Partindo do tema central ‘The Great Reset – a redefinição dos ambientes de inovação’, a trilha 3 da 31ª Conferência Anprotec, que tratou sobre ‘Ambientes de Inovação como Living Labs’, foi realizada na noite desta quinta-feira (11).
Jardel Mattos, diretor de Redes e Associados da Anprotec, realizou a condução da discussão. Estavam presentes os convidados Michael Orlando, docente da Universidade de Colorado, Leandra Costa, coordenadora do Living Labs no Sebrae MS e Ana Cristina Facchineli, docente na Universidade de Caxias do Sul.
A discussão da trilha girou em torno dos livings labs, que tratam de empresas, universidades, autoridades públicas e cidadãos que podem trabalhar juntos para criar, desenvolver, validar e testar novos serviços, negócios e tecnologias da vida real, tais como as redes colaborativas virtuais entre as diferentes partes interessadas de um determinado contexto, permitindo aos diferentes atores não só participar, mas também contribuir no processo de inovação.
Michael Orlando, docente da Universidade de Colorado, iniciou discutindo o papel das cidades no contexto pós-covid. Para ele, ao mesmo tempo que a densidade é o que torna uma cidade especial, por permitir múltiplas possibilidades culturais e conexões econômicas, esse mesmo fator foi justamente o que deveria ser evitado em um contexto de pandemia.
No entanto, como Michael ressalta, essa situação não vai durar para sempre, conforme a população se vacina e novos tratamentos vão se consolidando. E, nesse momento, as cidades reafirmarão sua magia, por meio de sua capacidade de aprimorar o compartilhamento, a correspondência e o aprendizado.
“É importante sintetizar informações e técnicas para conseguir criar soluções e aproveitar oportunidades, isso envolve entender os limites de confiança entre a cooperação entre os parceiros. Membros dessas inovações são ainda mais importantes no mundo pós covid, o desafio é aproveitar o tempo que temos juntos em uma troca mais eficiente”, afirmou.
Na sequência, Leandra Costa, coordenadora do Living Labs no Sebrae MS, apresentou o laboratório vivo de inovação aberta e social, um projeto colaborativo iniciado pelo Sebrae e 40 parceiros, que promove, fomenta e ajuda a desenvolver a cultura inovadora em todo o estado do MS.
As principais frentes de impacto do Living Labs Sebrae são, Hub de inovação para promover conexão, produção e disseminação de conteúdo, programas de aceleração para a comunidade, ativação e uso do living lab como troca de conhecimento. Já são quase 2,5 milhões de pessoas beneficiadas e mais de 719 startups acompanhadas.
A seguir, Ana Cristina Facchineli, docente na Universidade de Caxias do Sul, apresentou o Living labs da Universidade comunitária, com ênfase na preocupação com o desenvolvimento regional e com a necessidade de integrar a cidade aos modelos de inovação centrados no cidadão.
O City Living Lab foi constituído a partir de pesquisa de circunstâncias da vida real, promovendo e gerando inovação. Com o foco em compartilhar conhecimento de forma que ele seja utilizado pela sociedade e região, com propostas formativas a partir das demandas da sociedade. E tendo o conhecimento como principal fator de desenvolvimento.
Segundo Orlando, somente com o compartilhamento do conhecimento será possível superar os desafios e se fortalecer através da interação. Por isso a importância de ter informações para tomadas de decisões. O ambiente de inovação aberta deve ser um programa focado em compartilhar informações e desenvolver habilidades.
“Percebemos que isso funciona de forma muito efetiva e assim o momento e ambiente de interação se tornam muito mais eficazes e produtivos, dessa forma a tecnologia acaba ajudando a nos aproximarmos”, explicou.
Em seguida, Costa ressaltou a importância de fazer inovação para pessoas reais no mundo real, no momento atual.
“O real não é único, ele tem várias perspectivas, e por isso é tão necessário diálogo, desdobramento em muitas ações e compartilhamento constante de informações entre os parceiros para estabelecer um relacionamento”, afirmou.
Ela explicou ainda que a inovação é muito importante, mas que ela precisa vir a serviço do homem, e não o inverso. Só assim os projetos vão se sustentar e fazer sentido.
“Não adianta tecnologia se não servir para o ser humano. E eis o desafio pós pandemia: como reordenar essa forma acelerada de economia e trazer o ser humano no centro”, ressaltou.
Facchinelli acrescentou ainda que o cidadão informado é melhor engajado e isso o leva a um comportamento mais positivo, e que durante a pandemia ficou perceptível a importância desse positivismo da população.
Para isso, é necessário um canal constantemente aberto para usar o conhecimento científico em prol da própria população e que seja capaz de avaliar a eficiência dos investimentos da cidade em relação a percepção da população em relação ao investimento. Inovação para solucionar e endereçar os impactos sociais.
