Ao longo dos últimos anos, a Conferência Anprotec reuniu grandes referências de todo o mundo para debater as oportunidades e desafios dos ambientes de inovação.
Presidente do Global Steering Group for Impact Investing
Cofundador da
Indicator Capital
CEO da Fábrica de
Startups Brasil
CEO – Movimento Black Money & D’Black Bank
Diretor Executivo Fundador da Singularity University
Professor – University of Maryland
Diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Consultor de Inovação – Eurecat – Technology Centre of Catalonia
Cientista-Chefe – The Digital Strategy Company & Professor Extraordinário – CESAR.school
Diretora-Executiva de Inovação e Tecnologia – Embrapa
Como já é de costume, reuniremos grandes referências de todo o mundo para debater as oportunidades e desafios dos ambientes de inovação.
Bram Pauwels contribui para o posicionamento externo da EBN entre as partes interessadas corporativas e governamentais (UE e nacionais) no setor de inovação. Com mais de nove anos de experiência internacional em comunicação estratégica e marketing nos setores público e privado, aplicou suas habilidades predominantemente nas áreas de startup, empreendedorismo e construção de ecossistemas de inovação. Como diretor de marketing, para uma rede internacional líder em empreendedorismo de impacto, ele participou da criação do primeiro programa de políticas para apoiar o empreendedorismo social na região metropolitana de Amsterdã. Como Fellow em um think tank europeu transdisciplinar, Bram lida com questões relacionadas à inovação social e política por meio de sua pesquisa sobre as relações entre políticas públicas e valores de empoderamento humano. Além de seus estudos de mestrado em Ciência Política (Universidade de Tel Aviv), ele está cursando um Mestrado Executivo em Estudos Europeus na Universidade de Gotemburgo.
Strategy Manager
Licenciado em Química pela Universidade Complutense de Madrid, desenvolveu a sua área de estudos em torno da Biofísica e da Astrobiologia (foi membro fundador e Investigador Sénior do Centro de Astrobiologia INTA – CSIC desde a sua fundação até 2012), especialmente a organização, evolução molecular e a origem da vida . Foi Vice-Diretor do Instituto Nacional de Bioinformática de 2004 a 2011. É membro de diversas sociedades científicas nacionais e internacionais, bem como membro fundador da Sociedade Biofísica da Espanha. Entre 1998 e 2003 foi coordenador dos Cursos de Verão na Área de Ciências da Universidade Complutense, e Diretor Geral Adjunto da Fundação Geral da UCM (2000-2004). Foi Diretor Geral de Política Universitária do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha em 2012. Em seguida, tornou-se Secretário Geral das Universidades até fevereiro de 2015.
Diretor da Funcación para el Conocimento Madri+D
Com ampla experiência em temas ligados à tecnologia e inovação, Katz é coautor do livro The New Localism: How Cities Can Thrive in the Age of Populism e The Metropolitan Revolution: How Cities and Metros are Fixing Our Broken Politics and Fragile Economy. Ambos os livros se concentram na ascensão das cidades e redes de cidades como os principais solucionadores de problemas do mundo.
Katz foi o primeiro Centennial Scholar na Brookings Institution, onde se concentrou nos desafios e oportunidades da urbanização global. Antes de assumir essa função, foi vice-presidente da Brookings Institution e diretor fundador do Brookings Metropolitan Policy Program. Antes disso, atuou como chefe de gabinete nos Estados Unidos. Após a eleição presidencial de 2008, Bruce co-liderou a equipe de habitação e transição urbana do governo de Barack Obama e atuou como consultor sênior do novo secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, secretário Shaun Donovan, durante os primeiros 100 dias de governo.
Além disso, Katz é professor visitante na London School of Economics. Em 2006, recebeu o prestigioso Prêmio Heinz em Políticas Públicas por suas contribuições para a compreensão da “função e valores das cidades e áreas metropolitanas e influenciando profundamente sua vitalidade econômica, habitabilidade e sustentabilidade”. Katz é graduado pela Brown University e pela Yale Law School.
Nowak Metro Finance Lab
Joelmo Oliveira é Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia, foi Assessor Técnico da Organização Mundial de Meteorologia no projeto Global Atmosphere Watch e Físico do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília, Pesquisador Visitante do Departamento de Computação da Universidade de València, Espanha. É Especialista em Gestão de Política de Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e membro do Working Party of National Experts on Science and Technology Indicators da OCDE. Consultor, professor e pesquisador nas áreas de Ciência de Dados, Teoria de Políticas Públicas e História da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.
