O Painel Temático 1, “Transformação Digital e a Integração Global”, será realizado no primeiro dia da 35ª Conferência Anprotec, em Foz do Iguaçu, no dia 13 de outubro. A atividade vai debater como a transformação digital e a integração estão moldando novas formas de fazer negócios e criar soluções.
Com a participação de especialistas, o painel apresentará os impactos dessas mudanças no desenvolvimento regional e global dos ecossistemas de inovação. Entre os temas, estarão a inovação colaborativa e sua contribuição para ambientes de inovação que se conectam a outros ecossistemas.
A proposta está alinhada ao tema central da Conferência — “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global” — e coloca em evidência o papel das redes colaborativas na formação de novas parcerias e no fortalecimento e expansão dos ambientes de inovação.
A mediação será conduzida por Sheila Pires, que acumula quase 30 anos de experiência em inovação, empreendedorismo e políticas públicas de ciência e tecnologia. Atualmente, é Diretora do Departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Goiás e atuou por 19 anos como Superintendente Executiva da Anprotec. Com forte atuação em projetos internacionais, recebeu o Troféu Araucária – Mulheres na Inovação Brasileira. Formada em Administração de Empresas, possui especializações em Marketing, Inteligência Competitiva e Gestão de Habitats de Inovação, além de mestrado em Ciência da Informação pela Université Aix-Marseille III, na França.
Entre os painelistas, estará Alex Canziani, Secretário da Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, responsável por fomentar o ecossistema de inovação e tecnologia no estado. Com ampla trajetória na vida pública, foi deputado federal por cinco mandatos, com atuação destacada nas áreas de educação, desenvolvimento e inovação.
Também participa Juliana Cerqueira Melo, administradora com MBA em Gerenciamento de Projetos e especialização em Inovação e Transformação Digital. É mestranda em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia para Inovação e tem experiência em gestão de projetos, inovação corporativa e tecnologia nos setores de saúde e agropecuária, além de programas de fomento como a Lei do Bem. Atualmente, é especialista em Inovação no Parque Tecnológico da Bahia, onde lidera iniciativas estratégicas para impulsionar o empreendedorismo, conectar empresas ao ecossistema e fomentar parcerias institucionais.
O painel se completa com Fábio Carvalho, consultor especialista em Transformação Digital, Automação e Dados. Com experiência em projetos de inovação, automação, P&D e gestão ágil em empresas como KPMG, Vivo, Suzano e Brasilseg, é formado em Administração pela UFF, possui MBA em Negócios Digitais pela USP ESALQ, certificações em Lean Six Sigma e CSPO, além de aprofundamento em tecnologias emergentes como Web3 e inteligência artificial.
A 35ª Conferência Anprotec será realizada de 13 a 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”. O evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae. A realização local é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná.
Acesse o site da Conferência para saber mais!