Com o tema “Inovação e Sociedade: tecnologias emergentes e a transformação do empreendedorismo”, a 33ª Conferência Anprotec ocorrerá entre os dias 6 e 9 de novembro, na cidade de Brasília, no Distrito Federal. Entre inúmeras atividades da programação, acontecerá no segundo dia de evento, 7/11, das 17h às 18h30, a Trilha 2, que explorará a temática: “Tecnologia e Inovação para uma sociedade sustentável”.
Nesta trilha será discutido os potenciais de aplicação das novas tecnologias emergentes para uma transformação dos sistemas sociotécnicos globais, com vistas a um mundo mais sustentável e socialmente inclusivo.
O que será discutido nesta trilha:
- Novas tecnologias e a modelagem, incubação e aceleração de negócios inovadores com impacto ambiental: experimentos e práticas;
- Bioeconomia, GreenTech, BioTech: oportunidades e desafios para a Amazônia, Pantanal e outros biomas brasileiros;
- Agenda ESG e alternativas de financiamento para a inovação e empreendedorismo sustentável;
- Impactos e oportunidades de novas tecnologias para desafios ambientais, por exemplo: redes inteligentes, energias renováveis, blockchain, Internet das coisas, estratégias NetZero, entre outras;
- Inovação em políticas públicas e o desenvolvimento sustentável: experimentos regulatórios e avaliação de impacto socioambiental de novas tecnologias.
Esta sessão contará com palestrantes de destaque no cenário da inovação e empreendedorismo e sustentabilidade. Confira quem são eles:
Guilherme Zaniolo Karam – Fundação Grupo Boticário: Mestre em Áreas Naturais Protegidas pela Universidad Autónoma de Madrid, atua em projetos de conservação da biodiversidade, e, desde 2010, integra a equipe da Fundação Grupo Boticário, onde ocupa a posição de Gerente de Economia da Biodiversidade, liderando ações voltadas a estratégias territoriais e ao apoio a negócios de impacto positivo em conservação da natureza no Brasil.
Romildo D. Toledo Filho – UFRJ: Diretor executivo do Parque Tecnológico-UFRJ e Chefe do Núcleo de Materiais e Tecnologias Sustentáveis da Coppe/UFRJ – NUMATS. É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, membro da Academia Nacional de Engenharia, pesquisador 1A aderente ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista Sênior do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Moderação por Ana Carolina Calçado Lopes Martins – Wylinka: Fundadora e diretora presidente da Wylinka, organização sem fins lucrativos que transforma o conhecimento científico em soluções e negócios. Pós graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, com estudos em Inovação pelo Massachusetts Institute of Technology, doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) em Administração e pesquisadora em Inovação e Gestão Tecnológica.
Garanta a sua participação pelo site: https://anprotec.org.br/conferencia2023/
*A Conferência é uma colaboração entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).