A Economia Solidária é uma forma de gerar e distribuir riqueza centrada em valores de democracia, solidariedade e cooperação. Essas iniciativas podem envolver uma variedade de práticas sócioeconômicas organizadas sob a forma de cooperativas, associações, empresas autogestionárias e redes de cooperação, por exemplo, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
Tratam-se de novas maneiras de governança econômica e de combinações entre o estado, o mercado e a sociedade civil dentro de um quadro democrático em que são experimentadas inovações sociais voltadas para a construção do bem comum.
Líder temático: Leonardo Leal
É professor do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Coordenador da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária – ITES/UFAL. Em 2015 foi ganhador do Prêmio ICE – Finanças Sociais e Negócios de Impacto. É doutorando em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), mestre em Administração (Organização, Poder e Gestão) pela Universidade Federal da Bahia (2013) e graduado em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (2009). É coordenador de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nos temas Economia Solidaria, Finanças Solidárias, Bens Comuns, Gestão Social e Desenvolvimento Territorial.