Coordenador de Indicadores de CTI do MCTI
CEO do Fab Lab Rec, Edgar Andrade é pernambucano com sotaque carregado e assento no é: PÉÉRNAMBUCANO. Ativista incansável do Movimento Maker e de inovação. Doido, mas com juízo! Roda o país falando sobre possíveis caminhos para ajudarmos a conectar as pessoas, as escolas, os negócios e as cidades com o futuro. Bora moer, Edgar?
CEO da FabLab Recife
Formou-se em Bacharel em Química em 1993 e em Licenciatura em Química em 1994, ambos cursos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Realizou estágio de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) no período de 2006-2007. É pesquisadora titular no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) desde 2009, e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1B com índice H 35. Pesquisador colaboradora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Pernambuco. É membro da Academia Pernambucana de Ciencia -APC, cadeira 27, desde 2021. Foi membro Titular do Comitê de Assessoramento da Química (CA-Química) do CNPq (06/2018-06/2021. Membro de vários comitês temáticos de assessoramento do CNPq, das fundações dos Estados de Pernambuco – FACEPE (2016-atual), do Estado da Bahia – FAPESB (2016-atual), membro do comitê assessor do programa de Desenvolvimento Científico e tecnológico Regional (PDCTR) edital n. 006/2020. Membro da Comissão de Avaliação das Propostas Microscopia Eletrônica do CNEPEM (2019).
Atualmente é Diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, uma das unidades de pesquisa do MCTI.
Foi Diretora da Divisão de Química de Materiais (2018-2020), Tesoureira (2016-2018) da Sociedade Brasileira de Química. Faz parte do corpo editorial como editora chefe do periódico Química Nova.
Giovanna também contribuiu para a criação de grupos de pesquisa com reconhecida experiência nacional e internacional na área de Ciência dos Materiais e Química. As tecnologias desenvolvidas em seu grupo de pesquisa são voltadas para os problemas sociais da população, com o intuito de criar modelos que tenham efeitos demonstrativos às demais comunidades. A contemplação a inovação e relevância nacional inserido em uma política de desenvolvimento se destaca nos seus projetos. Atendendo as demandas de políticas, gestão e extensão científica ela lançou em 2012 o PROGRAMA FUTURAS CIENTISTAS, que tem como objetivo a inclusão de alunas e professoras do Ensino Médio, de Escolas públicas nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), em atividades de pesquisa desenvolvidas nos Centros de Pesquisa. O programa foi vencedor do Prêmio LED Luz na educação organizado pela Fundação Roberto Marinho. O objetivo é buscar a interação técnico-científica entre o CETENE com outras instituições tecnológicas visando estreitar relações em áreas estratégicas voltadas a tecnologia e inovação e a programas de extensão.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: SAXS, DRX, microscopia eletrônica, nanoparticulas. Desenvolve pesquisa principalmente na área de síntese e caracterização de nanomateriais para aplicação em energia sustentável. Seus projetos atuais são dedicados a produção de H2 e a sistemas fotovoltaicos. Utiliza os processos multicamadas automontadas e síntese de Nanotubos para a aplicação de sistemas nanoestruturados.
Diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Kauan von Novack é um empreendedor brasileiro e fundador de mais de 17 startups e scaleups, com 3 exits realizados e mais de 700 colaboradores. Tendo começado carreira no Brasil, logo seguiu para o Vale do Silício e posteriormente para a Europa, onde hoje é Managing Director da Startupbootcamp Global, terceira maior aceleradora de startups do mundo com investimentos em mais de 1,300 startups e 5 unicórnios.
Kauan é responsável por adicionar aproximadamente 300 startups por ano ao portfólio e supervisionar aceleradoras em 8 países. Sua missão é ajudar as novas gerações de startups a se tornarem bem sucedidas.
Startupbootcamp Global
Peter Schulz foi professor do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Unicamp durante 20 anos. Atualmente é professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, em Limeira. Além de artigos em periódicos especializados em Física e Cientometria, dedica-se à divulgação científica, ao estudo crítico de universidades e seus ambientes, bem como a questões de interdisciplinaridade. Publica regularmente artigos sobre ciência e sua história no Jornal da Unicamp e em outros veículos acadêmicos para o público geral.
Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp
Renato Dagnino, quando quase engenheiro, estudou na Universidad de Concepción, no Chile do início dos setenta, o que, das ciências sociais, se colocava como necessário. No Brasil, passou pelo mestrado em Economia do Desenvolvimento na UnB de meados dos setenta - com a dissertação ?Tecnologia Apropriada: uma alternativa? - e pelo doutorado em Ciências Humanas da Unicamp - com uma tese sobre a indústria de armamentos - depois de ter chegado por lá para ajudar a criar a primeira incubadora de empresas do hemisfério sul. Já professor titular, realizou pós-doutorado em Estudos Sociais da C&T no Science Policy Research Unit na Inglaterra, onde praticou Análise de Política para questionar a forma como lá se percebia a C&T latino-americana, e na Espanha, na Complutense, onde começou a formular os conceitos de anomalia, para entender a política de C&T dos países centrais, e de atipicidade, para explicar a condição periférica. É professor nas áreas de Análise de Políticas de Ciência Tecnologia e Inovação e de Gestão Pública no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, do qual foi um dos organizadores, orientado por Amilcar Herrera, no início dos oitenta. Tem atuado como professor visitante em várias universidades latino-americanas. Seus livros mais importantes são Ciência e Tecnologia no Brasil: o processo decisório e a comunidade de pesquisa; Neutralidade da Ciência e Determinismo Tecnológico; Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade; Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas; A indústria de Defesa no Governo Lula; Gestão Estratégica Pública; e Tecnociência Solidária, um manual estratégico. Quando lhe perguntam sobre sua formação, costuma dizer que é filho e neto de engenheiros e se declara ?engenheiro de deformação?. Diz que chegou do Colégio de Aplicação da UFRGS para as exatas, básicas e duras hard sciences. Aquelas que podem ser apalpadas nos laboratórios das universidades e empresas lucrativas do Norte e são chamadas de ?desumanas? pelos das soft sciences, produtores de papéis ?moles?; e que por viver no arquipélago das Humanities ficaram conhecidos como ?inexatos?. Por ter se desviado, como um jovem militante com o coração vermelho (à esquerda), do território pretensamente exato onde a tecnociência capitalista penetra mentes para torná-las cinzas e desumanas e dificultar a autogestão e o trabalho prazeroso, ele cedo aportou no campo dos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade que ajudou a organizar na América Latina. Um penoso esforço de avermelhamento de mente em que, arrostando o establishment acadêmico, muitos se dispuseram a acompanhá-lo, foi demarcando uma rota cognitiva contra-hegemônica. Partindo do Pensamento Latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade dos seus gurus, visitando inovacionistas, construtivistas e pensadores marxistas da ciência e da tecnologia, essa rota tem, nos seus conceitos de Adequação Sociotécnica e de Tecnociência Solidária, pontos de passagem para orientar nosso potencial tecnocientífico focando-o noutras demandas cognitivas.
Unicamp
Adriana Carvalho tem mais de 25 anos de experiência em diversidade e inclusão, cadeia de suprimentos e cargos de gestão de negócios e é apaixonada por construir um mundo melhor.
Atualmente ocupa o cargo de CEO da Generation Brasil, uma organização não governamental independente, fundada pela McKinsey & Company em 2015, e presente em 17 países que tem por missão preparar, alocar e apoiar jovens a acessarem carreiras que, de outra forma, seriam inacessíveis.
É membro do Comitê de Diversidade e Inclusão da Ambev, Conselho Consultivo do Movimento ElasLideram da Rede Brasil do Pacto Global e Fórum Gerações.
De 2020 a 2021 atuou como Diretora Associada de Diversidade e Inclusão na América Latina e Responsabilidade Corporativa na EY Brasil. De 2014 a 2020, trabalhou na ONU Mulheres Brasil, primeiro gerenciando a plataforma Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs) no Brasil, depois coordenando o porgrama “Win-Win: igualdade de gênero significa bons negócios”, iniciativa conjunta entre ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho e União Europeia, no Brasil e depois na América Latina.
Também trabalhou na Dow Brasil por 17 anos sendo 11 anos em posições de liderança de negócios América Latina.
É bacharel em Economia, pela FAAP, e mestre em Administração de Empresas pelo Insper.
