A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica teve uma participação significativa na 34ª edição da Conferência Anprotec, um dos maiores eventos sobre inovação e empreendedorismo do Brasil. O evento reuniu líderes de ecossistemas de inovação, gestores públicos, empresários e acadêmicos de todo o país, proporcionando um espaço privilegiado para a troca de experiências e articulação de ações em prol do desenvolvimento científico e tecnológico.
Representações Institucionais
A presença da Rede Federal foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). Além disso, diversas instituições de diferentes regiões do Brasil com cases de boas práticas, reforçando a capilaridade e a relevância do trabalho desenvolvido pelas instituições da Rede Federal em todo o país.
Impacto e Relevância
A participação na 34° Conferência Anprotec reflete o papel estratégico da Rede Federal na promoção da inovação, do empreendedorismo e da transferência de tecnologia. A interação com outros atores do ecossistema nacional fortalece a capacidade das instituições federais de gerar impacto positivo em áreas como educação, economia e inclusão social.
A presença das instituições em diversas regiões do país reforça o compromisso da área de inovação em ter mais capilaridade no território e, também, condiz com a proposta temática do evento deste ano. Essa presença massiva contribui para que os trabalhos e soluções trazidos pela Rede Federal sejam ainda mais relevantes e aplicáveis para que a inovação e o empreendedorismo contribuam para o desenvolvimento sustentável, social e econômico em todas as regiões do país.
Contribuições da Rede Federal na Conferência
Durante o evento, a atuação da Rede foi diversificada e impactante, participando de painéis e conferências, com representantes da Rede participaram como palestrantes e debatedores, abordando temas como inovação, empreendedorismo, educação profissional e desenvolvimento regional. Além disso, os membros da Rede Federal participaram das Bancas Avaliadoras integrando as comissões avaliadoras em competições e apresentações de startups, contribuindo com a experiência acadêmica e técnica das instituições.
Os projetos desenvolvidos por instituições federais também fizeram parte dos cases de Boas Práticas apresentados, durante a 34° Conferência Anprotec, destacando iniciativas que geram impacto direto nas comunidades locais e no mercado. Os pesquisadores da Rede Federal puderam também expor seus trabalhos científicos com artigos e posters apresentando resultados de pesquisas e soluções tecnológicas aplicáveis a diferentes setores.
Leia a matéria completa sobre o painel “Potencializando a Inovação e o Empreendedorismo: O Papel das Universidades e da Rede Federal de Educação no Desenvolvimento de Ambientes de Inovação” aqui !
A Conferência Anprotec 2024 foi um evento realizado pela Anprotec, em parceria com o Sebrae, e foi sediado pelo Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos e tem como patrocinadores a Finep e CNPq, do MCTI, além de Confea, Crea e Mútua.