Com mais de 30 edições realizadas, a Conferência Anprotec é um grande encontro de ambientes de inovação que acontece anualmente para promover temas relacionados ao cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Realizado pela Anprotec em parceria com o SEBRAE, o evento já teve mais de 15 cidades-sede, com a participação de mais de 16 mil pessoas, de mais de 40 cidades.
Neste ano, em sua 32ª edição, o evento terá como tema “200 anos de Independência: o cenário da C,T&I no Brasil” e acontecerá na cidade de Salvador, na Bahia, entre os dias 5 e 7 de dezembro.
O evento abordará a história e o contexto que contribuíram com a criação de uma identidade brasileira no cenário de Tecnologia e Inovação, desde a independência do país até os dias de hoje, e também tratará sobre os próximos passos, oportunidades e desafios para o setor.
A temática será abordada por meio de quatro trilhas, sendo elas:
Da primeira instituição de ensino superior do país, a Escola de Cirurgia da Bahia, fundada em 1808, ao Marco Legal das Startups de 2021: quais as maiores realizações na área de C,T&I no Brasil nos últimos 200 anos? Como o ecossistema evoluiu em termos de atores, infraestrutura, regulamentação e resultados?
A Anprotec comemora 35 anos em 2022. São mais de 350 atores integrantes do movimento dos ambientes de inovação: os parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras e por eles já passaram quase 15 mil empresas. A trilha terá um formato diferente, trazendo apresentações práticas e dinâmicas de cases de sucesso de ambientes associados à Anprotec que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do cenário de C,T&I no Brasil.
Os ambientes de inovação têm um papel importante na discussão junto às universidades, ICTs, empresas, startups, governo e órgãos de fomento para debater os rumos da Ciência, Tecnologia, Inovação e do Empreendedorismo. A elaboração do Manifesto 22+ trouxe compromissos, diretrizes e ações para a inovação e tecnologia Made In Brazil no novo século. Como os ambientes de inovação se posicionam em relação às necessidades atuais e futuras de C,T&I do país?
Neste contexto, qual será o papel dos ambientes de inovação que darão suporte aos empreendedores que transformam a ciência e tecnologia em inovação? Como eles devem atuar para fomentar o empreendedorismo e, ao mesmo tempo, garantir a sua própria sustentabilidade.
A 32ª Conferência Anprotec é realizada pela Anprotec em parceria com o Sebrae e conta com a co-organização da GetIN Aceleradora, da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, e a parceria estratégica do Estado da Bahia através da Secretaria de Turismo e a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação