Tiara Bicalho é engenheira de Produção formada pela UFMG, com mestrado em Administração, com ênfase em Estratégia e Gestão da Inovação, pela mesma instituição. Possui mais de 10 anos de experiência em gestão da inovação tecnológica e na captação e gestão de recursos financeiros para inovação, tendo apoiado empresas de diversos setores na implementação de processos inovadores capazes de gerar valor para seus negócios.
Ingressou na Petrobras em 2018, atuando na área de Inovação em Ecossistemas Empreendedores, onde contribuiu para a estruturação e o fortalecimento de iniciativas de inovação aberta com startups, além da conexão com o ecossistema de inovação. Em 2023, coordenou o Programa Conexões para Inovação, impulsionando parcerias estratégicas e a aquisição de soluções inovadoras por meio dos instrumentos previstos no Marco Legal das Startups.
Atualmente, atua na área de Inovação Aberta Corporativa, na gerência de Transformação Digital da Petrobras, onde lidera o portfólio de projetos corporativos de P&D na área de TIC. Também trabalha na identificação de desafios, testes e implementação de tecnologias inovadoras em parceria com startups, empresas de base tecnológica, centros de pesquisa e universidades.