As inscrições para participar da Chamada de Trabalhos da Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação 2020, que acontece de modo virtual de 23 a 25 de novembro, com o tema central “Ambientes de Inovação 4.0 – Desafios e Oportunidades na Nova Dinâmica Global”, foram prorrogadas até o dia 09 de outubro.
Você já conferiu o edital e sabe para qual categoria irá submeter o seu trabalho?
Nesse ano, os trabalhos devem estar vinculados a pelo menos um dos seguintes temas e categorias, respectivamente:
Artigo: inédito, com até 4.000 palavras, em português ou inglês e resumo estruturado em português e inglês.
Relato de boas práticas em empresas e ambientes de inovação: texto em português com, no máximo, 1.500 palavras e resumo estruturado em português e inglês. Deve narrar as experiências e soluções criativas adotadas para a resolução de problemas e seus respectivos resultados.
Os artigos e relatos podem ser escritos por até cinco autores brasileiros ou estrangeiros. Os trabalhos classificados com as melhores notas serão selecionados para apresentação durante o evento online e publicados nos anais do evento.
Ao final das sessões, os melhores trabalhos serão premiados de acordo com a categoria:
Melhor artigo completo: certificado para todos os autores e crédito de R$ 2.000,00 em cursos e eventos promovidos pela Anprotec.
Melhor boa prática em empresa e ambiente de inovação: certificado e crédito de R$ 1.500,00 em cursos e eventos promovidos pela Anprotec.
Fique atento ao cronograma da Chamada!
Contato para esclarecimentos e dúvidas: [email protected]
Aproveite essa oportunidade e submeta o seu trabalho!
Sir Donald Cohen
Presidente do Global Steering Group for Impact Investing
É um filantropo, capitalista de risco, investidor de private equity e inovador social, que está impulsionando a Revolução de Impacto global.
Por quase duas décadas, suas iniciativas inovadoras catalisaram esforços globais para direcionar o capital privado para servir ao bem social e ambiental.
Atua como presidente do Global Steering Group for Impact Investment e do Portland Trust. É cofundador da Social Finance, do Reino Unido, EUA e Israel; presidente cofundador da Bridges Fund Management e ex-presidente cofundador da Big Society Capital.
Presidiu a Força-Tarefa de Investimento de Impacto Social do G8 (2013-2015), a Força-Tarefa de Investimento Social do Reino Unido (2000-2010) e a Comissão de Ativos Não Reivindicados do Reino Unido (2005-2007).
Em 2012, recebeu o Prêmio de Inovação da Fundação Rockefeller para Finanças Sociais.
Foi cofundador e presidente executivo da Apax Partners Worldwide LLP (1972-2005), uma empresa global de private equity. Também foi cofundador e presidente da British Venture Capital Association e cofundador da European Venture Capital Association.
É membro do Board of Dean’s Advisors da Harvard Business School; ex-diretor da Harvard Management Company; e ex-membro do Harvard University Board of Overseers e do University of Oxford Investment Committee.
Se formou na Oxford University, onde foi presidente da Oxford Union. Possui um MBA pela Harvard Business School, pelo o qual foi premiado com uma bolsa Henry.
Sir Ronald nasceu no Egito e partiu como refugiado aos 11 anos, quando sua família foi para o Reino Unido.
Walquiria Castelo Branco Lins
Consultora da CESAR-SCHOOL
Graduação em sistema de informação. Mestrado e doutorado em tecnologias aplicadas à Educação. Pós-doutorado na Universidade de Helsinki com o tema design para aprendizagem expansiva. Trabalha há anos com projetos e pesquisas com inovação, tecnologia e Educação. É consultora da CESAR-SCHOOL e professora do mestrado em design da mesma instituição. Professora convidada da UFPE na pós-graduação em Educação matemática e tecnológica.
Gustavo Leipntiz Ene
Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação no Ministério da Economia
É Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação no Ministério da Economia. Atualmente é membro dos Conselhos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). É associado honorário do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), do Comitê de Empreendedores da Federação das Indústrias de SP (CJE/FIESP) e do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (IBEF-RS), no qual foi premiado como destaque do ano de 2011. Foi CEO do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais; vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Serviços do RS (Federasul) de 2006 a 2016; vice-presidente do Instituto Liberdade (IL-RS) e conselheiro deliberativo do Sebrae-RS de 2010 a 2015, além de membro do Conselho de Economia da Fecomércio-RS. Foi um dos fundadores da Associação Orquestra Jovem do RS. Foi conselheiro do movimento sociocultural Canta Brasil, entidade do terceiro setor voltada à inclusão social de jovens carentes por meio do canto, dança e empreendedorismo. Recebeu os seguintes títulos: “Membro Honorário da Aeronáutica”, pela Força Aérea Brasileira (FAB), em 2010; “Destaque do Ano no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças” (IBEF), Rio Grande do Sul, em 2011, e “Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera”, pelo Governo de Goiás, em 2017.
Adryelle Pedrosa Fontes
Gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI
Mestre e bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e Gerente da Unidade de Transformação Digital da Agência Brasileira de Desenvolvimento industrial.
Marcos César de Oliveira Pinto
Departamento de Empreendedorismo Inovador – do MCTI
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (1995) e mestre em políticas públicas e desenvolvimento pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2018). Atualmente é analista de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e exerce o cargo de Diretor de Empreendedorismo Inovador no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Tem experiência na área de Políticas Públicas, particularmente nas áreas de Infraestrutura e CT&I e, na iniciativa privada, nos setores de informática e telecomunicações.
Alexandre Mosquim
Articulador do Grupo Open Innovation Br
Empreendedor apaixonado por criar e transformar positivamente a todo o ecossistema há mais de 20 anos.
Formado em Tecnologia de Produção Gráfica, com MBA em Empreendedorismo e Inovação com módulo internacional no Babson College, atuou no Terceiro Setor como relator de projetos para a ONU e na área de TI com SAP Business Intelligence, se tornando professor da SAP Academy. Tem experiência como Gerente de Projetos Sênior na Stefanini, passando por empresas como BMW, Johnson & Johnson e ThyssenKrupp.
