Maíra Nobre de Castro, Diretora de Redes e Associados da Anprotec e Coordenadora da Incubadora de Empresas do IFCE, representou a Associação no Startup20, um fórum criado pelo Grupo dos 20 (G20) para promover um diálogo aberto entre os diversos atores do ecossistema de startups e tecnologia, assim como as pequenas e médias empresas (PMEs), destacando as preocupações e desafios do setor perante os líderes do G20.
O evento ocorreu no Amapá, organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em colaboração com o governo estadual e o Sebrae, entre os dias 23 e 26 de fevereiro. A próxima edição está agendada para novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
As discussões estratégicas do grupo de engajamento giram em torno de três principais pilares e suas implicações para as pequenas e médias empresas: ESG (Ambiental, Social e Governança), investimentos e políticas regulatórias.
“É uma grande honra representar a Anprotec em um evento tão relevante que reúne as principais economias do mundo para discutir temas fundamentais para o ecossistema de inovação global”, declara Maíra de Castro.
Durante o evento, Maíra participou de uma plenária em que abordou sobre o papel da Anprotec no contexto das discussões abordadas pelo G20. Dentre os tópicos abordados, ela enfatizou a integração da esfera governamental com o mercado e a acadêmia, sobretudo visando um impacto social. A atuação das instituições de ensino superior na geração de talento para atuar no ecossistema também foi pauta na discussão. Após a plenária, Maíra participou de uma visita técnica ao ecossistema de inovação local.
“O Startup20 foi uma excelente oportunidade para expandir as relações da Anprotec no que diz respeito à internacionalização. No evento tivemos a chance de criar contatos com representantes da embaixada de diferentes locais como Alemanha, Suíça, Havaí e Reino Unido. Esse networking traz muitos insights à Associação”, complementou Maíra.
Participaram do evento delegações de 19 países e representantes de instituições nacionais como Guila Calheiros, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e ex-superintendente executivo da Anprotec, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e a presidente da AbStartups, Ingrid Barth, que aceitou o convite para participar da Conferência Anprotec 2024 na organização de um painel sobre o Startup20.
O Startup20 Brasil busca abordar temas cruciais para a agenda, enquanto desenvolve recomendações importantes para a presidência brasileira. O objetivo é que essas recomendações alimentem as discussões da Cúpula do G20.