CEO da Generation Brasil
Josep Miquel Piqué é engenheiro de telecomunicações e doutor em ecossistemas de Inovação. Atualmente é diretor de internacionalização e inovação de La Salle-URL, presidente executivo de La Salle Technova Barcelona, presidente da Rede Catalana de Parques Científicos e Tecnológicos, vice-presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha, e ex-presidente da IASP Internacional. Sua linha central de atividade é o projeto de economia e sociedade baseados no conhecimento.
Presidente Executivo de La Salle Technova Barcelona
Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG). Possui MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas e Presidente eleito da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entidade catarinense com aproximadamente 1500 associados e Vice Presidente da Anprotec.
Presidente do SAPIENS Parque
Ex-Presidente e Conselheiro da Anprotec (2016-2017) e da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) Latino América. Atualmente é superintendente de inovação e desenvolvimento da PUC-RS.
Professor na PUCRS
Engenheiro Mecânico pela Universidade Mackenzie, com curso de Especialização em Gestão e Liderança: FEA, FGV, Insead, Wharton, Oxford; e Curso para Conselheiro de Administração e Empresas Familiares: IBGC Membro do IBGC. Investidor e Mentor da Poliangels e membro do Conselho da SOMAR. Além disso é Co-Fundador da DSI Partners, Professor Associado da Fundação Dom Cabral, Histórico de Gestão e Liderança de quase 40 anos nas empresas: Dow Química, Fosfértil, Rio Polímeros, Quattor, Braskem, Univar e Air Products . Atualmente é Diretor Executivo ENRICH in LAC
ENRICH
Luciana Hashiba é mãe de gêmeas, casada, engenheira de alimentos pela Unicamp, mestre e doutora em Administração de Empresas pela FGV EAESP, nos temas colaboração e desempenho, inovação e sustentabilidade. Atua em inovação desde o início de sua carreira, passando por toda a cadeia de valor da indústria de embalagens. Na Natura teve trajetória focada em gestão estratégica de inovação e potencialização do modelo de inovação aberta em redes. Hoje é professora e pesquisadora com foco em inovação e sustentabilidade pela FGV EAESP, faz parte da coordenação adjunta de programas para inovação da FAPESP, e dos conselhos de administração do IPT e Instituto Eldorado.
Centro de Inovação da FGV EAESP
Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, uma consultoria de transformação estratégica de negócios de todos os tipos e portes; Silvio é um dos criadores da plataforma strateegia.digital, usada pela TDS e dezenas de empresas e milhares de pessoas. É fundador e presidente do conselho de administração do Porto Digital. É também membro dos conselhos do CI&T, MAGALU, MRV e TEMPEST. É engenheiro eletrônico pelo ITA, mestre em informática pela UFPE e PhD em Computação pela University of Kent at Canterbury, no Reino Unido. É professor emérito do Centro de Informática da UFPE e professor extraordinário da cesar.school.
Cientista-chefe da TDS.company
Químico pela UNICAMP com pós-graduação em Marketing pela ESPM e Conselheiro de Administração pelo IBGC. Iniciou sua carreira como trainee da Unilever tendo atuado em posições executivas nas áreas Industrial, Logística e P&D no Brasil e na Índia. Sua última posição na Unilever foi Diretor de P&D de produtos de Higiene e Beleza para a América Latina e Diretor Mundial do Centro de Tecnologia de Sabonetes. Após a Unilever foi convidado para assumir a Vice Presidência de P&D da divisão de Consumer Health Care da J&J primeiramente para a América Latina e depois para a Ásia Pacífico sendo baseado em Singapura onde construiu e liderou o Centro de Inovação para mercados emergentes em Xangai na China. Atuou na sequência como Vice Presidente de P&D para a América Latina na PepsiCo Alimentos e depois assumiu a Vice Presidência de Inovação da Natura. Nos últimos anos foi o Chief Technology & Scientific Officer do grupo Centroflora, e mais recentemente assumiu a Vice Presidência Executiva do grupo Interbrilho.
Também tem atuado fortemente para impulsionar o ecossistema de inovação no Brasil tendo sido Presidente da ANPEI (Associação Nacional de P&D das empresas inovadoras), Coordenador de Área do programa PIPE da FAPESP, conselheiro do Instituto Nacional de Tecnologia, conselheiro do SEBRAE nacional e membro do Conselho Superior de Inovação de Competitividade da FIESP.