Atualmente é responsável por Inovação Aberta na Vale, tendo já aberto a mesma frente anteriormente na Votorantim Cimentos, com a missão de impulsionar todo o Programa de Open Innovation com foco em Progresso Social, fomentando a conexão com o ecossistema de Inovação Aberta que inclui relacionamento com startups, centros de pesquisa, universidades, governo e fundos de investimentos.
Atua também como professor de MBA e Mestrado Profissional nos cursos de Empreendedorismo e Inovação, Gestão de Projetos Inovadores, Inovação em Operações, Business Intelligence e Master Digital Transformation. Hoje é um dos maiores entusiastas do movimento Open Innovation BR.
Ricardo Yogui
Conselheiro de Empresas e Mentor em Programas Estratégicos de Inovação
Prof° Ricardo Yogui é conselheiro de Empresas e Mentor em Programas Estratégicos de Inovação e autor do Framework de Inovação, modelo aberto, adotado por Empresas, Escolas de Negócios e Hubs de Inovação. Aliando experiência empresarial em negócios disruptivos e sólida formação acadêmica, colabora na integração dos atores de Inovação da Indústria, Academia e Governo para gerar impactos nos negócios, na indústria e sociedade.
Apoia iniciativas como Open Innovation BR, ECOA/PUC-Rio, Inovativa Brasil, Conecta Startup Brasil entre outras. É membro da Agência PUC-Rio de Inovação e professor convidado do Ibmec, FGV e FIA. É conselheiro no programa Trekker da FDC. Antes de um período sabático (2010/2012), atuou como head de operação em organizações nacionais e multinacionais para desenvolvimento de negócios baseados em tecnologias emergentes na América do Sul, colaborando na introdução de tecnologias como impressão 3D e Laser Scanning entre outras.
Robert Jansen
CEO da aceleradora OBr.global
Americano parcialmente educado no Brasil e na França, é executivo e empreendedor com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de negócios internacionais. Como CEO da aceleradora OBr.global desde 2008, investe e apoia as startups a ganharem tração e a se tornarem globais.
Criado entre o Vale do Silício, Evreux e Rio de Janeiro, além de bacharel em Negócios Internacionais pela San Diego State University e Tecnologia da Informação pela Monterey Peninsula College, também é membro de diversos grupos de investidores-anjo no Vale do Silício, como Sand Hill Angels, Keiretsu Forum e TiE Angels, e da Anjos do Brasil localmente.
É ativo na promoção institucional do setor de tecnologia, inovação e empreendedorismo do Brasil, atuando como Vice-Presidente de Relações Internacionais da Federação Assespro nos últimos 6 anos e como advisor nos últimos 15. Dentre várias atividades de integração entre o Brasil e outras regiões do mundo, concebeu a criação do Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes (OBCI) com o objetivo de servir como referência das melhores práticas legislativas na adequação dos ambientes regulatórios em relação as novas tecnologias disruptivas.
Célia Cruz
Diretora Executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE)
Diretora do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) desde 2012, Célia foi Diretora da Ashoka Brasil, Paraguai e Canada e Managing Director da Ashoka Global Fellowship (2002-2011). Célia trabalhou no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS, 2000-2002) no tema fundações comunitárias. Criou a empresa de consultoria em captação de recursos, Philantropics em 1994 e trabalhou como Diretora de Desenvolvimento Institucional da EAESP/FGV (1994 a 2000). Célia é graduada em economia pela FEA/USP e tem seu mestrado pela EAESP/FGV com intercâmbios na ESSEC, France e York University, Canadá. Célia é coautora do livro Captação de Diferentes Recursos para Organizações Sem Fins Lucrativos, 2000.
Leandro Carioni
Diretor Executivo na Fundação CERTI
Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing Certificate Program pela UC Berkeley- California/USA e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Executivo do Centro de Empreendedorismo Inovador (CEI) da Fundação CERTI. Tem experiência de mais de 18 anos nas áreas de Desenvolvimento de Projetos de Inovação e empreendedorismo atuando diretamente na: 1- Criação, implantação e operação de mecanismos de desenvolvimento regional através da inovação como parques tecnológicos; incubadoras de empresas e centros de inovação; Ex. Sapiens Parque, Parque Tecnológico Itaipú, Centro de Inovação da Bahia. 2 – Implementação de programas para criação e desenvolvimento de startups inovadoras Ex. Sinapse da Inovação (SC, ES e AM), Inovativa Brasil (MDIC/Brasil) e Programa Centelha (MCTIC/Brasil). 3 – Implementação de programa de Corporate Venture Innovation, desenvolvendo estratégias de inovação para as empresas, validando soluções e estruturando ecossistemas para interação. Ex. Renner, CEF, Soprano e Empresas têxtil de SC (SCMC).
João Bosco Estevam
Gerente de Inovação da Bancorbrás
É Gerente de Inovação da Bancorbrás. Tem background em computação, engenharia mecatrônica e eng. de transporte, desenvolve projetos a mais de 15 anos para grandes corporações, com iniciativas em projetos de tecnologia, cidades inteligentes, P&D/Inovação, e mais recentemente tem focado seu interesse no desenvolvimento de soluções com Open Innovation para os segmentos de Turismo, Seguros e Consórcios. Apaixonado por tecnologia e por fazer as coisas acontecerem, busca constantemente por novos desafios que tenham como viés a tecnologia e sua interação com a sociedade. Durante toda a conferência está aberto ao contato com parceiros ou empresas que por ventura tenham interesse no desenvolvimento de novos produtos, novos negócios ou investimentos.
Giovana Gohr Serenato
Analista da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional
Turismóloga, pós graduada em Gestão de Projetos e em Marketing. Consultora por mais de 10 anos atuando nas áreas de desenvolvimento empresarial e territorial, com experiência na gestão pública e atualmente analista da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, locada no Inovabra Habitat, desenvolvendo trabalhos de apoio às startups e conexões com grandes empresas.
