Na última segunda-feira (24), os participantes da Missão Internacional Portugal iniciaram a rotina de atividades propostas pelos organizadores, com um roteiro de visitas às principais instituições que promovem o empreendedorismo inovador na região, incluindo cidades importantes como Coimbra e Aveiro.
A missão internacional para a região central de Portugal é uma iniciativa realizada pela Anprotec em parceria com o Sebrae, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
A manhã do primeiro dia de missão começou com uma visita ao Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, um dos mais renomados centros de inovação e incubação de empresas em Portugal, que atua em áreas como tecnologia, ciências da vida, materiais avançados e TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).
Já na parte da tarde, a delegação brasileira visitou o Biocant Park, em Cantanhede, um centro de biotecnologia que promove a investigação científica e a inovação tecnológica. Focado em áreas como biotecnologia, biomedicina, bioinformática e agrobiotecnologia, o Biocant possui laboratórios de última geração e uma forte ligação com universidades e centros de pesquisa.
Iniciando as atividades na terça-feira (25), os participantes visitaram o PCI Creative Science Park, um projeto liderado pela Universidade de Aveiro que atua nas áreas agroindustrial, energia, materiais, TIC, entre outras. Durante a visita, os brasileiros também fizeram um tour pela universidade.
Concluindo o segundo dia de missão, a delegação foi ao Porto Digital Europa, uma filial do parque tecnológico brasileiro em Portugal, que oferece uma infraestrutura para que empresas brasileiras de tecnologia internacionalizem seus produtos e serviços no mercado europeu.
A presidente da Anprotec, Adriana Faria, destacou a importância dessa iniciativa e agradeceu às instituições visitadas: “Esta missão é uma oportunidade única para fortalecer os laços entre o Brasil e Portugal no campo da inovação. A troca de experiências e conhecimentos entre nossos países é fundamental para o desenvolvimento de novos negócios e tecnologias. Agradecemos imensamente às instituições que nos receberam e nos proporcionaram essa troca enriquecedora.”
Como porta-voz da delegação nas visitas, Adriana Faria também elogiou o alto nível dos participantes brasileiros e reconheceu os parceiros da Anprotec na iniciativa: “Temos uma delegação de alto nível, composta por empreendedores, gestores de ambientes de inovação, Institutos Federais, Universidades, secretário de ciência e tecnologia e representantes do governo federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Agradeço aos nossos parceiros, Sebrae, MRE e o CCDRC, pela colaboração e apoio essenciais para a realização desta missão.”
A missão continua até sexta-feira, 28 de junho, com mais visitas e atividades programadas para promover a cooperação internacional e a inovação.