Vice-Presidente Executivo da Interbrilho
Mestre pela Harvard Law School e pela FGV Direito-Rio. Doutorando em Engenharia de Software, CIn/UFPE. Sócio-fundador de startups. Trabalhou no escritório de advocacia BM&A. Foi Diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital. Atuou como gestor municipal de Arts & Science em Olinda-PE. Criador do Festival Arte em Toda Parte.
Economista (UFRJ), Pos-Graduado em Gestao (ISEG Lisboa), Mestre em Engenharia de Producao (COPPE-UFRJ) e MBA (Instituto de Empresa de Madrid).
Trabalha ha mais de 20 anos com desenvolvimento de novos negocios e e um entusiasta do tema de inovacao & criatividade.
Mentor da Raketo Venture Market e da Aceleradora Start You Up.
iFood
Head de Governança, Tecnologia e Inovação – KPE Engenharia
Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Tecnologia e Ciências(2016). Atualmente é Técnico de Processos Tecnológicos da Companhia de Gas da Bahia Bahiagas. Tem experiência na área de Engenharia Civil.
Engenheiro Civil e Tec. Fiscal – BAHIGÁS
Quilmes – Argentina
ENGENHEIRO ELÉTRICO, com especialização em Gestão Pública em Ciência e Tecnologia. MINISTÉRIO DAS CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (2016-atual): Atualmente é Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação - SEMPI. , sendo responsável por subsidiar a formulação de políticas, diretrizes, objetivos e metas relativos à inovação digital, à pesquisa científica e ao desenvolvimento industrial e tecnológico do setor de tecnologias da informação e da comunicação do País, em especial as medidas necessárias à execução das políticas nacionais de informática e automação e de tecnologias da informação e comunicação, tais como aquelas relacionadas à indústria de semicondutores, microeletrônica, 6G e internet das coisas.
Secretário de Empreendedorismo e Inovação – SEMPI/MCTI
Administrador (UFBA) e MBA em Finanças Corporativas (FGV). Experiência nas áreas de investimentos, novos negócios e estruturação de projetos em posições de liderança na Odebrecht e no setor público. Fundador da 3C Invest e atual CEO do Hub Salvador.
Lighthouse – Investimento & Inovação
Mestre em Cultura & Sociedade, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Salvador, especialização pela Fundação Getúlio Vargas e Ohio University em Gestão Empresarial Internacional. Também é especialista em Gestão do Desenvolvimento territorial através da Faculdade de Administração, Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social - CIAGS, Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Gerente Executivo do Hub Inovação Nordeste - Hubine - área responsável pela gestão da Inovação do Banco do Nordeste do Brasil. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em comunicação organizacional, na área de Políticas para o Desenvolvimento, avaliação e monitoração de Políticas Públicas, e Planejamento. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Inovação, Políticas Públicas, Comunicação Organizacional, Produção Cultural, Financiamento a Cultura, Cultura e Desenvolvimento, Gestão da Cultura, Economia Criativa.
Gerente executivo – Hub de Inovação Banco do Nordeste
Executivo sênior de mindset inovador com ampla experiência como investidor de startups, mentor, conselheiro e empreendedor com mais de vinte anos de gestão em Vendas, Marketing e Operações. Adicionalmente, com relevante experiência em Finanças e Fusões e Aquisições. Carreira desenvolvida em Empresas de Serviços principalmente nas indústrias de Saúde, Educação e Consultoria. Forte histórico de entrega de resultados em ambientes complexos e desafiadores. Experiência de gestão desde start-ups até líderes de mercado. De Empresas Familiares a Corporações Internacionais. Liderança de pequenas equipes para mais de 200 profissionais. Mestre em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Estratégia. Bacharel em Economia. Cidadania Brasileira e Italiana/Zona do Euro
Ventiur
ABDI
Livia é Gerente no Departamento de Gestão de Investimentos em Fundos, atua há mais de 10 anos com investimentos em seed e venture capital e acompanha a carteira de Fundos investidos pela BNDESPAR. Lívia é formada em administração e possui mestrado em administração com foco em inovação, além de pós graduação em finanças corporativas.