Daniela Carrion Venturini
Facilitadora do ambiente de startups no Tecnopuc
Relações-públicas e pós-graduanda em Marketing, Branding e Growth, tem experiência em gerenciamento de projetos de relacionamento com diferentes públicos, planejamento estratégico, curadoria e facilitação. Trabalha junto ao ambiente de startups do Tecnopuc, promovendo conexões entre as empresas e o ecossistema com vistas ao desenvolvimento de negócios nascentes.
Carolina Eichenberg
Design Thinking e Estratégico no Tecnopuc Crialab
Mestre em Design e especialista em Design Estratégico, graduada em Relações Públicas. Atua em processos de estímulo criativo, se utilizando do repertório da comunicação social e de abordagens como Design Thinking e Design Estratégico no Tecnopuc Crialab.
Aline Tusset de Rocco
Especialista em Experiência do Usuário no Tecnopuc Crialab
Bacharela em Design, especialista em Experiência do usuário e Mestra em Ciências Sociais. Atua no desenvolvimento e aprimoramento de experiências de usuário em serviços e produtos, além de orientar o processo a partir de elementos visuais em interfaces. Possui também experiência em pesquisa de consumo e projetos relacionados à Diversidade e Inclusão.
Ana Berger
Líder do Tecnopuc Crialab
Mestre e bacharel em Design Estratégico. Pós graduanda em neurociências e comportamento. Profissional certificada em Design Instrucional e UX-PM. É líder do Tecnopuc Crialab, onde encabeça projetos de inovação e design com foco no desenvolvimento de produtos e serviços.
Igor Nazareth
Subsecretário de Inovação no Ministério da Economia
Formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, faz parte da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Em 2008, trabalhou na Coordenação-Geral de Bens Sensíveis (CGBE) do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. De abril de 2009 a junho de 2018, atuou na Secretária de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Foi Coordenador-Geral de Inovação na Diretoria de Fomento à Inovação, Diretor de Inovação e Propriedade Intelectual e Secretário de Inovação e Novos Negócios – Substituto. Foi responsável pela elaboração e supervisão de políticas públicas de inovação, empreendedorismo inovador e propriedade intelectual. Trabalhou com ações e projetos relacionados ao desenvolvimento de setores de alta tecnologia, startups e de competências para inovação e propriedade intelectual. Acompanhou acordos internacionais de inovação e discussões sobre temas regulatórios do setor. Ainda em 2018, foi assessor especial e Diretor de Competitividade Industrial do MDIC.
Fernanda Bombardi
Gerente Executiva do Instituto de Cidadania Empresarial
Fellow do programa do MIT D-Lab Innovation Ecosystem Builder Fellowship. Membro do Conselho da ANDE – Aspen Network of Development Entrepreneurs no Brasil. Com MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pelo CEATS-USP, Fernanda é psicóloga formada pela PUC-SP e especialista em Desenvolvimento Local pela OIT – Organização Internacional do Trabalho. Trabalhando no ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) desde 2006, idealizou, implementou e coordenou o Projeto Pajiroba – focado na geração de renda e agricultura familiar em comunidades vulneráveis na Amazônia – até 2009. Em 2010, assumiu a gerência executiva do Instituto, sendo co-responsável pela estratégia da organização na área de investimentos e negócios de impacto, na gestão da equipe, orçamento, comunicação institucional e estratégias de governança. Atualmente, ela está mais diretamente envolvida na gestão de parcerias e num programa para engajamento de incubadoras e aceleradoras no campo de negócios de impacto.
Evelyne Labanca
Analista de inovação do Sebrae Nacional
Mestre em Desenvolvimento Urbano, Especialista em Conservação Integrada Urbana e Territorial (ambos pela UFPE) e aluna do International Visitor Leadership Program (IVLP), sobre desenvolvimento urbano sustentável, a convite do State Department – USA. Em Pernambuco, foi gerente de programas estadual e municipal com o Banco Mundial, Secretária Municipal de Gestão e Planejamento do Recife, Presidente do Instituto da Cidade do Recife Eng Pelópidas Silveira, supervisora de desenvolvimento local do Sebrae AL e analista do Sebrae PE. Atualmente é analista de inovação do Sebrae Nacional. Inquieta e catuquenta, tem a convicção de que o desenvolvimento econômico passa pelo pequeno negócio, colaborativamente, na prática, no território, a partir de ecossistemas locais de inovação fortes e sustentáveis.
Fabrício Bianchi
Gerente Regional Norte Sebrae-PR
Atuação com desenvolvimento de projetos nos setores de TIC, Varejo, Agronegócio, Políticas Públicas para MPE´s, Startups e Ecossistemas de Inovação.
Pós Graduação e outras formações: Fundação Dom Cabral | Liderança Transformadora, equipes de alto desempenho 2019; ISAE / FGV – Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos 2013; Pontifícia Universidade Católica – PR | Direito Empresarial com ênfase em Direito Tributário 2006; Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, em Londrina – PR | desenvolvimento de grupos 2009
Graduação: Universidade Estadual de Londrina | Administração 2005; Universidade Metropolitana, Londrina – PR | Gestão de Negócios Internacionais 2005.
Krishna Aum de Faria
Coordenador de projetos de inovação do Sebrae Nacional
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pela UnB, e especialista em Marketing pela FGV e em Finanças pelo IBMEC. Graduado em Publicidade pela UnB. Atualmente coordena projetos de ecossistemas de inovação e ambientes de inovação no Sebrae/NA. Já coordenou o programa de aceleração de startups InovAtiva Brasil e trabalhou com projetos de P&D, inovação aberta e impacto social pelo Sebrae.
Pierre Satiro
Head Corporate e COO do Inovabra Habitat
Trabalha há mais de 20 anos no universo de inovação. Graduado em Engenharia, sempre atuou em empresas inovadoras como IBM, Siemens (onde trabalhou na Rússia e na Alemanha) e Bradesco. Atualmente é o head Corporate e COO do Habitat, onde lidera o time que tem a missão de apoiar as 90 grandes empresas a buscar inovações.
