Sessão 3
Tecnologia: o papel dos ambientes de inovação para a geração de tecnologia na nova dinâmica global
Até a pandemia de Covid-19, o ecommerce brasileiro via nascer 10.000 novas lojas por mês. Mas, será que isso é muito? Nesse ano, apenas nos três primeiros meses de convivência com o vírus, surgiram 135.000 lojas digitais, ou cerca de 1.500 lojas criadas por dia. Isso ocorreu principalmente nos setores de moda, serviços e alimentos.
A epidemia do primeiro Coronavírus na China, em 2002, por exemplo, fez com que a internet se tornasse o principal meio de conexão, relacionamentos e interações entre as comunidades, causando uma grande mudança cultural de comportamentos analógicos para digitais e levando o país a dominar o ecommerce no mundo.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, Sílvio Meira, nunca aprendemos tanta tecnologia – suas possibilidades e seus usos – tão rapidamente e por motivos tão claros, como nos últimos meses. A necessidade de aprendizado continua e deve se intensificar, mas o entendimento de mundo, o estabelecimento de hábitos e as dinâmicas de consumo estão mudando radicalmente, principalmente, devido ao avanço das novas tecnologias.
Nesse contexto, a transformação digital deve ser encarada pelos ambientes de inovação e os mecanismos de geração de empreendimentos como uma ‘inovação estratégica’, englobando uma mudança radical dos fundamentos de suporte aos processos de criação, entrega e captura de valor em todos os tipos de organização, com as bases analógicas – ou analógicas digitais – sendo trocadas por plataformas digitais em rede e redefinindo a maioria dos mercados.
Ao se destacarem como instituições que apoiam o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica mediante suporte para transformar ideias em empreendimentos de sucesso, os ambientes de inovação têm um papel fundamental nessa nova dinâmica global para a geração de novas tecnologias.
Durante a chamada de trabalho da 30ª edição da Conferência Anprotec, vocês estão convidados a debater sobre esse cenário com diferentes atores do ecossistema de inovação.


Sir Donald Cohen
Walquiria Castelo Branco Lins
Gustavo Leipntiz Ene
Adryelle Pedrosa Fontes
Marcos César de Oliveira Pinto
Alexandre Mosquim
Ricardo Yogui
Robert Jansen
Célia Cruz
Leandro Carioni
João Bosco Estevam
Giovana Gohr Serenato
Daniela Carrion Venturini
Carolina Eichenberg
Aline Tusset de Rocco
Ana Berger
Igor Nazareth
Fernanda Bombardi
Evelyne Labanca
Fabrício Bianchi
Krishna Aum de Faria
Pierre Satiro
Rodrigo Dienstmann
Luiz Carvalho
Luiz Henrique Costa
Rafael Castro
Edleno Moura
Fernanda Checchinato
Rochel Montero Lago
Hulda Giesbrecht
Paulo Puppin
Julia Melo
Guilherme Ary Plonski
Anna de Souza Aranha
Ana Calçado
Francisco Saboya
Rodrigo Mendes
Carlos Eduardo Aranha
Jardel Mattos
Arthur Gibbon
Iara Neves
Rosana Jamal
Angélica Mendes Salles
Jorge Audy
Daniel dos Santos Leipnitz
Agnaldo Dantas
Guila Calheiros
Marcos Calderon
Paulo Renato Cabral
Derek Lundgren Bittar
Rodrigo Menezes
Andrea Oliveira
Evaldo Vilela
Vinicius Lages
Or Shahaf
Sebastian Welisiejko
Tecia Vieira Carvalho
Luiz Carlos Pinto da Silva Filho
Gianna Sagazio
Pedro Wongtschowski
Rodolfo Fiori
Luís Fernando Guggenberger
Mariana Fonseca
Graziella Comini