Na quarta-feira (7), no período da manhã, foi realizado o Workshop Cerne. A atividade fez parte do terceiro dia da programação da 32ª Conferência Anprotec. Com todos os lugares preenchidos, o workshop teve como objetivo iniciar o processo de construção coletiva do Cerne para 2023.
O workshop contou com uma abordagem prática, em que os participantes definiram, coletivamente, diretrizes em pontos como revisão das práticas-chave, avaliação do processo de certificação, e revisão do sistema de indicadores e metas de desempenho e impacto. A iniciativa foi conduzida por Marcos Suassuna.
“Tivemos a oportunidade de reunir representantes de vários ambientes, para dar continuidade a construção coletiva do Cerne. Graças ao material construído a muitas mãos no workshop, temos agora a matéria prima para começar a trabalhar no desenvolvimento da nova abordagem do Cerne no próximo ano”, destacou Suassuna.
Confira o resultado do workshop neste link.
O Cerne
O modelo Cerne teve sua construção coletiva iniciada em junho de 2007, no Workshop de Meta Design, em Florianópolis. Com a participação ativa de centenas de gestores, foram lançadas várias atualizações do modelo: 2008, 2011, 2013 e 2015. Em 2018, a partir do aprendizado coletivo, foi feita uma atualização expressiva no Modelo Cerne.
Atualmente, são dezenas de ambientes geradores de empreendimentos inovadores (incubadoras, aceleradoras e hubs de inovação), em diferentes níveis de maturidade. Esse amplo processo de implantação gerou um grande volume de aprendizado, que precisa ser incorporado ao modelo.