Rodrigo Dienstmann
Fundador, CMO e head de experience design da Mondo DX
Com formação em design industrial pela ULBRA-RS, dedica sua carreira a desenvolver e implementar estratégias de conexão entre empresas, marcas e produtos com seus públicos, usuários e consumidores, sempre com foco em experiência, tecnologia e inovação. Após 9 anos nos EUA e 10 anos como fundador e CEO de uma proeminente empresa brasileira de design e inovação para o ambiente do varejo, fundou a MondoDX em 2018, onde atua como CMO e head de experience design, integrando disciplinas de UX, CX e service design para acelerar a jornada de transformação de negócios, desde o diagnóstico até a consolidação de uma cultura de inovação e maturidade digital.
Luiz Carvalho
Líder do o escritório de projetos em parceria público/privada do Parque Tecnológico SJC
Graduado em Engenharia de Computação pela Unicamp (mar/1998 a Jun/2003), com especialização em Fusões e Aquisições pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), Gestão de Projetos pela FIA/USP e Corporate Venture e Lean LaunchPad pela LaSalle University – Barcelona. Possui 10+ anos de atuação em grandes empresas do setor financeiro e consultoria como Itaú, Citibank e Accenture. Há 8+ anos atua no Parque Tecnológico São José dos Campos em diversas posições relacionadas ao fomento à inovação. Atualmente lidera o escritório de projetos em parceria público/privada.
Luiz Henrique Costa
Sócio-Diretor da Qualidados Engenharia
Engenheiro Mecânico pela UFBA e Analista de sistemas pelo CENID com experiência sólida na gestão de projetos e paradas de manutenção, consultoria em engenharia e gestão da inovação.
Rafael Castro
Especialista em Inovação Aberta do Sebrae Nacional
Atua hoje como especialista em Inovação Aberta no Sebrae Nacional, onde trabalha há 9 anos, após passar pela Nielsen do Brasil, pela Multincubadora da Universidade de Brasília (UnB) e outras experiências pontuais. Formado em Comunicação, com especialização em Marketing e certificação em Inteligência Competitiva na Academy of Competitive Intelligence (ACI). Há 3 anos, principalmente após ter passado por uma imersão na Singularity University no Vale do Silício/EUA, vem explorando as diversas facetas da Inovação e da Transformação Digital nos negócios e na vida, com o propósito de conectar pessoas e negócios para estimular o desenvolvimento colaborativo de soluções que beneficiem toda a sociedade.
Edleno Moura
Professor do Instituto de Computação da UFAM
Edleno Moura é professor do Instituto de Computação da UFAM desde 2002. Doutor em Computação na UFMG em 1999. Atua no PPGI, onde já foi coordenador e orientou mais de 40 pessoas entre mestres e doutores. É pesquisador PQ nível 1B no CNPq e é autor de mais de 100 artigos científicos, com pesquisas principalmente na área de recuperação de informação e sistemas de busca. Tem atuado em vários projetos de pesquisa e também em ações de empreendedorismo, onde contribuiu para a criação das startups Akwan, Neemu, Zunnit e Teewa, além de ter contribuído com o crescimento tecnológico das startups Méliuz e JusBrasil, instaladas em Manaus.
Fernanda Checchinato
CEO Founder da Aya Tech
Brasileira, jundiaiense, paulista, 45 anos, Doutora e Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais, Mestre em materiais particulados e cerâmica do pó, e doutora em polímeros. É formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em Engenharia Química, com doutorado sanduíche no Laboratório CNRS da Universidade de Lyon, França, de onde já saíram três ganhadores do Prêmio Nobel. Fernanda também desenvolveu pesquisas científicas na Japan International Cooperation Agency, onde fez um curso de especialização de materiais inorgânicos e metálicos. Autora de 6 patentes de inovação tecnológica. Ingressou na carreira acadêmica com aulas no Senai CTC Criciúma, na UFSC, posteriormente iniciou as pesquisas em indústrias na duas rodas industrial, na Engereus do Brasil – uma metalúrgica na pesquisa e desenvolvimento de eletrodomésticos de uso pessoal como chapinha e secadores de cabelo. Fundou a Aya Tech em 2010 onde permanece como CEO Founder criando produtos inovadores para saúde e bem-estar.
Rochel Montero Lago
Professor da UFMG
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), especialização na Gifu University (Japão, 1991-1992) e doutorado em Química Inorgânica – University of Oxford (Inglaterra, 1996). Realizou um pós-doc no Instituto de Catálise e Petroquímica (Madri-Espanha, 1995-1996) e em 2005 um pós-doc na HEC (Heutes Etudes Comercialles) Montreal, Canadá, no tema Empreendedorismo Tecnológico.
Atualmente é Professor Titular da UFMG e Pesquisador 1A CNPq. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Catálise, Ambiental, Materiais, Tratamento de Efluentes e tem se dedicado ao tema Inovação e Empreendedorismo Tecnológico. É Professor Convidado no Curso de Especialização de Gestão da Inovação na Universidade Nacional de San Luis- Argentina. Foi Coordenador da Incubadora de Empresas da Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2007), ganhando o prêmio de melhor prática incubação no Brasil pela ANPROTEC 2007.
Possui perto de 32 patentes (8 concedidas) e 5 know-hows tendo 3 licenciadas e 3 em fase de licenciamento. Uma das tecnologias licenciadas (conversão de glicerol do biodiesel) entrou em escala industrial/comercial em 2015. Realizou o scale-up de 8 tecnologias com plantas piloto e estudo de mercado.
Tem recebido vários prêmios nacionais e internacionais de empreendedorismo e inovação: 1º lugar em três competições internacionais I2P Global (Idea to Product no Texas e Suécia, 2010, 2011, 2014). 1º Lugar na Competição internacional MTSG – MIT Turquia, que envolveu equipes de universidades de todo o mundo, uma competição estadual EMBATE (Empreendedorismo de Base Tecnológica) e a MootCoorp Latino Americana. Ganhou em 2013 o Prêmio Petrobras de Tecnologia e em 2015 Prêmio destaque Pesquisador Sênior da Sociedade Brasileira de Química Regional MG. Em 2018, ganhou o Prêmio Bom Exemplo da Rede Globo na categoria inovação.
