



A presidente da Anprotec, Adriana Ferreira de Faria, foi nomeada como membro suplente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), conforme portaria publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (05/11). O mandato terá duração de três anos, até agosto de 2028.
O CCT é um órgão colegiado de assessoramento superior ao Presidente da República para a formulação e implementação da política nacional de ciência, tecnologia e inovação. O conselho é responsável por propor diretrizes estratégicas e prioridades para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Adriana Faria atuará como suplente da conselheira Tanara Lauschner, na representação dos produtores e usuários de ciência e tecnologia. A nomeação é também um reconhecimento do trabalho institucional da Anprotec e de seu papel estratégico no ecossistema nacional de inovação.
“É uma grande honra integrar o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Esta nomeação reconhece não apenas a trajetória individual, mas principalmente o papel fundamental que os ambientes de inovação desempenham no fortalecimento do ecossistema brasileiro de CT&I. Pauta pela qual a Anprotec trabalha há quase 40 anos.”, afirmou Adriana Faria.
A presidente destacou ainda o compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas efetivas: “A Anprotec atua como articuladora estratégica entre academia, governo e setor produtivo. Os ambientes de inovação são o elo central da tríplice hélice, o local onde o conhecimento acadêmico se transforma em inovação e chega efetivamente à sociedade. Levo para o CCT a experiência consolidada dessa rede, que compreende profundamente os desafios e oportunidades da inovação em todas as regiões brasileiras. Meu compromisso é contribuir para políticas que fortaleçam o empreendedorismo inovador e promovam um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo.”
A Anprotec representa mais de 400 ambientes de inovação em todo o Brasil, incluindo incubadoras, aceleradores, parques científicos e tecnológicos, e coworkings, sendo referência nacional na promoção do empreendedorismo inovador e no desenvolvimento de ecossistemas de inovação.
Referência:
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Portaria MCTI nº 9.572, de 4 de novembro de 2025. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 nov. 2025. Seção 2, p. 5. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mcti-n-9.572-de-4-de-novembro-de-2025-666852347