Empresas concluem incubação cruzada

incubacao_cruzada_cs_ariel-alexandre

Foto: Ariel Alexandre

Durante 15 dias do mês de agosto, as startups brasileiras Mind the Graph e Reminds, recém-aceleradas no Programa de Promoção da Economia Criativa, participaram de um processo de incubação Cruzada no CCEI Daegu, na Coreia do Sul.

 

Empreendedores das duas empresas acompanharam uma série de visitas técnicas a ambientes de inovação, foram orientados por renomados mentores coreanos e tiveram acesso a investidores locais durante sessões de pitch.

 

Para o fundador e presidente da Reminds, Ariel Alexande, alguns  dos momentos mais marcantes da programação foi “quando visitamos o ‘Vale do Silício da Coreia’ e quando fomos ao Demo Day, onde a apresentação foi completamente diferente do que temos no Brasil ou no resto do mundo”, conta Alexandre.

 

Além disso, para ele, outro ponto forte da experiência foi entender a cultura sul coreana. “Principalmente na área da internet. As empresas de internet vão além dos apps e sites, eles licenciam produtos com personagens criados em seus aplicativos e vendem em lojas físicas incríveis”, diz. “Da mesma forma, entender a cultura do usuário e do mercado foi incrível para a Reminds. Tudo é muito diferente e agora sabemos quais são os melhores caminhos para expandir a nossa empresa utilizando a Coreia como base para a Ásia”, acrescenta.

 

As startups sul coreanas Together e SketchOn, que participaram da incubação cruzada no Brasil, apresentaram suas experiências durante o período de incubação e de promoção comercial vivenciados no país. Durante a apresentação, os empreendedores coreanos destacaram que, apesar do receio inicial em função da instabilidade política vivenciada pelo Brasil, a experiência e a o apoio proporcionados pelas incubadoras vinculadas ao Programa contribuíram para avaliação de estratégias para ingresso no mercado brasileiro.

 

O processo de incubação cruzada realizado pelas startups brasileiras foi realizado no mesmo período que a Missão Técnica com destino à Coreia do Sul, formada por representantes da Anprotec, do Sebrae e da Samsung Electronics. A iniciativa tinha como objetivo promover a inserção global de startups de alto impacto no país e a transferência de conhecimento do programa nacional de mentoria sul coreana para o Brasil.