Sessão 3

Tecnologia: o papel dos ambientes de inovação para a geração de tecnologia na nova dinâmica global

Até a pandemia de Covid-19, o ecommerce brasileiro via nascer 10.000 novas lojas por mês. Mas, será que isso é muito? Nesse ano, apenas nos três primeiros meses de convivência com o vírus, surgiram 135.000 lojas digitais, ou cerca de 1.500 lojas criadas por dia. Isso ocorreu principalmente nos setores de moda, serviços e alimentos.

A epidemia do primeiro Coronavírus na China, em 2002, por exemplo, fez com que a internet se tornasse o principal meio de conexão, relacionamentos e interações entre as comunidades, causando uma grande mudança cultural de comportamentos analógicos para digitais e levando o país a dominar o ecommerce no mundo.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, Sílvio Meira, nunca aprendemos tanta tecnologia – suas possibilidades e seus usos – tão rapidamente e por motivos tão claros, como nos últimos meses. A necessidade de aprendizado continua e deve se intensificar, mas o entendimento de mundo, o estabelecimento de hábitos e as dinâmicas de consumo estão mudando radicalmente, principalmente, devido ao avanço das novas tecnologias.

Nesse contexto, a transformação digital deve ser encarada pelos ambientes de inovação e os mecanismos de geração de empreendimentos como uma ‘inovação estratégica’, englobando uma mudança radical dos fundamentos de suporte aos processos de criação, entrega e captura de valor em todos os tipos de organização, com as bases analógicas – ou analógicas digitais – sendo trocadas por plataformas digitais em rede e redefinindo a maioria dos mercados.

Ao se destacarem como instituições que apoiam o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica mediante suporte para transformar ideias em empreendimentos de sucesso, os ambientes de inovação têm um papel fundamental nessa nova dinâmica global para a geração de novas tecnologias.

Durante a chamada de trabalho da 30ª edição da Conferência Anprotec, vocês estão convidados a debater sobre esse cenário com diferentes atores do ecossistema de inovação.

INSCREVA-SE