Sessão 1

Capital Humano: papel e desafios nos Ambientes de Inovação 4.0

Capital humano é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que favorecem a realização de um trabalho para produzir valor econômico. São os atributos adquiridos pelos profissionais através de estudos e experiências. A partir desse conceito, as empresas e instituições podem analisar a capacidade de seus colaboradores, independentemente de seus cargos, podendo formá-los em um caminho de desenvolvimento ascendente para gerar melhores resultados.

As empresas que valorizam o capital humano têm uma série de aspectos positivos em sua estrutura organizacional, já que os erros de execução são menores, pois o trabalho de lapidação é incessante; e a produtividade, a motivação e o engajamento, consequentemente, também são maiores. Com o tempo, o turnover também pode ser reduzido e o investimento em boas práticas pode ser pago com a redução de custos e prejuízos associados ao elevado índice de demissão, por exemplo.

O capital humano está intrinsecamente relacionado às responsabilidades de um setor de Recursos Humanos (RH) moderno. Com as novas tecnologias e as melhores práticas no desenvolvimento de talentos é possível obter um trabalho cada vez mais satisfatório, pois a avaliação de cada perfil se traduz em processos seletivos mais ágeis e precisos, e menos burocráticos e custosos.

Assim, muitas empresas e instituições já estão investindo em softwares de gestão. Por meio de uma solução integrada, por exemplo, é possível mensurar e compilar em relatórios completos os índices de desempenho, cruzar dados relevantes para a tomada de decisão mais assertiva e ágil, e automatizar processos mecânicos e repetitivos.

Nesse sentido, mais automatização e posicionamento analítico e estratégico se convertem facilmente no investimento em capital humano. Menos burocracia também permite que os especialistas de RH se dediquem na identificação de novas oportunidades e carências.

Durante a chamada de trabalho da 30ª edição da Conferência Anprotec iremos discutir sobre o papel do capital humano nos ambientes de inovação, e os principais desafios enfrentados pela área.

INSCREVA-SE