Creative Startups

Quatro startups amazonenses serão aceleradas na quarta rodada do programa Samsung Creative Startups

Quatro startups do Estado do Amazonas foram selecionadas para a quarta rodada do programa de aceleração Samsung Creative Startups, realizado em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI). Alltism, Keep Smiling, RealVM e NavegAM receberão até R$ 200 mil, livres de equity, para investimento exclusivo no desenvolvimento de produtos e serviços, além de mentorias técnicas e de mercado, treinamentos e assessorias com profissionais da Samsung. No total, 12 startups participam da nova rodada.

Conheça as soluções:

ALLTISM

O ALLtism é uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de unir pais e profissionais em benefício da criança autista. A plataforma oferece o acompanhamento das atividades propostas pelos profissionais envolvidos no tratamento, como psicólogos e fonoaudiólogos, e possibilita uma visão qualitativa e quantitativa da evolução da criança. Somado a isso, o ALLtism usa Inteligência Artificial para identificar correlações nesse histórico de exercícios e recomendar melhorias no tratamento. O acesso à plataforma é viabilizado via plano de assinatura mensal.

“Com o programa Creative Startups, pretendemos impulsionar o desenvolvimento do ALLtism e conhecer ainda mais o nosso público por meio das pesquisas que faremos dentro do programa e desenvolver habilidades de negócios com as mentorias recebidas. Acreditamos que a participação nesse programa nos dará visibilidade e mais credibilidade por estarmos junto a uma marca de renome como é a Samsung”, diz Juliane Silva, CEO da ALLtism.

KEEP SMILING

A startup KeepSmiling criou uma solução que monitora a escovação de crianças por meio de jogos educativos utilizando técnicas de inteligência artificial e diversão. O dispositivo plugado em qualquer escova coleta os dados e mostra o desempenho aos pais e dentistas.

“Inspirados pelos batches anteriores, a nossa expectativa no programa é alta. Com o apoio do programa, esperamos melhorar nossa solução de maneira geral, trazendo a melhor experiência possível para as crianças durante a escovação”, diz José Maria Filho, sócio-fundador da Keep Smiling.

NavegAM

A plataforma NavegAM é uma plataforma para comercialização de passagens para embarcações fluviais. Atualmente, a NavegAM consiste em um módulo interno para as embarcações para gerenciar as informações de venda das passagens, e um App para efetuar a venda dessas passagens tanto na própria embarcação, quanto nas agências que ofertam essas passagens.

“Na próxima etapa esperamos a ajuda da Samsung para melhoria do serviço oferecido atualmente, que é a comercialização das passagens nas embarcações e agências, além de ajuda na confecção e divulgação futuramente do e-commerce em desenvolvimento durante o Samsung Creative Startups”, diz Geferson Oliveira, CEO da NavegAM.

RealVM

O RealVM é um simulador em realidade virtual no qual o aluno poderá interagir com um paciente ligado a aparelho de ventilação mecânica. Com esse método, estudantes, professores de medicina e profissionais de saúde desenvolvem o raciocínio clínico, habilidades e competências por meio de respostas às ações no simulador. O aprendizado é feito por experimentação, sendo possível repetir o processo até encontrar o resultado mais condizente com o quadro do paciente.

“Nossa expectativa no programa é o desenvolvimento e a maturação do produto com o apoio dos especialistas e mentores da Samsung Creative Startups, bem como aprimorar o modelo de negócios para assim ter a oportunidade de entrar no mercado de maneira mais sólida e profissional”, diz Sibila Lilian Osis, CEO da Sensus Creation.

Desde 2016, quando ocorreu a primeira edição do Samsung Creative Startups, 33 startups já foram aceleradas. “O Creative Startups é parte da estratégia da Samsung para impactar e incentivar, com o apoio de incubadoras parceiras, o desenvolvimento de soluções tecnológicas em todo país. O diferencial do programa é manter o foco nos produtos e serviços oferecidos pelas startups, não somente na operação do negócio. Isso aumenta consideravelmente o tempo de vida no mercado”, diz Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Ao final do Batch 4, as startups têm a chance de serem indicadas para um intercâmbio cruzado na Coreia do Sul, quando poderão apresentar as soluções desenvolvidas para investidores asiáticos. Em 2018, a IoT Makers, que criou o Galena, um roteador para Internet das Coisas que permite ao usuário conectar dispositivos como lâmpadas e smartphones e disponibiliza um sistema de autodiagnostico de segurança; e a Joga+, que desenvolveu um aplicativo para que jogadores de futebol otimizem seu desempenho em campo por meio do monitoramento das práticas feitos via smartwatch ou smartphone, foram as escolhidas.

As startups também podem ser selecionadas para participar do Samsung Developers Conference, a conferência anual de desenvolvedores realizada pela empresa em São Francisco, na Califórnia. É o caso da Dreamkid, empreendimento que criou o Felt, plataforma de jogos interativos para ajudar as crianças a expressarem e lidarem com os sentimentos, que foi a primeira startup a participar do evento por meio do Programa.