Foi sócio fundador da empresa Verti Ecotecnologias, que realiza P&D e inserção de tecnologias ambientais no mercado.
Publicou em 2012 o livro em empreendedorismo “As Cartas de Tsuji” (Ed. UFMG), que conta a história de um pesquisador que abre um empresa de tecnologia (esgotado). Esse livro foi traduzido para o espanhol e publicado na Argentina em 2013. Publicou em 2014 o livro paradidático “A Essência de J.” (Editora Átomo Alínea) voltado para o ensino de química para adolescentes. Em 2018 publicou dois livros infantis “Nas Asas de Nina” e “O príncipe Girino” que ensina a biologia de animais para alunos do fundamental.
Foi palestrante TEDx em 2017 falando da importância das comunidades na formação de gerações futuras. Realizou mais de 120 seminários em universidades e escolas de ensino médio/fundamental falando de empreendedorismo, carreira e formação.
Hulda Giesbrecht
Analista de Inovação do Sebrae Nacional
Graduada em engenharia química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em informação tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou em ICTs e como coordenadora de gestão tecnológica na ABIPTI.
Atualmente atua como analista de Inovação no Sebrae, especialista em normalização técnica e propriedade industrial.
Paulo Puppin
Gerente-adjunto da unidade de inovação do Sebrae Nacional
Formado em administração, com pós em desenvolvimento econômico e mestrado em inovação pela Universidade de Brasília – UnB. Já atuou como consultor em pequenos negócios e atualmente é gerente adjunto de Inovação do Sebrae nacional.
Julia Melo
Diretora Nacional do Amani Institute no Brasil
Mineira Pós Graduada em Inovação Social, formada em comunicação social e apaixonada por educação. Educação daquelas que amplia possibilidades, gera auto consciência, multiplica oportunidades e que une o fazer o bem ao viver bem. Sim, é possível e a Ju é uma das lideranças nessa frente de trabalho no Brasil e no mundo. Atualmente Diretora Nacional do Amani Institute no Brasil, uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de desenvolver pessoas e organizações para o impacto social. Com valiosas experiências desde educação internacional para a paz, até escolas rurais nos interiores da Amazônia no Amazonas no Brasil, ela já viajou quase toda a América Latina e hoje o foco é desenvolver e cultivar cultura organizacionais saudáveis, coerentes e eficientes, colaboração e qualidade de vida de verdade, para todes.
Guilherme Ary Plonski
Professor da USP e ex-presidente da Anprotec
É Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Departamento de Administração) e Professor Associado da Escola Politécnica (Departamento de Engenharia de Produção) da USP. É Diretor do Instituto de Estudos Avançados, Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e Vice-coordenador do Centro de Inovação da USP. Foi Fulbright Visiting Research Scholar (Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute – EUA), Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). É Diretor da área de Gestão de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini e Coordenador de Projetos na Fundação Instituto de Administração. É Membro Titular e Conselheiro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Coordena a rede internacional University-Based Institutes for Advanced Study (UBIAS) e integra a Junta de Governadores do Technion – Israel Institute of Technology.
Anna de Souza Aranha
Diretora da Quintessa, aceleradora de negócios de impacto
Dedica-se desde 2012 a estruturar a gestão, impulsionar o crescimento e captar investimento para empresas que resolvem os desafios socioambientais centrais do nosso país. Formada administradora pela FGV, cursou também, com foco em empreendedorismo e inovação, Stanford Ignite (Stanford University Graduate School of Business) e DEP (Singularity University).
Ana Calçado
Diretora Presidente da Wylinka
Responsável por expandir o impacto da missão da organização. Atua no desenvolvimento de metodologias e gestão de programas no Brasil e na América Latina, que visam identificar o potencial da pesquisa científica e construir estratégias para promover a inovação e o empreendedorismo de base tecnológica. Atuou em programas de empreendedorismo e desenvolvimento de ecossistemas como o SEED e STARTUPTECH e de promoção da transferência de tecnologias com instituições como FIOCRUZ, UFRJ, NIT RIO, REDE NAMOR, UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA, entre outras. Pós graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC), com estudos de pós graduação em Inovação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT – profesional education), mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Francisco Saboya
Presidente da Anprotec
Economista e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente também é superintendente do Sebrae-PE. Entre 2015 e 2018 foi presidente da Divisão da América Latina da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP). Por 11 anos (2007-2018) foi presidente do Porto Digital, em Recife-PE – parque tecnológico especializado em desenvolvimento de software e economia criativa e um dos mais destacados ambientes de inovação do país. É docente na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Pernambuco, (FCAP-UPE), onde leciona as disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação. Também é palestrante nas áreas de inovação, economia criativa e cidades inteligentes e escreve artigos para periódicos e portais sobre estes temas. Foi empreendedor por mais de 20 anos, dirigindo empresas de desenvolvimento de software e consultoria organizacional, com atuação junto aos mercados público e privado. Na gestão pública ocupou cargos de secretaria e direção superior nos níveis estadual e municipal. Foi membro do júri do Cannes Lions Festival of Creativity (2013) e, neste mesmo ano, foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do país pela revista Época Negócios.
Rodrigo Mendes
Diretor de Relações Internacionais da Anprotec
É Coordenador Executivo de Desenvolvimento de Negócios Internacionais do Parque Tecnológico São José dos Campos. Investidor-anjo, mentor e conselheiro de startups. Foi Diretor de Inovação e Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba – Inova Sorocaba, gestora do Parque Tecnológico de Sorocaba. Trabalhou como Assistente em Desenvolvimento e Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba. Cofundador da Associação Incubadora Tecnológica de Empresas de Sorocaba – INTES e ex-Diretor Executivo da Incubadora. Mestrando em Administração de Empresas, é advogado pós-graduado em Direito Econômico, Comercial e Internacional e em Gerenciamento e Execução de Projetos de Inovação Tecnológica. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em direito internacional privado, propriedade intelectual e transferência de tecnologia e atua nas áreas de gestão do conhecimento, empreendedorismo, inovação tecnológica, internacionalização de empresas e desenvolvimento de negócios.
