Na manhã do terceiro dia de evento, 8/11, a Conferência Anprotec 2023 realizou a exibição do documentário “Ecossistemas de Inovação”, que percorreu mais de 20 mil km do país em busca de ecossistemas de empreendedorismo e inovação capazes de criar soluções para problemas locais e globais. O longa é uma produção da Prosa Press, produtora audiovisual de projetos corporativos, com a direção de Patrícia Travassos.
A produção levou cerca de um ano, e contou com quase 100 entrevistas. Participam do documentário grandes nomes da inovação como Silvio Meira (Porto Digital/PE), Jorge Audy (Tecnopuc/RS), Romero Rodrigues (Buscapé), Moacir Marafon (Softplan/SC), Marcelo Dantas (Bienal do Mercosul), além de empreendedores, investidores e pesquisadores.
Daniel Leipnitz, vice-presidente da Anprotec, também foi um dos entrevistados e abordou no documentário sua visão sobre a importância da inovação de um país andar em conjunto. “Quando nós fomos conhecer a Coreia do Sul o que mais nos chamou a atenção não foi a inovação em si. O que mais nos despertou a atenção foi como todos estavam remando para o mesmo lado”, afirmou.
Após a exibição do filme, foi realizado um debate sobre a produção e os ecossistemas de inovação do país, com a presença de Maurício Guedes, Superintendente de Inovação e Sustentabilidade – RJ e a Diretora do filme, Patrícia Travassos.
“Esse documentário tem tido uma repercussão orgânica muito surpreendente. Os agentes e os ecossistemas têm compartilhado e incentivado outros a assistir, se inspirar e a despertar discussões. A nossa maior intenção com a produção foi despertar paixão nas pessoas e demonstrar que um ecossistema de inovação pode residir em qualquer lugar, gerar valor socioeconômico e proporcionar novas perspectivas para aquela população”, afirmou.
Ecossistemas que aparecem no documentário:
- Porto Digital – Recife/PE;
- Tecnopuc e Instituto Caldeira- Porto Alegre/RS;
- Rota da Inovação- Florianópolis/SC;
- G10 Favelas – São Paulo/SP;
- Parque Tecnológico – São José dos Campos/SP;
- Unicamp – Campinas/SP;
- Distrito de Inovação, Tech hub Manaus, Sidia – Manaus/AM;
- Vale da Eletrônica – Santa Rita do Sapucaí/MG
O filme está disponível na íntegra e gratuitamente no YouTube da produtora.