Conheça um pouco mais

Palestrante

Guila Calheiros

Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovador

Guila Calheiros é especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia. Tem mais de 20 anos dedicados a gestão de projetos e captação de recursos e leciona há cerca de 15 anos em cursos de graduação e pós-graduação. 

Atualmente, Guila é Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), professor de pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Colíder do Eixo de Fortalecimento das Organizações Intermediárias da ENIMPACTO – Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto.

Durante 8 anos, atuou como Diretor de Inovação e Competitividade do Parque Tecnológico Porto Digital, assegurando o reconhecimento desse ambiente inovador como melhor parque tecnológico do país por 3 vezes. Em paralelo, Guila foi membro da Câmara de Inovação e do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Em sua trajetória, Guila também foi Superintendente Executivo da Anprotec, período que a instituição foi condecorada com a Medalha Nacional do Mérito Científico. Além de secretário de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação do Recife, Gerente de Relações Institucionais do C.E.S.A.R, vice-presidente de ambientes de inovação do Fórum Inova Cidades vinculado a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e membro dos Conselhos da FINEP, da RNP, da ABDI, do Porto Digital, do SOFETX Nacional, do SOFTEX Recife e da ARIES, além de Diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Olinda e Gerente de Projetos de empresa de base tecnológica. Como professor, lecionou na Faculdade da Indústria (IEL/SENAI), na FCAP/UPE, no CEDEPE, na Faculdade Marista e na Faculdade SENAC.

Com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e certificação PMP® – Project Management Professional do PMI – Project Management Institute, Guila tem longa atuação nos três hélices: academia, governo e mercado. 

Em 2016, Guila foi indicado e selecionado pelo Ministério dos Assuntos Exteriores da França para participar do Programa de Personalidades Promissoras (PIPA). Em 2018, coordenou a convite do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) o Grupo de Trabalho de revisão e atualização do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e aos Parques Tecnológicos (PNI).

Empresa: SETEC-MCTI

PROGRAMAÇÃO