Carlos Eduardo Aranha
Diretor de Novos Ambientes de Inovação da Anprotec
Atual Coordenador da I-Lab, incubadora tecnológica da ESPM e Assessor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre. Tem como missão fomentar e articular o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. Já foi responsável pela criação de vários programas de desenvolvimento de startups e relacionamento com grandes empresas. Atua também como Presidente do Conselho de Administração da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e integra os conselhos de inovação da Mediartech e do CITEC – Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS. Atua também como professor de Empreendedorismo da ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Jardel Mattos
Diretor de Redes e Associados da Anprotec
Coordenador de empreendimentos e inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Direito na Universidade de São Paulo (USP). Advogado. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2016). Presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (Rede MS de Inovação) (2015/2019). Ex-Diretor da Anprotec (2016/2017). Ex-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) (2015/2018). Ex-coordenador da Rede Centro-Oeste de Inovação (RedeCO de Inovação) (2016/2018). Ex-gerente da Pantanal Incubadora Mista de Empresas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PIME/UFMS) (2011/2017). Ex-Diretor Técnico da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (FINOVA) (2016/20180. Ex-Presidente do Conselho de Administração Superior do Parque Tecnológico Internacional, sediado em Ponta Porã/MS (PTIn) (2015/2018).
Arthur Gibbon
Presidente da Reginp
Professor da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, diretor do OCEANTEC, Parque Tecnológico da FURG e presidente da REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação.
Iara Neves
Diretora Técnica da Anprotec
Coordenadora do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2012. É administradora pelo CESUPA, tem MBA em Finanças pela Estratego/FACI e é Mestre em Planejamento do Desenvolvimento da Amazônia pelo NAEA/UFPA. Tem experiência em elaboração e execução de projetos na área de empreendedorismo e é uma admiradora do campo de negócios de impacto e inovação social.
Rosana Jamal
Diretora de Empresas da Anprotec
É sócia fundadora da Baita Aceleradora, onde atua, desde 2013, como Head de Marketing e Desenvolvimento de Parcerias para os programas com startups e corporativos. Nesta função, tem relacionamento direto com startups, investidores, grandes empresas, universidades, centros de pesquisas, mentores e parceiros estratégicos dos ecossistemas de empreendedorismo nacional e internacional. Atua como consultora e professora convidada da FGV na área de Inovação e Empreendedorismo. Foi Diretora Sênior de Desenvolvimento de Produtos da Motorola Mobility para o mercado regional e global. Foi membro do Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Eldorado e do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife), bem como da Agrosmart S/A. Formou-se em Ciências da Computação pela UNICAMP, possui MBA pela FIA/ USP e especialização em governança corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Angélica Mendes Salles
Diretora de Administração e Finanças da Anprotec
Assessora institucional da BiotechTown Participações. Profissional com experiência de mais de vinte anos em planejamento e execução de projetos e programas com agências de fomento; na definição e implementação de processos; em aspectos regulatórios; e em iniciativas de empreendedorismo no setor de ciências da vida. Possui o mesmo tempo de experiência com atividades em redes. Habilidade no gerenciamento de recursos humanos e de parcerias.
Jorge Audy
Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUC-RS. Ex-Presidente e Conselheiro da Anprotec
Ex-presidente da Anprotec (2016-2017) e da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) Latino América. Atualmente é superintendente de inovação e desenvolvimento da PUC-RS.
Daniel dos Santos Leipnitz
Vice-presidente da Anprotec
Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG). Possui MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas e Presidente eleito da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entidade catarinense com aproximadamente 1500 associados. Conselheiro Nacional do Sebrae Nacional. É Diretor Tesoureiro do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ligado diretamente ao Presidente da entidade e Conselheiro da Previsc. É Conselheiro da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e membro do conselho de Administração do SEBRAE/SC. Tem experiência na área de administração, com ênfase em estratégia, estruturação de empresas, financeira e sistemas de gestão empresarial, bem como estruturação de ecossistemas.
Agnaldo Dantas
Analista Técnico da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional
Possui graduação em Engenharia de Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1991), e pós-graduação em Estratégia Empresarial e Administração Financeira pela FGV. É mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pela UnB. Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atualmente é analista técnico da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional e gestor dos contratos de fomento a projetos de inovação de micro e pequenas empresas junto ao SENAI e a EMBRAPII.
Guila Calheiros
Superintendente Executivo da Anprotec
É especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia, com mais de 15 anos dedicados à gestão de projetos e captação de recursos. Boa parte dessa experiência foi acumulada nos oito anos em que atuou como Diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, período no qual o parque tecnológico foi reconhecido como principal ambiente de inovação do país por três vezes. É Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. É vice-presidente de ambientes de inovação do Fórum Inova Cidades, vinculado à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), e membro do Conselho de Administração do Porto Digital e do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Em 2016 foi indicado e selecionado pelo Ministério dos Assuntos Exteriores da França para participar do Programa de Personalidades Promissoras (PIPA). E, em 2018, coordenou o Grupo de Trabalho de revisão e atualização do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e aos Parques tecnológicos (PNI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Marcos Calderon
Líder de inovação aberta na Vale
Líder de inovação aberta na Vale, pai de 2 filhos lindos, brasileiro e canadense, e apaixonado por transformação e inovação. Motivado pelo desafio de ajudar na transformação cultural da Vale, aplicando sua experiência em consultoria, tecnologia e grandes programas de transformação com foco em inovação.
