Os vencedores do Prêmio Finep 2012

Jovem Inovador: Miguel das Mercês dos Santos (região Norte)

Micro/Pequena Empresa: Amazon Dreams (região Norte)

Participante do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Universidade Federal do Pará, a Amazon Dreams fornece antioxidantes e óleos naturais, a partir de espécies nativas do bioma amazônico. A empresa tem capacidade de extrair, separar e purificar os antioxidantes de espécies florestais da Amazônia com um grau de pureza de até 90%, de forma sustentável, com certificação orgânica e segurança alimentar.

Média Empresa: IACIT Soluções Tecnológicas  (região Sudeste)

A IACIT, empresa com capital 100% nacional, há 26 anos no mercado, fornece soluções de vanguarda em tecnologias aplicadas ao Trafego Aéreo, Marítimo e Terrestre, Meteorologia e Redes Integradas, sendo destaque em nichos que exigem qualificação profissional e atualização técnica. Atua no setor Aeronáutico e de Defesa como fabricante de equipamentos de auxílio e controle para a Navegação Aérea, Radares Meteorológicos e provedora de soluções e serviços de engenharia nestes segmentos.

 Grande Empresa (categoria especial, que premia três vencedores. Vencedores só concorreram na etapa nacional)

1) Embraer

Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos (SP), mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo.

2) Natura

Presente em sete países da América Latina e na França, a Natura é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal e no setor de venda direta, no Brasil. É uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bovespa. Seu lema é promover o bem estar bem através de uma atuação pautada por direcionadores como sustentabilidade, relacionamento e inovação.

 3) WEG

A WEG Equipamentos Elétricos S.A. atua principalmente no setor de bens de capital e é uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletro-eletrônicos, produzindo motores elétricos, conversores de frequência, geradores elétricos, transformadores, componentes eletrônicos e eletromecânicos para proteção, comando e controle de máquinas e instalações elétricas.


Instituição de Ciência e Tecnologia: 
INATEL Competence Center (região Sudeste)

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel é uma das principais fontes de formação de profissionais na área de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) da região e do Brasil. O Inatel mantém um centro para facilitar a interação com as empresas chamado Inatel Competence Center – ICC. Hoje com mais de 200 colaboradores focados exclusivamente em PD&I, o ICC garante que as pesquisas realizadas no Inatel cheguem ao mercado de TIC, atendendo a demandas nacionais e internacionais.

Tecnologia Social: Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá (região Norte)

O sistema de abastecimento de água desenvolvido pelo instituto mamirauá, em áreas de várzea, tem como principal característica o uso de energia renovável para captação e distribuição de água do rio para populações ribeirinhas, com finalidade de promover o abastecimento doméstico.

Inventor Inovador: Marco Aurélio Corrêa Machado (região Sudeste)

As Unidades de Digestão de Amostras alcançam toda a demanda de digestão deum laboratório, aceitando qualquer tipo de amostra e reagentes possíveis. O dispositivo é montado sob encaixe, não possui roscas e dispensa o uso de ferramentas para seu manuseio. Elas são usadas com amostras cuja fonte de calor sejam as micro-ondas. Construída totalmente em plásticos de engenharia, resiste a pressões de 120 atm e temperaturas de até 220ºC. Nessas condições, praticamente não há amostras que não possam ser digeridas.

Inovação Sustentável: BRASKEM (região Nordeste)

Com atuação no setor químico e petroquímico, a Braskem se destaca no cenário global como a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Sua produção é focada em polietileno polipropileno e policlereto de vinila , além de insumos. O polietileno de fonte renovável é resultado do investimento em inovação e do compromisso da empresa com o meio ambiente. O plástico verde inaugura uma nova fase na cadeia produtiva do produto, trazendo inovação e novas soluções sutentáveis. O polietileno verde combina alto desempenho e processabilidade e o uso de matérias-primas renováveis ajuda a reduzir o aquecimento global.

Tecnologia Assistiva: PENTOP do Brasil (região Norte)

A Caneta Falante Pentop, desenvolvida no laboratório da Pentop no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE), em Manaus, é um dispositivo com formato de caneta, que possui um sensor na ponta e um computador interno, capaz de decodificar o material impresso e reproduzir sons previamente gravados. As etiquetas permitem à pessoa com deficiência gravar sua própria voz ou de outras pessoas para a identificação de objetos, leitura de livros, e demais funcionalidades.

Inovar Fundos (com três subcategorias premiadas)

> Operação: FIPAC – Fundo de Participações e Consolidação FMIEE (“DGF-FIPAC”).

> Governança: CRP VI Venture Fundo Mútuo de Investimento em Empresas Emergentes

> Equipe: CRP VII FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES

Com informações da Finep