Departamento de Gestão de Investimentos em Fundos – BNDES
Eng. Mecânico com especialização em projetos e desenvolvimento de motores e combustíveis alternativos
Coordenador-Geral de Ambientes Inovadores e Startups
Diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador Substituto da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI
MCTI
Possui graduação em Engenharia Química (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2015/2016 realizou pós-doutorado na North Carolina State University (NC State), Raleigh (USA), na área de Gestão da Inovação. Desde 2007, é professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP), onde foi Chefe de Departamento, de 2017-2019. É Diretora Executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), órgão que reúne a Incubadora de Empresas, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), a Central de Empresas Juniores e o Núcleo de Desenvolvimento Social (Nudese). É Diretora da Rede Mineira de Inovação (gestão 2021/2022). É coordenadora da Câmara Especial de Políticas Públicas da Fapemig. É docente do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (MPITIP) da UFMG e do Mestrado em Economia da UFV. É Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão da Produção e foi coordenadora do Engenharia de Segurança do Trabalho. Foi Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de engenharia de produção, de 2010-2022. Na UFV, de 2011 a 2015, foi Diretora do CenTev; e de 2007 a 2011, foi Coordenadora da Incubadora de Empresas. Foi Membro da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV (CPPI/NIT), de 2008-2015. Coordenou os trabalhos de criação da Revista Eletrônica Produção & Engenharia (2008). Foi Diretora de Rede Mineira de Inovação (RMI), gestão 2013/2014. Foi Diretora da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), gestão 2010/2011, onde atualmente participa do Grupo de Trabalho de Graduação. Suas áreas prioritárias de atuação são: gestão da inovação e desenvolvimento de produto. É líder do grupo de pesquisa e extensão tecnológica Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG).
Diretora Executiva – CenTev
Diretor do LNNano/CNPEM. Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e Ph.D. em Física pelo Massachusetts Institute of Technology (1996). Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador 1A do CNPq. Guggenheim Fellow (2003) e Young Scientist Award TWAS-ROLAC, Physics (2009). Pesquisador visitante na U. C. Berkeley em 2003-2005 e 2009. 2010, e no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) em 2020-2021. Coordenador do Laboratório de Nanometrologia Teórica do Inmetro (2006-2016). Membro do Comité de Assessoramento de Física e Astronomia do CNPq (2014- 2017). Membro da IUPAP Comission C8 (Semiconductor Physics) (2017-2021). Membro (2017-2019) e Presidente (2019-2021) da Comissão de Área de Física da Matéria Condensada e Materiais da Sociedade Brasileira de Física. Vice- Presidente da Sociedade Brasileira de Física (2021-2023). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: grafeno e materiais 2D, nanotubos de carbono, semicondutores, dispositivos orgânicos e superficies
Diretor do LNNano/CNPEM
Doutor em Ciências pelo ITA - Instituto de Tecnologias Aeronáuticas, Engenheiro Internacional de Soldagem pelo IIW (International Institute of Welding) e mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC, com ênfase em Fabricação/ Processos de Soldagem. Foi Diretor Regional do SENAI- BA, conselheiro do IEL - Instituto Euvaldo Lodi e conselheiro do IFBA - Instituto Federal da Bahia. Atuou na liderança de projetos estruturantes no Brasil e no exterior, participou da concepção e implantação da Unidade Embrapii no SENAI CIMATEC e atualmente ocupa o cargo de Diretor de Operações do SENAI CIMATEC e de Vice-reitor e Pró-reitor de Tecnologia e Inovação do Centro Universitário SENAI CIMATEC.
Diretor de Operações do SENAI CIMATEC
Apaixonada por empreendedorismo e comunidades periféricas. Founder da Wakanda Educação Empreendedora, uma empresa que traduz conteúdo do empreendedorismo tradicional utilizando a linguagem informal e regional como tecnologia, permitindo acesso e fortalecimento de negócios periféricos e por necessidade. Palestrante no TedX, participante da 5a Temporada do Shark Tank Brasil e capa da Forbes Under 30 de 2020, destaque entre os jovens brasileiros mais influentes, empreendedores e inovadores do ano.
Founder da Wakanda Educação Empreendedora
Prof. Departamento de Química da UFMG. Graduada em química pela UFMG, mestre em materiais pelo CDTN e doutora em química pela UFMG. Realizou pós-doutorado na Rice University. Desenvolve pesquisas na área de química ambiental e de materiais, com ênfase em novas aplicações tecnológicas seguras para rejeitos de mineração de ferro nas áreas de construção civil. Também atua no desenvolvimento de nanomateriais de carbono como nanotubos, nitretos e carbonos mesoporosos para remoção de contaminantes ambientais em efluentes aquosos e no ar. Especialista em sustentabilidade e ESG. Coordenadora executiva do Plano de Ação Química e seus Atores para um Brasil Sustentável e Soberano da SBQ.
