Sessão 1
Capital Humano: papel e desafios nos Ambientes de Inovação 4.0
Capital humano é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que favorecem a realização de um trabalho para produzir valor econômico. São os atributos adquiridos pelos profissionais através de estudos e experiências. A partir desse conceito, as empresas e instituições podem analisar a capacidade de seus colaboradores, independentemente de seus cargos, podendo formá-los em um caminho de desenvolvimento ascendente para gerar melhores resultados.
As empresas que valorizam o capital humano têm uma série de aspectos positivos em sua estrutura organizacional, já que os erros de execução são menores, pois o trabalho de lapidação é incessante; e a produtividade, a motivação e o engajamento, consequentemente, também são maiores. Com o tempo, o turnover também pode ser reduzido e o investimento em boas práticas pode ser pago com a redução de custos e prejuízos associados ao elevado índice de demissão, por exemplo.
O capital humano está intrinsecamente relacionado às responsabilidades de um setor de Recursos Humanos (RH) moderno. Com as novas tecnologias e as melhores práticas no desenvolvimento de talentos é possível obter um trabalho cada vez mais satisfatório, pois a avaliação de cada perfil se traduz em processos seletivos mais ágeis e precisos, e menos burocráticos e custosos.
Assim, muitas empresas e instituições já estão investindo em softwares de gestão. Por meio de uma solução integrada, por exemplo, é possível mensurar e compilar em relatórios completos os índices de desempenho, cruzar dados relevantes para a tomada de decisão mais assertiva e ágil, e automatizar processos mecânicos e repetitivos.
Nesse sentido, mais automatização e posicionamento analítico e estratégico se convertem facilmente no investimento em capital humano. Menos burocracia também permite que os especialistas de RH se dediquem na identificação de novas oportunidades e carências.
Durante a chamada de trabalho da 30ª edição da Conferência Anprotec iremos discutir sobre o papel do capital humano nos ambientes de inovação, e os principais desafios enfrentados pela área.


Sir Donald Cohen
Walquiria Castelo Branco Lins
Gustavo Leipntiz Ene
Adryelle Pedrosa Fontes
Marcos César de Oliveira Pinto
Alexandre Mosquim
Ricardo Yogui
Robert Jansen
Célia Cruz
Leandro Carioni
João Bosco Estevam
Giovana Gohr Serenato
Daniela Carrion Venturini
Carolina Eichenberg
Aline Tusset de Rocco
Ana Berger
Igor Nazareth
Fernanda Bombardi
Evelyne Labanca
Fabrício Bianchi
Krishna Aum de Faria
Pierre Satiro
Rodrigo Dienstmann
Luiz Carvalho
Luiz Henrique Costa
Rafael Castro
Edleno Moura
Fernanda Checchinato
Rochel Montero Lago
Hulda Giesbrecht
Paulo Puppin
Julia Melo
Guilherme Ary Plonski
Anna de Souza Aranha
Ana Calçado
Francisco Saboya
Rodrigo Mendes
Carlos Eduardo Aranha
Jardel Mattos
Arthur Gibbon
Iara Neves
Rosana Jamal
Angélica Mendes Salles
Jorge Audy
Daniel dos Santos Leipnitz
Agnaldo Dantas
Guila Calheiros
Marcos Calderon
Paulo Renato Cabral
Derek Lundgren Bittar
Rodrigo Menezes
Andrea Oliveira
Evaldo Vilela
Vinicius Lages
Or Shahaf
Sebastian Welisiejko
Tecia Vieira Carvalho
Luiz Carlos Pinto da Silva Filho
Gianna Sagazio
Pedro Wongtschowski
Rodolfo Fiori
Luís Fernando Guggenberger
Mariana Fonseca
Graziella Comini