Parques integrados a Smart Cities

A urbanização estimulada pelas primeiras revoluções industriais promoveu a criação de cidades satélites, nas quais as oportunidades de trabalho estão dissociadas da moradia e do lazer do cidadão. Este fato promoveu a organização de cidades urbanas com o automóvel em sua centralidade. Adicionalmente, as projeções da urbanização, associadas ao crescimento da população mundial e à vida contemporânea, mostram que mudanças urgentes na organização dessas cidades são necessárias para tornar praticável a vida de seus cidadãos.

Com o intuito de voltar à centralidade das cidades para as pessoas, tenta-se promover um maior adensamento das ofertas de moradia, lazer e trabalho, além de desenvolver soluções inteligentes para facilitar a vida dos cidadãos. Neste contexto, evidencia-se, em várias cidades do mundo, o desenvolvimento de uma última geração de parques tecnológicos como ferramenta essencial para estimular a sinergia entre governo, academia, empresas e sociedade, na perspectiva de tornar as cidades mais humanas e inteligentes.

Portanto, o objetivo deste grupo temático é conhecer e debater sobre casos e metodologias de parques tecnológicos que propiciaram o desenvolvimento de cidades mais humanas e inteligentes, bem como propor modelos de integração entre um parque e uma smart city.

Líder Temático: Anderson Paiva Cruz

Diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital e Presidente da Rede Potiguar de Incubadoras e Parques. Em 2013, foi um dos responsáveis pela criação da Incubadora Inova Metrópole, sendo também um dos responsáveis pela sua estruturação e gerência até 2017. Realizou diversos trabalhos relacionados ao empreendedorismo e à inovação como engenheiro de computação no setor produtivo e como professor adjunto no Instituto Metrópole Digital da UFRN.