Programa Ideiaz Powered by InovAtiva

O programa

O Programa Ideiaz é uma iniciativa desenvolvida pela Anprotec, o Sebrae e a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME). O Ideiaz faz parte do programa InovAtiva, recebendo o selo Powered by InovAtiva e visa atender em escala e com abrangência nacional ideias e projetos de negócios inovadores e de impacto socioambiental em estágio inicial de todas as regiões do país.

O Ideiaz é o primeiro projeto a receber apoio metodológico do hub de inovação InovAtiva, proporcionando guias metodológicos, conceitos e marcas para que instituições de atuação regionalizada possam desenvolver programas de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. 

Um dos principais objetivos do Programa é contribuir para o desenvolvimento de ecossistemas inovadores em todo o País. O Ideiaz se faz valer da infraestrutura, do conhecimento e da experiência das incubadoras e aceleradoras do Brasil para apoiar o desenvolvimento e a consolidação de centenas de negócios inovadores em seu estágio inicial. É um programa a nível nacional de grande escala que visa atender e corroborar com todas as regiões do país.

Como funciona?

O Programa Ideiaz – Powered by InovAtiva abre todos os anos chamadas públicas para selecionar projetos em estágio de ideação que irão receber capacitação empreendedora, mentorias e suporte tecnológico para desenvolver seus negócios. Os projetos selecionados são atendidos gratuitamente pelas incubadoras e aceleradoras de todo o país credenciadas no Programa Ideiaz. A meta do programa é oferecer suporte a projetos de todos os estados do país, garantindo, efetivamente, a democratização do atendimento e o alcance nacional.

Entende-se por projetos em estágio inicial aqueles que estejam na fase de criação ou ideação, ou seja, cujo modelo de negócio não esteja consolidado e que o produto ou serviço objeto do projeto ainda não tenha sido comercializado.

As propostas são avaliadas por um comitê de seleção composto por representantes do Sistema Sebrae, da Anprotec, da Sepec/ME e de outros parceiros, como entidades de fomento e investidores, e especialistas do setor produtivo e da academia. A expectativa é alcançar a marca de mil projetos atendidos durante todo o Programa. 

O InovAtiva Brasil já acelerou mais de duas mil startups em 700 municípios brasileiros. Com o Ideiaz Powered By InovAtiva, a meta é apoiar projetos inovadores em estágios iniciais, ainda na fase de ideias e tornar o Brasil um dos três principais ecossistemas de startups do mundo. Serão investidos mais de R$ 40 milhões em quatro anos no InovAtiva como um todo.  

Etapas do Programa

De acordo com a classificação, área de atuação, localização geográfica e disponibilidade de vagas, cada projeto é encaminhado para um atendimento de 10 semanas em uma das incubadoras ou aceleradoras credenciadas no Ideiaz.

Os empreendimentos recebem, no mínimo, 25 horas de apoio ao seu desenvolvimento, das quais são, no mínimo, 15 horas de atendimento individualizado ao empreendimento, compreendendo os seguintes pontos, de acordo com o plano de atendimento do ambiente de inovação credenciado:

  • Atividades de mentoria;
  • Consultoria organizacional;
  • Suporte tecnológico;
  • Suporte para formalização do negócio;
  • Qualificação empreendedora.

Após o processo de atendimento, os projetos apoiados devem apresentar os seguintes resultados mínimos: 

  • Modelo de negócios desenhado e validado;
  • Protótipo do produto ou serviço desenvolvido e avaliado por clientes;
  • Pitch de venda e defesa do negócio pronto.

Resultados

No primeiro ano do Programa Ideiaz, já são mais de 243 projetos em andamento, e 144 concluídos. Além disso, 47% dos projetos beneficiados são iniciativas de impacto ambiental. Em duas rodadas, foram 626 projetos avaliados e 415 aprovados. A meta é beneficiar até a conclusão do Programa, no mínimo 609 projetos e formalizar 107 negócios, além de 49 mecanismos qualificados.