Jardel encerrou afirmando que o Pós Pandemia é o momento de compartilhar as habilidades e o aprendizado, e que a chave para a evolução é fazer isso juntos.
Especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia, com mais de 15 anos dedicados à gestão de projetos e captação de recursos. Atuou como Diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, período no qual o parque tecnológico foi reconhecido como principal ambiente de inovação do país por três vezes. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. É vice-presidente de ambientes de inovação do Fórum Inova Cidades, vinculado à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), e membro do Conselho de Administração do Porto Digital e do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)
Blockchain Technologist. Consultant na empresa A criação.com. CEO / Growth Hacker na empresa VoVs
Possui graduação em Engenharia Química (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2015/2016 realizou pós-doutorado na North Carolina State University (NC State), Raleigh (USA), na área de Gestão da Inovação. Desde 2007, é professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP), onde foi Chefe de Departamento. É coordenadora da Câmara de Assessoramento de Políticas Públicas da Fapemig. É docente do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (MPITIP) da UFMG e do Mestrado em Economia da UFV. É Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão da Produção e foi coordenadora do Engenharia de Segurança do Trabalho. É líder do grupo de pesquisa e extensão tecnológica Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG).
Consultor de inovação com experiência na interseção de negócios, sustentabilidade e tecnologia. Possui experiência em metodologias de apoio ao empreendedorismo e inovação (inovação de modelos de negócios, inovação aberta, design thinking, aceleração de startups, empreendedorismo corporativo, estratégias de DPI), atualmente trabalha no departamento de Consultoria de Tecnologia da Eurecat, Centro Tecnológico da Catalunha (Espanha).
Ex-Presidente e Conselheiro da Anprotec (2016-2017) e da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) Latino América. Atualmente é superintendente de inovação e desenvolvimento da PUC-RS.
Consultor de inovação com experiência na interseção de negócios, sustentabilidade e tecnologia. Possui experiência em metodologias de apoio ao empreendedorismo e inovação (inovação de modelos de negócios, inovação aberta, design thinking, aceleração de startups, empreendedorismo corporativo, estratégias de DPI), atualmente trabalha no departamento de Consultoria de Tecnologia da Eurecat, Centro Tecnológico da Catalunha (Espanha).
MIT Sloan Business School e Babson College. Participou em 2020 como voluntária no Instituto Clayton Christensen para Inovação Disruptiva, com orientação de Efosa Ojomo. Fundadora e líder da Catalyze Innovations Initiative para o Brasil e a América Latina. É hoje a grande disseminadora no mercado brasileiro das teorias de inovação do Prof. Ela também é colunista mensal do MIT Sloan Management Review Brasil e professora da Fundação Dom Cabral.
Mestra em Administração pela Universidade Federal de Goiás - linha de pesquisa Estratégia, Empreendedorismo e Inovação, com foco em Retenção do Conhecimento em Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica; Especialista em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Salgado de Oliveira. Gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da - CEI (2004-atual); Foi Diretora de Administração e Finanças da Anprotec (2018-2019); Diretora de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia (2013-2015); Presidente da Rede Goiana de Inovação ((2017- 2019); Membro do Conselho Curador da FUNTEC (2013 - 2016).
Coordenador de Empreendedorismo e Inovação do NEXUS - Hub de Inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos. Foi gestor da Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ. Ocupou a coordenação da ReInc - Rede de agentes promotores de empreendimentos inovadores do Rio de Janeiro. Experiência de mais de 15 anos na área acadêmica tendo atuado na Fundação Getúlio Vargas como coordenador interno. É pesquisador de desenvolvimento estratégico do Laboratório de Design de Tecnologias Assistivas da ESDI/UERJ e líder do Grupo de Pesquisas Lattes Núcleo de Estudos e Desenvolvimento Tecnológico em Design de Tecnologias Assistivas - UERJ.
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pela UnB, e especialista em Marketing pela FGV e em Finanças pelo IBMEC. Graduado em Publicidade pela UnB. Atualmente coordena projetos de ecossistemas de inovação e ambientes de inovação no Sebrae/NA. Já coordenou o programa de aceleração de startups InovAtiva Brasil e trabalhou com projetos de P&D, inovação aberta e impacto social pelo Sebrae.
Cofundadora Aor PET. Profissional contábil com oito anos de experiência, membro do Comitê de Estudos e Implementação do IRFS16/CPC06, Projeto de elaboração de KPIs da área contábil e participante ativo em projetos de melhoria e elaboração de estudos para subsidiar o coordenador e a gerência para tomada de decisão. Conhecimento em IFRS/CPC, normativas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), SAP e Mastersaf (ECD/ECF). DiplomaMaster of Business Administration - MBA.
