Após três dias de muitas conexões criadas, conhecimento compartilhado e experiências coletivas, a 33ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, chega ao fim em Brasília.

Neste ano, o evento teve como tema “Inovação e Sociedade: tecnologias emergentes e a transformação do empreendedorismo e abordou sobre os impactos, oportunidades e desafios das mudanças provocadas pelas tecnologias emergentes sobre o campo de empreendedorismo inovador no Brasil, além das práticas e ferramentas para ambientes e ecossistemas de inovação para a criação de negócios, ganhos de produtividade e escala, para a inovação e para o desenvolvimento sustentável no país.

A cerimônia de encerramento contou com a presença de Francisco Saboya, presidente da Anprotec, Paulo Renato Cabral, gerente de inovação do Sebrae Nacional, e Marcelo Camargo, gerente da Finep.

Paulo Renato iniciou seu discurso ressaltando a longevidade da parceria entre a Anprotec e o Sebrae, que juntos possuem um papel primordial na promoção à inovação e ao desenvolvimento do Brasil em Ciência, Tecnologia e Inovação. “É muito gratificante ter instituições como a Anprotec, que conta com uma equipe com pessoas de todas as frentes do ecossistema de inovação”.

Em seguida, Marcelo Camargo, apresentou números que ilustram os investimentos recentes em inovação e se mostrou otimista com o cenário de CT&I para os próximos anos. 

“Nós construímos essa parceria com a Anprotec e com o Sebrae porque acreditamos no país, e os ambientes de inovação são parte dessa história. Do lado da Finep, estamos criando um portfólio de serviços para investir recursos nas instituições do ecossistema. O nosso papel é dar escala para esse investimento e fazer com que ele chegue em cada vez mais instituições”.

Por último, Francisco Saboya agradeceu aos participantes, palestrantes, patrocinadores e todos que contribuíram com a realização de mais uma edição da Conferência Anprotec e destacou a resiliência da instituição em meio a um cenário difícil nos últimos anos. “Foi uma honra muito grande ver uma programação com foco em diversidade, tratando sobre temas tão necessários para a sociedade. Nós passamos por um período difícil em que a ciência foi relegada, e graças a base sólida e trabalho em rede que nós conseguimos continuar lutando pela inovação no país. Agora temos uma boa perspectiva de futuro com descontingenciamento do FNDCT e com mais recursos disponíveis para investimento. Tenho certeza que a Anprotec vai trabalhar ainda mais para seguir contribuindo com o desenvolvimento do país”.

A Anprotec agradece os patrocinadores do evento: MCTI, CNPq, Finep, RNP, Giga Candanga, Parque Tecnológico Itaipu, ABDI, PIT, Parque Tecnológico UFRJ e Tecnosinos.