O Evento

O tema da 30ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação busca discutir os desafios e as oportunidades advindas da nova dinâmica global e em um cenário em constante transformação e de competitividade global.

De acordo com Silvio Meira, presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, durante webinar da série AnproTalks – encontros virtuais realizados antes da Conferência para a contextualização do novo tema – a transformação digital deve ser destacada como uma inovação estratégica, englobando uma mudança radical dos fundamentos de suporte aos processos de criação, entrega e captura de valor em todos os tipos de organização, com as bases analógicas – ou analógicas digitais – sendo trocadas por plataformas digitais em rede.

Nesse sentido, teremos mudanças radicais na agilidade e na eficiência dos negócios e transformações da experiência do consumidor e da competitividade. Nesse contexto, a inovação só é sustentável quando acontece no modelo de negócios. E a crise da Covid-19 está acelerando a demanda por aprendizado, principalmente o digital.

Essas novas tecnologias são utilizadas para automação e troca de dados e utilizam conceitos como ciberespaços, internet das coisas, big data, inteligência artificial, e computação em nuvem, por exemplo. Assim, a transformação digital facilita a visão e a execução das smarts cities e factories, ao mesmo tempo em que apresenta novos desafios técnicos e estruturais para empresas e ambientes de inovação.

No cenário de instabilidades em que vivemos nos últimos anos, no Brasil e no mundo, é muito importante que os ambientes de inovação estejam atentos à adoção de modelos flexíveis e abertos, para que consigam atrair projetos de alto potencial, se reinventando, sempre que necessário, diante dos atuais desafios impostos pelas novas tecnologias.

Compreender as dinâmicas e ações que geram competitividade aos novos negócios, aprofundando práticas inovadoras na infraestrutura de produção, na relação com o mercado e o cliente, na lógica financeira e em suas demandas por tecnologias e diferenciações, é o trabalho chave dos ambientes de inovação nesse novo contexto; assim como se manter atualizado com as práticas de corporate venture, internacionalização e impacto social e ambiental.

Nesse sentido, a partir do tema central “Ambientes de Inovação 4.0: Desafios e Oportunidades na Nova Dinâmica Global”, a Conferência 2020 também traz cinco subtemas que irão nortear os debates:

Capital Humano: O papel e os desafios dos ambientes de inovação 4.0;

Inovação Aberta: Ecossistema de inovação como instrumentos de transformação das indústrias tradicionais;

Financiamento: Novos modelos de sustentabilidade para os ambientes de inovação;

Cidades: Ecossistemas de inovação como alavancas para o desenvolvimento humano sustentável;

Tecnologia: O papel dos ambientes de inovação para a geração de soluções na nova dinâmica global.

Portanto, para entender esta nova dinâmica global de modelos de interação entre os principais atores do ecossistema de inovação, com uma rica fonte de aprendizado, a Anprotec e o Sebrae convidam a todos a participar da primeira Conferência Anprotec Online!

Realizadores

A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores reúne mais de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos. Confiante no trabalho das instituições que representa, em conjunto com diversos parceiros envolvidos em cada uma de suas ações, contribui para que o empreendedorismo inovador colabore de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Em 2017 completou 45 anos, atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores.

Comitê Estratégico

Angélica Mendes Salles (Anprotec)
Artur Gibbon (Reginp)
Carlos Eduardo de Souza Aranha (Anprotec)
Daniel dos Santos Leipnitz (Anprotec)
Daniele Carolina Eckert (Reginp)
Fernando Amestoy (IASP Latam)
Guila Calheiros (Anprotec)
Krishna Faria (Sebrae)
Rosana Jamal Francisco dos Santos Fernandes (Anprotec)
Wébia Pereira da Silva (Sebrae)

Comissão Organizadora

Artur Gibbon
Carlos Eduardo de Souza Aranha
Daiana Monzon
Daniele Carolina Eckert
Enor Tonolli
Gieze Schneider
Guila Calheiros
Jardel Mattos
Liana Rigon
Márcio Machado
Michel Machado
Vanusa Leitoguinho de Sá
Zacarias Rolim

Conferências anteriores

INSCREVA-SE