Analista de Inovação Sr, Britânia Eletrodomésticos, Analista de Inovação ICTS Protiviti DiplomaMaster of Business Administration - MBA, FIAP, Business Innovation, Bacharelado em Engenharia pela UFBA - Universidade Federal da Bahia.
Gianna Sagazio é diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). É membro titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT); membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP); membro do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); membro do Comitê Gestor da Sala de Inovação, do Ministério da Economia (ME) e membro da Comissão Nacional de Coordenação do Projeto Diálogos pelo Brasil da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Gabriela Werner é sócia fundadora da Impact Hub Floripa, com mais de 15 anos de experiência em gestão, sustentabilidade e marketing em diversos segmentos, incluindo ONGs, consultoria, finanças e manufatura. Ela é apaixonada por empreendedorismo de impacto, igualdade de gênero e uma forma mais colaborativa de fazer negócios.
Gustavo Araujo é co-fundador e CEO do Distrito, maior ecossistema independente de startups do país. Antes do Distrito fundou a ALIFE, Venture Capital de alimentos e bebidas e fez carreira executiva em empresas como Microsoft, Sony e Whirlpool.
Gerente de Tecnologia e Inovação – SENAI CIMATEC. Mestre em Administração pela Universidade Salvador - UNIFACS (2005), pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing/ SP (2000) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador (1997). A trajetória profissional inclui experiências como executivo, consultor, professor e pesquisador acadêmico.
Diretora-Executiva de Inovação e Tecnologia no Embrapa. Possui Pós Doutorado em Inovação Tecnológica pela UFSCar, Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar, Doutorado Sandwich na Universidade de Wisconsin-Madison/USA com Bolsa Fulbright. Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar. Professora Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT - na UnB. Foi Diretora do Departamento de Apoio à Inovação, DEPAI, da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação - SEMPI/MCTIC. Foi Diretora do Departamento de Políticas de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Estruturantes - DETEC, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC/MCTIC.
Atualmente é gerente do Sebrae-MS e coordenadora do Living Lab. Foi Gerente do Sebrae Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Administração Comércio Exterior pela Universidade Católica Dom Bosco.
John Rennie Short se formou na Alloa Academy, na University of Aberdeen (MA) e na University of Bristol (PhD e pesquisa de pós-doutorado). Lecionou na University of Reading, Syracuse University e University of Maryland em Baltimore County (UMBC). Publicou em uma série de periódicos e é autor de 50 livros. Seus ensaios aparecem na Associated Press, Business Insider, City Metric, Conversation, La Repubblica, Market Watch, Newsweek, PBS Newshour, Quartz, Salon, Slate, Time, US News and World Report, Washington Post e World Economic Forum.
Diretor de Redes e Associados (Anprotec), Coordenador de empreendimentos e inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Direito na Universidade de São Paulo (USP). Advogado. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2016). Presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (Rede MS de Inovação) (2015/2019). Ex-Diretor da Anprotec (2016/2017). Ex-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) (2015/2018).
Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG). Possui MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas e Presidente eleito da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entidade catarinense com aproximadamente 1500 associados e Vice Presidente da Anprotec.
Agile Expert na Knowledge21, trabalha com produtos digitais há 10 anos, liderando produtos de TI para web e mobile. Autora da série de livros The Product Agile e de OKR e Business Strategy for Transformation. Certificada como CSP, PMP, CSM, PSMI, CSPO, Lean-Kanban, contribui com iniciativas de inclusão como Code Like A Girl. Formada em cinema, canta e desenha nas horas vagas e conta histórias como forma de contribuir para um mundo melhor.
Pós-doutorado em Inteligência Estratégica - Universidad de Deusto (2010) Espanha, doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação - Université de Poitiers (2002), França mestrado em Informação Estratégica e Crítica Vigília Tecnológi - Université D'aix Marseille (1994), França. Atualmente é membro da comunidade - Comunidad Iberoamericana de Sistemas de Conocimiento, membro do executive board - Annual Knowledge Cities World Summit, membro do international advisory board - World Capital Institute. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado da Universidade de Caxias do Sul.
Graduado em Ciências Econômicas (1982) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2006). É professor das disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco, FCAP-UPE. Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município do Cabo de Santo Agostinho (1998-1999) e Diretor Comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (1995-1996). Como consultor de empresas, atua nas áreas de planejamento estratégico, engenharia de processos, reestruturação organizacional, gestão da inovação e gestão do conhecimento nos mercados público e privado. Por onze anos, ocupou o cargo de Diretor-Presidente do Porto Digital. É conselheiro do CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e do Softex Recife.