Dando seguimento às atividades da Pré-Conferência Anprotec, a roda de conversa “Estruturação e Gestão de Mecanismos para Captação de Recursos e Clientes” reuniu gestores e equipes de incubadoras e aceleradoras para um bate-papo dinâmico e interativo.
Em um formato descontraído e informal, a roda de conversa foi conduzida por Marcos Suassuna, e contou também com a participação de Tony Chierighini, da Incubadora CELTA, e Rodrigo Paolilo, da Rede+, que apresentaram cases de suas respectivas instituições. Camila Mainara, gestora de projetos da Anprotec, também participou da conversa, detalhando as informações sobre o Sebraetec NI.
A atividade discutiu conteúdos que auxiliam gestores e equipes dos mecanismos a estruturar e gerenciar melhor suas instituições para prepará-los para captar recursos e aproveitar as oportunidades disponíveis de ampliação dos atendimentos e impactos por meio do programa Sebraetec Negócios Inovadores.
O Sebraetec NI tem como foco desenvolver startups e empreendimentos inovadores desde a fase de validação do modelo de negócio até a preparação para escalar no mercado. Trata-se de uma oportunidade tanto para os mecanismos quanto para os empreendedores.
Como ponto de partida da discussão, Tony Chierighini e Rodrigo Paolilo levaram importantes números sobre suas instituições, ressaltando a oportunidade que o Sebraetec NI traz para as incubadoras e aceleradoras adquirirem recursos e se fortalecerem no ecossistema de inovação.
Após a apresentação dos cases, Suassuna provocou os participantes apontando a necessidade de um planejamento estratégico para captação de recursos. “A falta de recursos é um motivo frequentemente citado por mecanismos, mas o ponto principal é que o recurso existe, porém temos que aprender a buscá-lo e o Sebraetec NI é um exemplo disso”.
Para uma incubadora ou aceleradora fazer parte da rede Sebraetec é preciso se credenciar em cada estado que tem interesse em atuar. O programa oferece diferentes alternativas de prestação de serviço para os mecanismos que vão desde a validação do negócio até tração e escala no mercado.
Para saber mais sobre o Sebraetec NI, acesse https://sebraetecni.anprotec.org.br/