Samsung e Anprotec anunciam incubadoras

A Samsung e a Anprotec pré-selecionaram 11 incubadoras para a segunda rodada do Programa de Promoção da Economia Criativa, resultado da parceria entre Samsung, Anprotec e CCEI Daegu (Coréia do Sul), que tem o objetivo de identificar incubadoras de empresas que já estão estruturadas para fomentar a cultura do empreendedorismo inovador e a geração de negócios de alto impacto e habilitá-las para operar as atividades do programa.

 

Ao participarem do Programa, as incubadoras de empresas terão a oportunidade de implementar o modelo a partir do compartilhamento de documentos, tecnologias e práticas desenvolvidos pelo CCEI.

 

Os mecanismos pré-selecionados para esta fase estão habilitados a convidar e orientar as startups de sua região, incubadas ou não, a participarem da 2ª Chamada para Seleção de Empreendimentos do Programa. A incubadora somente será selecionada se um ou mais empreendimentos vinculados a ela também forem selecionados pela Samsung. Além disso, a equipe do programa fará uma visita técnica para validação das informações submetidas e avaliação de infraestrutura e portfólio de serviços.

 

As incubadoras de empresas selecionadas terão que participar do evento de transferência de conhecimento, que será realizado na sede da Anprotec, em Brasília (DF); controlar e monitorar as futuras empresas incubadas no âmbito do programa e zelar pela administração e uso adequado dos recursos provenientes deste projeto. Além disso, é preciso possuir os recursos materiais e humanos necessários para o sucesso da operacionalização do programa.

 

A equipe de organização do programa entrará em contato com as incubadoras selecionadas para iniciar o processo.

 

Confira as incubadoras selecionadas:

sem-titulo-3

A Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em uma chamada específica para a região da Amazônia, também foi habilitada para integrar a segunda etapa do Programa na Região Norte. Ela é regulamentada pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), vinculado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Para participar, a incubadora passou por um processo seletivo que começou com o lançamento da chamada em dezembro passado, na capital amazonense.

 

Parceria

Em abril de 2015, um Memorando de Intenções foi assinado prevendo a cooperação e a coordenação para a implementação do Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, criado na Coréia do Sul pelo CCEI Daegu – Centro de Economia Criativa e Inovação. O acordo foi assinado por Sunil Kim, presidente do CCEI, Francilene Procópio Garcia, então presidente da Anprotec, e Pedro Kim, presidente da Samsung Electronics para a América Latina.

 

Por meio desse acordo, a Anprotec, com apoio da Samsung, tornou-se a executora do Programa de Economia Criativa para o território brasileiro e promoverá sua disseminação por meio de treinamentos e capacitações, articulando políticas públicas e gerando conhecimento em inovação e empreendedorismo para mais de 300 membros associados.

 

A Samsung, por sua vez, provê suporte como facilitadora das comunicações entre a Anprotec e o CCEI, identifica e recomenda projetos para participarem do programa e contribui para a colaboração com as startups inovadoras. Os planos da empresa preveem investimentos no programa pelo período de cinco anos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.