Aceleradoras são entidades jurídicas (com ou sem fins lucrativos) dedicadas a apoiar o desenvolvimento inicial de novos negócios inovadores (startups), por meio de um processo estruturado, com tempo determinado, que inclui seleção, capacitação, mentorias, oportunidades de acesso a mercados, infraestrutura e serviços de apoio, além do aporte de capital financeiro inicial(próprio ou de sua rede de investidores), em troca de uma possível participação societária futura nos negócios acelerados.

Nos últimos anos, diversas iniciativas para a aceleração de startups surgiram pelo país. Nesse contexto, destacam-se os programas de aceleração. Embora tenham processos similares, esses programas diferenciam-se das aceleradoras, principalmente pelo fato de serem conduzidos pororganizações não dedicadas a essa atividade, além de não haver o investimento financeiro em startups e a correspondente participação societária nessas empresas nascentes.

Esse grupo temático busca discutir os temas relacionados ao desenvolviment o das aceleradoras e também aos programas de aceleração conduzidos pelas instituições associadas à ANPROTEC.

Líder temático: Sandro Cortezia

Fundador e diretor executivo da Aceleradora VENTIUR. Mestre em Administração, graduado em informática e especialista em gestão empresarial. Atua há mais de 15 anos como executivo, consultor e mentor em diversos projetos e instituições, principalmente em tem as relacionados à inovação, internacionalização e criação de novos negócios. Foi Vice-Presidente da Assespro-RS, Diretor da ABRAII – atualmente vinculada à ANPROTEC – e conselheiro de Inovação da FIERGS. É professor de empreendedorismo e coordenador da Pós-MBA em Gestão da Inovação na UNISINOS.