Paulo Renato Cabral
Gerente da unidade de inovação do Sebrae Nacional
Graduado em Engenharia de Materiais e Metalurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Empreendedor serial e apaixonado pelo tema inovação. Atua há 15 anos com os temas Inovação e Empreendedorismo. Os principais trabalhos são de consultoria em Inovação para Grandes Organizações, Universidades e Governos, Investimentos em Empresas de Tecnologia e Programas de Educação para geração de novos empreendedores e Startups. Já atuou em empresas como J&J, Natura, Petrobrás, Grupo Fiat, Usiminas, Nestlé, Saint Gobain, Governo de Minas dentre outras. Foi sócio fundador das empresas de Biotecnologia Ecovec e Rizoflora, ambas nascidas a partir da pesquisa de universidades e, posterior ao crescimento, vendidas para multinacionais.
Derek Lundgren Bittar
Cofundador da Indicator Capital
É formado em Economia pela PUC-RJ, possui MBA pela Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, e é membro da Society of Kauffman Fellows. Como gestor e especialista em fundos de ações, construiu um histórico de sucesso com fundos de valor, atuando em empresas como BBA, Banco Safra, Santander e Itaú. Em seus 13 anos trabalhando com gestão de recursos de terceiros, desenvolveu uma paixão por “investimentos anjo”. Foi cofundador da Indicator Capital – como sócio operacional – em 2014 e, hoje, é responsável pelos processos de investimentos data-driven, que transformam oportunidades em investimentos. Também fundou a DisrupTV – iniciativa de apoio à diversidade empreendedora em ecossistemas emergentes. É ciclista de ultra endurance e realiza travessias como Haute Route, tendo como desafio atual completar o Cent Cols Challenge.
Rodrigo Menezes
Founding Partner Derraik & Menezes Advogados
Possui vasta experiência nas áreas de fusões e aquisições, venture capital e private equity, assessorando clientes em seus processos de investimento e compra e venda de empresas.
Atua como professor convidado dos cursos de graduação e pós-graduação da FGV – Fundação Getúlio Vargas – GVCEP (Centro de Estudos de Private Equity da FGV) e nos cursos de graduação do INSPER.
É o autor de diversos artigos publicados em veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros, destacando-se o Venture Capital Chapter para o Brasil, do PLC Handbook (Practical Law Company) em 2011 e 2012, referência no mercado jurídico mundial e vários artigos na Capital Aberto, onde o escritório tem uma coluna voltada para empreendedorismo e venture capital.
Rodrigo é membro do Conselho da Anjos do Brasil, do Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente da ABVCAP – Associação Brasileira de Venture Capital, e da Endeavor, além de mentor da Endeavor e do Board Advisory Network da NESsT no Brasil.
Andrea Oliveira
Co-fundadora e CEO da Positive Ventures
Andrea Oliveira é co-fundadora e CEO da Positive Ventures, gestora de venture capital, que investe em negócios que usam tecnologia e inovação para gerar transformação social positiva em escala. Andrea tem larga experiência em empreendedorismo e gestão, tendo participado de companhias no setor de serviços, varejo e comércio internacional na qualidade de investidora e executiva, incluindo sua atuação na holding de investimentos da sua família. Com Mestrado em Economia pela Universidade Politécnica da Catalunha e Especialização em Liderança pelo MIT e Schumacher College, Andrea tem se dedicado a temas de gestão e governança, é ouvinte no Conselho de Administração da Letrus e membro efetivo do ICE-Instituto de Cidadania Empresarial.
Evaldo Vilela
Presidente do CNPq
Evaldo Ferreira Vilela, possui graduação em Agronomia pela UFV (1971), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ecologia Química, pela University of Southampton, UK. Atualmente é Professor Voluntário/Colaborador da UFV. Foi Reitor da UFV (2000-2004), foi Chefe do Departamento de Biologia Animal, Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e criador e Coordenador do Programação de Pós-Graduação em Entomologia e Biologia Animal.
Membro fundador do Centro de Biotecnologia Aplicada à Agricultura – BIOAGRO. Foi membro do Conselho Curador, da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação e também Presidente (2015-2020) da FAPEMIG, Membro de Comitês Assessores do CNPq, CAPES, FAPEMIG e FINEP. Foi Diretor da Fundação de Apoio a UFV – FUNARBE, Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil, da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e Coordenador do Projeto Inovação Tecnológica para a Defesa Agropecuária (encomenda CTAgro/MCT/CNPq). Foi Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (2007-2014) e Gerente do Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológica do Governo de Minas Gerais. Tem se dedicado a Inovação Tecnológica, tendo criado o Sistema Mineiro de Inovação – SIMI e atuou no Comitê Gestor do SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. Atualmente é Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Vinicius Lages
Diretor técnico do Sebrae Alagoas
Vinicius Lages é diretor técnico do Sebrae Alagoas. Anteriormente atuou como diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, professor adjunto e pesquisador da UFAL e empreendedor nas áreas de agronegócio. Além disso, foi Ministro do Turismo (2014-2015). É graduado em Engenharia Agronômica e doutor em Socioeconomia do Desenvolvimento pela EHESS, Paris, (covalidado pela UNB em Desenvolvimento Sustentável).
Or Shahaf
CEO da Haifa Economic Corporation
Or Shahaf é CEO da Haifa Economic Corporation, iniciativa e desenvolvimento de negócios, investimento imobiliário para escritórios, alta tecnologia, biotecnologia, hotéis, indústria e comércio. Possui experiências como gerente de Divisão de Estratégia do Cliente na Nestlé Osem e gerente nacional de vendas na Diplomat / P&G. Foi membro do conselho de diversas empresas. Possui B.A em Ciência Política e Administração Pública e MBA em Administração de Empresas, é membro do Grupo de Liderança “Haifa-Boston” e da Agência Judaica “At Home Together”.