Prof. Departamento de Química da UFMG
Head de Aceleração dos ODS na IKONE Global Social League, ADVOCACY pela agenda 2030 da ONU, e Liderança Criativa, no setor público e sem fins lucrativos, na THNK School of Creative Leadership. Atuou como Diretor de Tecnologia no município de Olinda e como Diretor de Transformação Digital na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE). Foi conselheiro do Porto Digital por 11 anos. Co-fundador do Lab Griô, empresa de articulação e negócios com ações voltadas para o desenvolvimento de pessoas e territórios e da Rede Brasileira de cidades inteligentes e humanas no Brasil e Embaixador da Campus Party Brasil e Portugal.
Head de Aceleração dos ODS na IKONE Global
Gabriela Werner é cofundadora do Impact Hub Floripa e membro do Conselho do Impact Hub Global. Tem mais de 20 anos de experiência em gestão, ESG e liderança em diversos segmentos, incluindo negócios de impacto, organizações sem fins lucrativos, consultoria, finanças e manufatura. Com o Impact Hub, anfitria comunidades empreendedoras, acelera negócios de impacto, apoia ecossistemas de inovação e promove programas de inovação aberta. É apaixonada por empreendedorismo de impacto, diversidade e uma forma mais colaborativa de fazer negócios.
Cofundadora do Impact Hub Floripa
Diretor de Inovação da Prefeitura de Salvador; Sec. Executivo do Conselho Municipal de Inovação; Membro do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Inovação; Membro da Câmara de Inovação – CIT – Fecomercio/BA
Diretor de Inovação da Prefeitura de Salvador
Atua há 15 anos com os temas Inovação e Empreendedorismo. Os focos de trabalhos são consultoria em Inovação para Grandes Organizações, Universidades e Governos, Investimentos em Empresas de Tecnologia e Programas de Educação para geração de novos empreendedores e Startups. Já atuou em empresas como J&J, Natura, Petrobras, Grupo Fiat, Usiminas, Nestlé, Saint Gobain, Governo de Minas dentro outras. Foi sócio fundador das empresas de Biotecnologia Ecovec e Rizoflora ambas nascidas a partir da pesquisa das universidades e posterior ao seu crescimento ambas foram vendidas para multinacionais.
Gerente do Sebrae Nacional
Advogado especializado em Direito Empresarial, Recuperação Judicial e Reestruturação Empresarial. Mestre e Doutor em Direito pela UFMG. Emabiaxador do IBAJUD - Instituto Brasileiro da Insolvência na Bahia. Procurador do Município e cofundador do Centro de Inovação Hub Conquista.
Centro de Inovação Hub Conquista.
Mestre em Administração Estratégica pela Universidade Salvador. Pós graduada em marketing e administração. Pós graduanda em neurociência, psicologia positiva e mindfulness; pós graduanda em teologia; e pós graduanda em neuromarketing. Coach. Practitioner em PNL; formação em hipnose. Sócia na Executive Educação Continuada e Consultoria. Possui experiência como professora de pós graduação no Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM), Centro Universitário de Tecnologia e Ciências (UNIFTC); Faculdade Adventista da Bahia; e Universidade Salvador (UNIFACS). Já atuou como docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Professora TI na Universidade Salvador (UNIFACS), da rede do Ecossistema Ânima Educação. Executiva na Associação dos Lojistas do Boulevard Shopping Feira. Membro do Conselho da Rede de Educação Empreendedora. Membro da Governança do Ecossistema de Inovação de Feira de Santana. Coordenadora de Educação, Tecnologia e Inovação no Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nas seguintes vertentes: marketing, varejo, administração, empreendedorismo, inovação e gestão de carreira.
Coordenadora de Educação, Inovação e Tecnologia no Centro das Industrias de Feira de Santana/Bahia
Diretor de Inovação da Prefeitura de Salvador; Sec. Executivo do Conselho Municipal de Inovação; Membro do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Inovação; Membro da Câmara de Inovação – CIT – Fecomercio/BA
Cyklo Agritech Aceleradora