
Painel reúne especialistas do Brasil e do exterior para discutir aplicações da IA em setores estratégicos, desafios éticos e o impacto nos ambientes de inovação.
A inteligência artificial está se consolidando como um dos principais vetores da transformação tecnológica e econômica do século XXI. Este painel tem como objetivo explorar como os ecossistemas de inovação — compostos por universidades, startups, grandes empresas, governos e sociedade civil — estão sendo impactados e, ao mesmo tempo, moldando o avanço da IA em diferentes contextos. A discussão abordará desde a aplicação de IA em processos produtivos, saúde, agricultura e educação até seu papel na criação de novas startups, políticas públicas de fomento e reorganização dos ambientes de inovação. Também estarão em pauta os desafios éticos, regulatórios e formativos que acompanham o uso responsável da inteligência artificial.
A moderação será conduzida por Michelle Silva Wangham, Diretora Adjunta de P&D da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pesquisadora com mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFSC, Michelle atua em redes de colaboração nacional e internacional e integra o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber).
Entre os painelistas está Andre Fernando de Almeida, fundador e CEO da Dom Rock, empresa de tecnologia em dados e inteligência artificial residente no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC). Reconhecido como um dos dez principais empreendedores seniores do país, Andre acumula mais de 85 projetos de inovação e é pesquisador em Sistemas Cognitivos Artificiais na UNIFESP.
Também participará Luciana Sarah Jacob Nogueira Minev, fundadora e Diretora Executiva da Singulari Consultoria. Psicóloga e Mestre em Engenharia de Produção, atua no desenvolvimento de lideranças e transformação cultural de organizações no Brasil e no exterior. Conselheira certificada pelo IBGC, TEDx Speaker e autora de livro sobre sucessão em empresas familiares, Luciana tem se dedicado à integração da inteligência artificial à tomada de decisão estratégica.
Completando o painel, Frederico Goulart Wirtz, CEO da MONSTERlab Robotics, trará sua experiência na criação de robôs inteligentes para o varejo. Após duas décadas no setor, Fred fundou em 2020 a deeptech acelerada em Portugal, que vem inovando no desenvolvimento de robôs de atendimento com inteligência artificial, por meio da startup Wezee.
Confira a programação completa da Conferência Anprotec 2025!
A Conferência Anprotec 2025 é promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A realização local é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná.