A biotecnologia reúne um conjunto de tecnologias biológicas para a produção de serviços e produtos, com impacto em diversas áreas de conhecimento, incluindo saúde humana, agricultura, saúde animal, meio ambiente e industrial.

A biotecnologia moderna oferece produtos e tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de novos sistemas de diagnóstico, medicamentos biológicos e vacinas para identificar e combater doenças e proporcionar uma vida mais saudável para a população. Dispõe também de tecnologias que aumentam de forma significativa a produção e a produtividade agrícola, utilizam menos energia e mais limpa, e tornam processos industriais mais seguros, limpos e eficientes.

Nos últimos anos, no Brasil, o setor está se desenvolvendo bastante, com novos investimentos em plantas bioindustriais e o surgimento de startups inovadoras. Mas, muito ainda pode ser feito para tornar o país um player relevante no mundo.

Líder Temático: Eduardo Emrich Soares

Presidente & CEO da Biominas Brasil desde agosto de 2003. Possui mais de 25 anos de experiência na identificação e análise de oportunidades de negócio, transferência de tecnologias, estruturação e gestão de startups e de projetos de promoção no setor de ciências da vida. Na Biominas foi responsável pela criação e gestão de diversas atividades, como a BIO Latin America Conference. Foi co-fundador, sócio e CEO de diversas empresas, como Alvos Biotec, Oncologics S.A. e Nextrial – Pesquisa Clínica. É membro do Conselho Curador da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e mentor da Endeavor Minas. Possui graduação em Ciências Biológicas, com ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular, pela UFMG, pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral, e em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.