O material de capacitação para a expansão internacional foi criado por uma equipe de especialistas do instituto, e visa abrir portas de um cenário mundial a empresas do segmento.
O INAITEC (Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), é o executor do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) na Grande Florianópolis, iniciativa que tem como objetivo alavancar a competitividade das empresas e fomentar a cultura exportadora, por meio de ações avançadas de qualificação.
A cerimônia de entrega do conteúdo foi realizada no dia 23 de março, no Atrium Offices, na Pedra Branca, e contou com a presença de Marcelo Fett Alves, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ulisses Medeiros Júnior, gestor PEIEX SC; Rita Albuquerque, coordenadora de qualificação da ApexBrasil; e, Tony Chierighini, diretor da fundação CERTI.
A necessidade de um material de capacitação específico para empresas de software e serviços
“Durante o processo de execução do PEIEX, algumas necessidades foram levantadas e surgiu uma demanda interna com o objetivo de criar um material específico, focado em um dos segmentos que mais se destacam na região da Grande Florianópolis, as empresas de software e serviços. As características desse setor são bem diferentes das empresas tradicionais, principalmente quando se fala em exportação. O conteúdo é inovador e tem se mostrado uma referência na capacitação de empresas nesse segmento”, explica Diego Chierighini, diretor executivo do INAITEC.
O impacto que esse conteúdo pode gerar dentro do cenário do empreendedorismo catarinense/brasileiro
Segundo dados do Acate Tech Report 2020, a região metropolitana de Florianópolis tem cerca de 4 mil empresas do setor, com faturamento de R$ 9,9 bilhões, mais de sete mil empreendedores e 28 mil colaboradores.
Este destaque é decorrência direta dos ambientes e programas para a geração e desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica existentes na Grande Florianópolis, como os Parques Tecnológicos. O INAITEC se destaca sendo pioneiro no desenvolvimento de um material de capacitação exclusivo para internacionalização, com enfoque neste segmento.
Segundo, Marcelo Fett Alves, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, ter um programa bem estruturado de internacionalização de empresas, impacta positivamente o dia a dia da comunidade e da economia da região. Sendo, portanto, fundamental para o desenvolvimento do ecossistema de inovação.
“A entrega destes materiais para nossas empresas brasileiras nas etapas iniciais necessárias ao processo de internacionalização, é um trabalho estratégico que contribui para integrar diversos setores de empreendimentos. Além de servir como extensão entre o empreendedor e seu cliente, sendo fundamental para garantir a qualidade e segurança do produto no mercado Internacional, gerando uma grande contribuição para o desenvolvimento do nosso estado e país.”, afirma Tony Chierighini, diretor da fundação CERTI, a primeira incubadora do Brasil.
As trilhas de conhecimento abordadas
Contando com a experiência prática de uma equipe técnica altamente qualificada, composta de especialistas, professores, consultores e até empresários, o conteúdo recebeu o nome de: Materiais de Qualificação Coletiva para Expansão Internacional de Empresas de Software e Serviços do Núcleo Grande Florianópolis.
Desta forma, foi desenvolvido abordando 20 tópicos de treinamento, organizados em 5 módulos: Estratégia, Mercado, Marketing/Comercial, Contábil/Financeiro e Jurídico. Todos os temas são focados exclusivamente nas práticas das empresas Software e Serviços.
“O processo de internacionalização é sistêmico e envolve as diversas áreas da empresa. Nosso grande desafio foi equilibrar as necessidades das empresas com o que tínhamos disponível como referência bibliográfica e documental. Existe uma grande dificuldade de se encontrar conteúdo, ainda mais com a qualidade e profundidade necessária, sobre todos os tópicos abrangidos no programa.”, afirmam os especialistas André Peressoni Bernard, Andréa Kalfeltz Vieira e Evelin Priscila Trindade.
O material fortalece o movimento de internacionalização criado na região
A região da Grande Florianópolis é amplamente reconhecida como um dos maiores polos referência em tecnologia do país. Até mesmo fora do Brasil, a capital já começa a ganhar visibilidade em ações como o Floripa Business Hub, em Boston/EUA, iniciativa conjunta da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e a Associação Catarinense de Tecnologia de Florianópolis (ACATE), bem como as missões para eventos internacionais de Inovação e Empreendedorismo, tais como o Web Summit de Lisboa, o Collision de Toronto e o Festival SXSW de Austin, Texas.
A parceria de sucesso entre INAITEC e ApexBrasil
De 2017 a 2019 o INAITEC executou a primeira edição do PEIEX. Na ocasião, mais de 200 empresas foram preparadas para exportação. Atualmente, o núcleo da grande Florianópolis possui mais de 150 empresas em processo de atendimento e conta com uma equipe de 15 profissionais, entre técnicos, professores e apoiadores, para realizar as capacitações para empresários interessados em expandir seus negócios internacionalmente.
“Vale ressaltar, que o Programa de Qualificação é gratuito para o empresário, porém, ele não é ‘de graça’. Ele é subsidiado pela ApexBrasil e pelo parceiro local”, revela Rita Albuquerque. “Nossa intenção com esta iniciativa, é mostrar para os empreendedores as possibilidades na abertura de novos mercados”, conclui.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.