-feira, 19, e incluem a capacitação e mentoria com profissionais da Samsung. Serão abordados temas como economia criativa, design de produtos, marketing digital e tecnologias da empresa.

 

Esta é a primeira etapa do Programa, que terá duração de seis meses. Os projetos participantes receberão investimentos da ordem de R$ 140 mil e suporte das quatro incubadoras que integram o Programa. Nas incubadoras, as startups terão acesso a infraestrutura física e suporte para alcançar seus objetivos. A expectativa da Samsung é que, depois desses seis meses, a empresa possa estabelecer parcerias com as startups que passaram pelo Programa. Em cinco anos, serão investidos US$ 5 milhões na iniciativa. As incubadoras de empresas que apoiarão os projetos selecionados são:

 

– Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (Cietec);
– Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (Raiar);
– Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG); e
–  Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal de Goiás (Proine/UFG).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.