O Programa
O Anprotec Prospecta é uma ferramenta de suporte aos programas de inovação aberta que trabalha na identificação de tecnologias ou potenciais atores capazes de desenvolver a solução necessária para resolver um problema específico de uma empresa ou organização.
O programa foi criado com a finalidade de responder aos desafios tecnológicos e de negócios de empresas e organizações parceiras da Anprotec através de inovação aberta. Mapear de modo sistematizado ativos tecnológicos e atores estratégicos interconectados à rede de inovação Anprotec.
Otimizar os ciclos de execução de desafios tecnológicos, potencializando processos de prospecção e seleção de projetos inovadores. Priorizar acesso dos parceiros a estoques de pesquisadores, startups e comunidades empreendedoras disponíveis em parques tecnológicos, incubadoras de empresas e aceleradoras de negócios associadas à Anprotec.
Como funciona
Uma vez que a empresa ou organização parceira identifique e especifique os desafios que deseja resolver com base em oportunidades e problemas do seu negócio, a Anprotec ativa sua rede com base no escopo definido a fim de prospectar tecnologias ou atores com potencial para atuar na resolução destes desafios.
Uma vez mapeados e selecionados, esses atores são conectados com os gestores da organização parceira para que se inicie o processo de negociação para aquisição ou desenvolvimento tecnológico.
O Anprotec Prospecta funcionará com fluxo contínuo durante a vigência da parceria, mídia integrada para comunicação e disseminação do desafio aos ambientes de inovação de todo o país. Oferecerá uma plataforma digital para estruturação, execução e gestão do desafio tecnológico através da plataforma World Labs. Além da ativação de redes de inovação através da mobilização ativa de ecossistemas regionais e redes especializadas por área inovativa.
Para isso, a Anprotec utilizará uma equipe técnica especializada para ativar sua rede de pesquisa e desenvolvimento através de plataforma tecnológica que contém os principais dados e informações sobre ativos tecnológicos.
Mecanismo de Operação
O Programa prevê a prospecção em regime de FLUXO CONTÍNUO de ativos (propriedade intelectual e projetos relevantes ) e atores (universidades, centros de pesquisa, incubadoras, aceleradoras, startups, etc):
– Escala nacional: cobertura de todas as unidades da federação brasileira.
– Escala internacional: opcionalmente o programa poderá estender o processo prospecção a parceiros externos em parceria com a IASP.
Ações que serão realizadas pela ANPROTEC:
- Suporte à especificação de desafios tecnológicos;
- Suporte à organização e execução de ações de comunicação;
- Publicação do desafio no portal da Anprotec
- Execução da chamada em nível nacional;
- Execução da chamada em nível internacional (opcional);
- Mapeamento digital de propostas e proponentes;
- Curadoria de proponentes e propostas de projetos;
Ações que serão realizadas pela entidade PARCEIRA:
- Definição das áreas de desafios prioritárias e subáreas;
- Especificação técnica / mercadológica do Desafio, apoiada pela Anprotec;
- Execução de Webinars de candidatos / integração ecossistema
- Geração de plano de benefícios ao(s) candidato (s) selecionado(s);
- Avaliação de propostas / tecnologias submetidas nas inscrições;
- Feedback a candidatos não selecionados