Sebastian Welisiejko
Diretor de Políticas do Global Sterling Group for Impact Investment
Economista especializado em desenvolvimento econômico, investimento de impacto e desenvolvimento sócio-urbano. Diretor de Políticas do Global Sterling Group for Impact Investment (GSG). Ex-secretário de Estado de Integração Sócio-Urbana do Ministério da Saúde e Desenvolvimento Social da Argentina. Anteriormente, Sebastian serviu no Gabinete do Governo da Argentina, foi Diretor Executivo do GSG e Economista-Chefe do The Portland Trust, uma ONG britânica que promove a paz e a estabilidade entre israelenses e palestinos por meio do desenvolvimento econômico. Ele possui B.A em Economia pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e M.Sc em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Sussex (Reino Unido).
Tecia Vieira Carvalho
Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste (NEPEN)
Tecia Vieira Carvalho é presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste – NEPEN e vice coordenadora do Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFN/IFCE. Ao longo de sua carreira foi presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará – RIC, diretora adjunta do Parque de Desenvolvimento Tecnológico – PADETEC e coordenadora Geral do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologias – FORTEC-NE. Possui Graduação em Química (UFC), MBA em Gestão Empresarial (FGV), Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais (UFC), e Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO – UFC).
Luiz Carlos Pinto da Silva Filho
Coordenador do Pacto Alegre
Eng. Civil/UFRGS, MSc/UFRGS, PhD/University of Leeds. Professor Titular – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diretor da Escola de Engenharia. Membro do Comitê Executivo da ALIANÇA PARA INOVAÇÃO UFRGS-PUCRS-UNISINOS; do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS); do Conselho de Ciência e Tecnologia (CITEC) da FIERGS; do Conselho Estratégico da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA); do Board da Global Urban Development (GUD); e do Conselho do Parque Científico Tecnológico ZENIT da UFRGS. É Presidente do Conselho Superior da Incubadora Hestia e Coordenador do Projeto CAPES-FULBRIGHT de Modernização do Ensino de Engenharia na UFRGS.
Gianna Sagazio
Diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). É membro do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); membro Conselho Consultivo da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP); membro do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); membro do Comitê Gestor da Sala de Inovação, do Ministério da Economia (ME) e membro da Comissão Nacional de Coordenação do Projeto Diálogos pelo Brasil da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Antes, passou pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Nações Unidas e Fundação Dom Cabral. Possui Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Católica de Brasília, certificada pela Wharton School University of Pennsylvania em Estratégia e Inovação. Membro do Conselho Consultivo do ENRICH no Brasil, Rede Europeia de Centros e Polos de Pesquisa e Inovação, com hubs na China, EUA, África do Sul e Índia.
Pedro Wongtschowski
Líder da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)
Natural de São Paulo, é Engenheiro Químico, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Profissionalmente passou pela PROMON Engenharia (1972-1977) e pela ULTRA, como Diretor de Desenvolvimento e Diretor Superintendente da Oxiteno S.A. (1992-2006). Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2012 foi Presidente da ULTRAPAR Participações S.A.
É Presidente do Conselho de Administração da EMBRAPII e Presidente do Conselho Superior da ANPEI. É membro do Conselho do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial – IEDI, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Indústria Química, membro do Conselho Superior FAPESP, e membro do Advisory Board do “Global Innovation Índex”, publicado pela Cornell University, pela INSEAD e pela World Intellectual Property Organization (WIPO)”.
Também é Presidente do Conselho de Administração da ULTRAPAR Participações S.A.; membro dos Conselhos de Administração da EMBRAER S.A. e do Centro de Tecnologia Canavieira S.A.; e Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT.
Rodolfo Fiori
Cofundador da Gove
Foi eleito um dos 35 jovens mais inovadores da América Latina segundo o MIT Tech Review. Tem mestrado em desenvolvimento econômico pela London School of Economics e especialização em gestão pública pelo Centro de Liderança Pública.
Luís Fernando Guggenberger
Executivo de Corporate Venture da Vedacit Soluções Tecnológicas
É gerente-executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit e executivo de Corporate Venture da Vedacit Soluções Tecnológicas, responsável pela coordenação das iniciativas de Inovação Aberta e Sustentabilidade da empresa e pelo Instituto Vedacit. Sua experiência profissional é marcada pela passagem em fundações empresariais, como a Fundação Telefônica e o Instituto Vivo, além de organizações do terceiro setor. Nos últimos anos vem atuando nos campos da Inovação e Empreendedorismo Social, de Tendências e dos Negócios de Impacto Social. Também é membro da Comissão de Inovação do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, além de participar de Conselhos como do Gife – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, e do ICE – Instituto de Cidadania Empresarial.
Mariana Fonseca
Cofundadora da Pipe.Social
É cofundadora da Pipe.Social, vitrine de negócios de impacto no Brasil, e da Mariposa, empresa que conduz a curadoria e a produção de conteúdo sobre tendências, futurismo, tecnologias e impacto. É jornalista, com diploma em globalização, mídia e internacionalização pela universidade Panthèon Assas, em Paris. Possui formações em tecnologias exponenciais e inovação pela GSP14 Singularity University, na NASA, no Vale do Silício, e pelo TIP, Hebrew University, em Israel; além de cursos de especialização como o Creating Shared Valued, da Harvard Business School. Faz parte do board do Girls in Tech Brazil, ajudou a criar e foi editora chefe do Porvir, projeto do instituto Inspirare, que mapeia inovação em educação pelo mundo, e foi cofundadora d’A Corrente do Bem no Brasil, parte do Pay It Forward Day. Foi editora-assistente do Le Monde Diplomatique Brasil e trabalhou com engajamento cívico pela Webcitizen, pelo TEDxSP e pelo TEDxAmazonia.
Graziella Comini
Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS)
Economista, com mestrado, doutorado e livre-docência em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA/USP, e especialização na Harvard Business School e na Universidade de Bologna. É Professora Associada do Departamento de Administração da FEA/USP, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS), Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA/USP, e Representante do Brasil no SEKN – Social Enterprise Knowledge Network. Também é Coordenadora Pedagógica do MBA de Negócios Socioambientais do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) e Conselheira de empreendimentos socioambientais e negócios sociais no Brasil. Desenvolve projetos nos seguintes temas: empreendedorismo social, ecossistema de negócios de impacto, negócios sociais e inovação social.