


A Anprotec anuncia a abertura das inscrições para a Qualificação CERNE 2025 – Curso de Implantação e Operação do Modelo CERNE, que será realizada em formato online, ao longo de sete encontros, nos dias 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 10 de fevereiro de 2026, sempre das 18h às 21h (horário de Brasília). Os interessados podem se inscrever até 20 de janeiro de 2026, com pagamento por boleto ou transferência bancária. As vagas são limitadas e são garantidas após a confirmação do pagamento.
Atualizado à nova versão do modelo, o curso tem como objetivo qualificar profissionais e gestores de ambientes de inovação do Brasil e dos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na implantação e operação do Modelo CERNE 2025.
CERNE: referência em gestão de ambientes de inovação
Desenvolvido pela Anprotec em parceria com o Sebrae, o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) reúne boas práticas de gestão para geração e desenvolvimento de empreendimentos inovadores, ampliando a capacidade dos mecanismos de inovação em gerar, sistematicamente, startups de sucesso.
O modelo está estruturado em três níveis de abrangência — empreendimento, processo e ambiente de inovação — e em quatro níveis crescentes de maturidade (CERNE 1, 2, 3 e 4), organizados a partir de eixos norteadores como desenvolvimento dos empreendimentos, gestão estratégica, articulação em rede e atuação internacional.
Desde a sua criação, 121 organizações já foram certificadas no modelo (60 CERNE 1, 33 CERNE 2, 12 CERNE 3 e 15 CERNE 4). Entre 2020 e 2023, mais de 690 gestores de ambientes e mecanismos de inovação foram capacitados nos cursos de implantação do CERNE oferecidos pela Anprotec.
Público-alvo
As qualificações CERNE são direcionadas a um público diversificado do ecossistema de inovação, incluindo:
Estrutura e metodologia do curso
A qualificação será realizada ao vivo, em formato online (plataforma Zoom), totalizando 21 horas de capacitação, com exposição de conteúdos, discussão de casos, interação entre participantes e instrutor e apresentação de ferramentas para implantação do modelo.
O programa está organizado em seis módulos:
Módulo I – Por que CERNE? (contexto do ecossistema brasileiro de inovação, ampliação de escopo para mecanismos de inovação, princípios do modelo e agenda contemporânea – ESG, sustentabilidade e internacionalização);
Módulo II – Estrutura do CERNE (níveis de abrangência, níveis de maturidade, processos-chave, estratégias de implantação e nova geração de indicadores);
Módulo III – CERNE 1 (sensibilização, prospecção, seleção, desenvolvimento e graduação de empreendimentos, além de gerenciamento básico);
Módulo IV – CERNE 2 (gestão estratégica orientada a resultados, ampliação de limites de atuação e avaliação sistemática do mecanismo de inovação);
Módulo V – CERNE 3 (relacionamento institucional, articulação em rede, desenvolvimento colaborativo em ecossistema e responsabilidade social e ambiental);
Módulo VI – CERNE 4 (atuação internacional, inovação em processos próprios e maturidade do sistema de gestão da inovação).
Ao final, os participantes que cumprirem os critérios de frequência (mínimo de 75% de presença) e participação receberão certificado de conclusão emitido pela Anprotec, em formato digital.
Inscrições, valores e descontos
As inscrições para a Turma 1 – fevereiro/2026 já estão abertas a partir de hoje e seguem até 20 de janeiro de 2026, com pagamento por boleto ou transferência bancária. As vagas são limitadas. A é garantida após a confirmação do pagamento.
Os valores para esta capacitação são:
Ambientes de inovação associados que inscreverem mais de um profissional podem acessar uma tabela de descontos progressivos, aplicada a grupos de participantes vinculados à mesma instituição e inscritos em um único processo de pagamento.
Atualização para profissionais já qualificados
Profissionais que já possuem a qualificação no Modelo CERNE e desejam apenas se atualizar em relação à revisão 2025 poderão contar com um módulo específico de atualização, cujas condições e valores serão informados diretamente pela Anprotec.
Calendário de Transição para o Modelo CERNE 2025
O curso marca o início da transição para o Modelo CERNE 2025, nova geração do referencial que acompanha a evolução dos ambientes de inovação, reforçando aspectos como gestão baseada em resultados, articulação em rede e internacionalização.
A revisão 2025 recomenda que, para a obtenção futura da Certificação CERNE, os ambientes de inovação associados à Anprotec tenham ao menos dois profissionais com qualificação CERNE válida em sua equipe.
O CERNE 2025, em fase final de validação, traz transformações estruturais importantes. A principal mudança é a ampliação de escopo, substituindo a referência exclusiva a incubadoras pelo termo “mecanismo de inovação” — reconhecendo a atuação de parques tecnológicos, aceleradoras, hubs e demais estruturas que operam programas de empreendedorismo inovador.
O modelo também se consolida como um sistema integrado de certificação, com maior padronização das auditorias, fortalecimento das organizações certificadoras e adoção plena do ciclo PDCA como base para a gestão orientada a resultados.
Outro destaque é a incorporação de temas contemporâneos como ESG, sustentabilidade, diversidade, governança e internacionalização, especialmente nos níveis mais avançados (CERNE 3 e 4). A nova geração de indicadores amplia a visão de desempenho dos ambientes, incluindo aspectos como impacto socioeconômico, articulação em rede, eficiência operacional e práticas de inclusão.
Para mais Informações e inscrições
Inscrições: acesse o Regulamento Completo
Dúvidas podem ser encaminhadas para: [email protected]